
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Para ter um cabelo com luzes radiante é preciso se comprometer a cuidar da saúde das madeixas. Embora não causem uma transformação tão radical quanto clarear os cabelos por completo, as luzes também exigem cuidados especiais no dia a dia. Seja qual for a tonalidade ou a técnica aplicada para iluminar os fios, a verdade é que processos de clareamento podem sensibilizar a fibra capilar, deixando os fios mais propensos a danos, que vão desde ressecamento a quebra.
Além disso, acúmulo de danos e sustâncias nocivas na fibra capilar, como os metais, também podem levar a quebra e a resultados indesejados de cor, tanto durante a coloração quanto depois. Por isso, listamos 7 segredos para ter um cabelo com luzes impecável. Confira!
Leia também: Os melhores tipos de mechas loiras para cabelo castanho ou preto
1. Faça um diagnóstico capilar antes de fazer luzes no cabelo
Você sabia que alguns metais pesados como o cobre podem se acumular no interior dos fios de cabelo? Além de serem naturalmente parte dos cabelos, essas substâncias normalmente estão presentes na água encanada, na água de piscina e até mesmo na água do mar, penetrando a fibra capilar capilar no momento da higienização e no lazer. Quando há acúmulo em excesso de metais no cabelo, eles podem enfraquecer os fios, causando quebra, além de interferir na coloração, o que causa manchas ou resultados de cor indesejados.
"De todos os metais, o que nos dá problema no processo de clareamento e coloração é o cobre. Aquele cobre que penetra dentro do córtex capilar causa quebra e o cabelo acaba não tendo uma cor totalmente fiel ao esperado", explica o hairstylist Rafael Bertolucci, embaixador de L'Oréal Professionnel. Por isso, o primeiro passo para ter um cabelo com luzes radiante é fazer um diagnóstico capilar com um cabeleireiro, que vai analisar profundamente a saúde dos fios e identificar se há acúmulo de danos ou substâncias que serão prejudiciais durante a transformação.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. O detox dos metais evita quebra e manchas no cabelo com luzes
Depois de diagnosticar o estado de saúde dos fios, o segundo passo é fazer um detox das substâncias acumuladas no interior da fibra capilar, o que vai garantir um cabelo com luzes saudáveis antes, durante e depois da transformação. A melhor forma de fazer isso é usando produtos específicos para essa tarefa, como a linha Metal Detox, de L'Oréal Professionnel, que conta com um shampoo e uma máscara de tratamento. Os produtos são enriquecidos com a glicoamina, uma molécula capaz de penetrar a fibra capilar e atrair resíduos de metais para neutralizá-los. "Quando a gente passa o shampoo, esse cobre é neutralizado. Então, o cabelo fica mais forte e não temos aqueles resultados indesejados", comenta Rafael.
Como fazer o detox de metais no cabelo com Metal Detox:
Passo 1: Comece o ritual pelo shampoo antimetal. Aplique-o sobre os cabelos molhados e massageie suavemente até formar uma espuma e enxágue. Repita o processo se achar necessário
Passo 2: Enxugue o excesso de água dos cabelos e deixe os fios úmidos. Aplique uma porção da máscara antimetal no comprimento e nas pontas. Massageie as mechas para distribuir o produto uniformemente por todo o cabelo e deixe agir por 3 a 5 minutos.
Passo 3: Após o tempo de ação do produto, emulsione e enxágue abundantemente. Finalize como preferir.
O tratamento deve ser repetido na frequência indicada pelo seu cabeleireiro durante o seu diagnóstico capilar, tanto antes quanto depois das luzes, para fazer a manutenção da cor em casa.
3. O cabelo com luzes precisa ser hidratado regularmente
Se você tem luzes no cabelo, é imprescindível tornar a máscara de hidratação a sua melhor amiga. Durante o processo de clareamento a fibra capilar perde nutrientes que são essenciais para a saúde dos fios, como água, lipídios e proteínas, que só podem ser recuperados através de tratamentos intensivos. Ao repor esses nutrientes na fibra, os fios ficam fortalecidos, macios e com brilho, o que vai valorizar a coloração e o efeito iluminado das luzes. Por isso, não deixe de hidratar os fios de uma a duas vezes por semana. Você pode apostar em uma máscara específica para cabelos coloridos ou para cabelos loiros e com luzes, alternando o seu uso com o tratamento antimetal.
4. Cuide do cabelo com luzes usando produtos profissionais
Quem tem cabelo com luzes deve se atentar a qualidade dos produtos usados para cuidar dos fios. As fórmulas profissionais são as mais indicadas, pois têm ingredientes mais nobres e tecnologias mais avançadas que tratam a fibra capilar profundamente. Por conta disso, são mais eficientes na reparação de possíveis danos causados pela coloração e agressões externas - raios solares, umidade e poluição - além de auxiliarem na prevenção de novos danos.
5. Não mergulhe o cabelo com luzes na água do mar ou piscina
Além dos metais, o cloro e o sal são mais dois inimigos do cabelo com luzes que estão presentes na água de mar e piscina. Ambos podem causar ressecamento e manchas, que tiram o brilho das luzes e comprometem o visual. Durante o verão, a maior incidência de raios solares sobre os fios também pode causar ressecamento e opacidade, deixando-os com toque áspero e danificando as luzes. Para evitar esses problemas e manter os cabelos iluminados saudáveis o ano inteiro, é importante evitar mergulhar os fios após fazer as iluminações, bem como usar finalizadores com proteção UV ao se expor ao sol.
6. Faça um tratamento profundo no salão uma vez ao mês
Quem tem luzes no cabelo precisa visitar o salão de beleza regularmente para fazer um tratamento profundo. Ainda que você use produtos profissionais no dia a dia, o cabeleireiro dispõe de conhecimentos e técnicas para um cuidado diferenciado com os fios. Além disso, o profissional consegue visualizar melhor o estado de saúde das madeixas, refazendo o diagnóstico capilar para então indicar os tratamentos e produtos mais adequados para as suas necessidades no momento.
7. Sempre faça luzes no cabelo e os retoques com um profissional
É muito comum que as pessoas tentem mudar a cor dos fios em casa. E embora possa dar certo em alguns casos, as chances de acabar com os fios danificados ou com um resultado insatisfatório é muito alta, especialmente quando se trata de luzes, que exigem conhecimento técnico para serem realizadas da forma correta. Além disso, há diferentes formas de fazer luzes no cabelo e só um profissional pode indicar qual as mais indicadas para o seu tipo de fio, proporcionando um resultado uniforme, moderno e elegante. Por fim, as colorações e descolorantes profissionais são mais gentis com os cabelos, reduzindo danos que podem acontecer nesse tipo de transformação.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quarta-feira 06 de outubro de 2021 - 10h19
Mais O Poder da Cor

Esses 3 passos vão recuperar o brilho do seu cabelo loiro em casa!

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Tudo sobre loiro perolado: nuances, como apostar e como cuidar da cor
Últimas matérias

20 penteados para um festival de rock: coques, tranças e rabos de cavalo para cabelos curtos, médios e longos

Esses 3 passos vão recuperar o brilho do seu cabelo loiro em casa!

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico