
Degradée Shopping Tijuca

(21) 2567-6767

Av. Maracanã, 987 | Tijuca | Rio de Janeiro | RJ

https://www.instagram.com/regisvanccini/
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo com frizz é um problema enfrentado por muitas mulheres, especialmente as que vivem em regiões de muita umidade. Esses fios arrepiados podem realçar o volume e esconder o brilho dos fios, provocando bad hair days com frequência. Apesar de muitas pessoas buscarem por métodos rápidos de disfarçar o frizz, a verdade é que a única maneira de eliminá-lo de uma vez por todas é tratando a saúde da fibra capilar continuamente, com hidratações e um cronograma capilar. Um elemento importante desse processo é repensar alguns hábitos que podem estar agravando a situação.
Listamos os principais erros que você pode estar cometendo para te ajudar a eliminar o frizz e conquistar as madeixas sedosas e alinhadas dos seus sonhos. Confira!
Leia mais: 4 produtos antiumidade para tratar o cabelo com frizz!
1) Esfregar o cabelo durante ou depois do banho
Muitas pessoas têm o hábito de esfregar o cabelo molhado durante o banho na hora de passar o shampoo, o condicionador e a máscara. Outras costumam fazer movimentos bruscos enquanto secam os fios com a toalha. Quando está molhada, a fibra capilar fica mais sensível e elástica, fazendo com que se quebre facilmente. O atrito provocado quando você esfrega os fios com as mãos ou com a toalha danifica a cutícula, o que aumenta as chances dos cabelos arrebentarem, facilitando a formação de frizz.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Pentear o cabelo molhado do jeito errado
Se você usa escova apra pentear o cabelo molhado ou pente para desembaraçar o cabelo seco, saiba que esses hábitos podem estar provocando o frizz no seu cabelo. Por causa da elasticidade do fio quando fica molhado, o ideal é usar um pente de dentes largos para desfazer os nós. Pode dar um pouco mais de trabalho, mas a rigidez dos dentes do pente evita que o fio seja esticado além de seu limite e arrebente. No caso dos cabelos quando estão secos, a lógica funciona ao contrário. As cerdas maleáveis da escova são mais indicadas para pentear as madeixas quando não estão mais úmidas sem arrebentá-las, uma vez que os dentes do pente são rígidos demais para se movimentar entre os fios secos sem deixá-los arrepiados. Outra boa dica é optar por escovas e pentes feitos de madeira, para não criar estática no cabelo e agravar o frizz.
3) Provocar atrito nos fios
Alguns detalhes que parecem inofensivos podem piorar um quadro de cabelo com frizz. O uso de elásticos de borracha, como os de prender papéis, é um deles, uma vez que o atrito provocado entre os fios pode arrebentá-los e formar o frizz. Prefira os elásticos que são revestidos de tecido e que vão deslizar mais facilmente pelo comprimento sem causar danos. Trocar a capa de algodão do travesseiro por uma de seda também pode fazer muita diferença na aparência das madeixas. Quanto à toalha usada para secar o cabelo, prefira a de microfibra, que é mais gentil e provoca menos atrito nos fios molhados.
4) Usar os produtos errados para tratar o frizz
Usar produtos que não combinam com o seu tipo de cabelo ou não atendem às suas necessidades é outra prática muito comum e muito prejudicial para a saúde da fibra capilar. Como a principal causa do frizz é justamente esse desequilíbrio interno no fio, é fundamental usar fórmulas que ajudam na nutrição capilar e tenham ação antiumidade ou antifrizz. "O frizz está muito ligado à questão da umidade. O cabelo é feito de camadas sobrepostas, de células laminárias, e quando absorve umidade as cutículas ficam arrepiadas", explica Regis Vanccini, hairstylist e artista Redken.
Para encontrar os produtos ideais, o melhor a fazer é ir ao salão de beleza realizar um diagnóstico capilar com um hairstylist. Para ter madeixas mais disciplinadas e alinhadas, a sugestão de Regis é a coleção Frizz Dismiss, de Redken. "Nós temos a linha Frizz Dismiss com shampoo, condicionador, máscara e três tipos de leave-in, um específico para cada necessidade. Nós temos fator de proteção para frizz 20, 30 e 40. No inverno a necessidade é um pouco menor, então se você está acostumado a usar o fator 30 pode usar o 20, ou apenas diminuir a quantidade de produto", recomenda. Sua fórmula enriquecida com óleo de Pracaxi e aquatoril nutre profundamente a fibra para impedir que a umidade penetre nos fios.
5) Excesso de calor na hora de fazer escova no cabelo
Fazer escova no cabelo é uma maneira que muitas mulheres encontraram de manter os fios alinhados no dia a dia. Se esse é o seu caso, tome muito cuidado para não encostar o bico do secador diretamente no cabelo durante o processo. O material desse bico fica ainda mais quente do que o vento que sai do aparelho, e o contato dele com a fibra a fragiliza gravemente, facilitando a quebra - e, portanto, o surgimento de fios arrepiados. Guarde sempre uma distância de alguns centímetros e prepare bem os fios com um leave-in que atue como protetor térmico. "Na hora de secar o cabelo, é indispensável proteção térmica", comenta Regis Vanccini. O leave-in Rebel Tame, de Frizz Dismiss, conta com proteção térmica para proteger os fios da temperatura alta das ferramentas de calor, além de controlar o frizz de cabelos grossos e indisciplinados.
6) Não inserir um cronograma capilar na rotina
Investir em produtos antifrizz sem montar um cronograma capilar completo não é a melhor ideia. Os três tratamentos da rotina - hidratação, nutrição e reconstrução - se complementam, fazendo a reposição de vitaminas, lipídios e proteínas para promover a saúde capilar. Nesse sentido, se você deseja um cabelo com menos frizz, é necessário fazer o cronograma capilar com máscaras para cada tratamento. Assim, o frizz no cabelo é combatido pelos ativos de cada produto, além de conseguir outros benefícios do cronograma capilar.
7) Lavar o cabelo com água quente
A temperatura da água do chuveiro que você escolhe para lavar as madeixas pode ser um dos fatores que está agravando o frizz no seu cabelo. Se você opta por lavar os cabelos com água quente, a nossa sugestão é que você mude esse hábito. Isso porque a água quente desidrata os fios, provocando o frizz, a opacidade, o ressecamento e até mesmo a quebra. Para resolver essa questão, uma boa solução é lavar os cabelos na água morna ou fria, utilizando a água fria na última lavagem para promover o brilho nos fios. Assim, você pode aproveitar ao máximo o potencial dos produtos que usa no banho para não piorar o frizz no cabelo.
Publicado por: Carolina Gandra, Terça-feira 21 de setembro de 2021 - 17h23
Mais Cabelo com frizz

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

5 dúvidas sobre nutrição capilar: saiba cuidar do cabelo com frizz em casa
Últimas matérias

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos

Mechas inversas: 15 fotos e dicas de como fazer a técnica para escurecer o cabelo

Cabeleireiros dão 4 dicas para ter um salão de beleza de sucesso