
Emerson Pizzo

Educador Kérastase no Rio de Janeiro
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Ter um cabelo castanho brilhoso, saudável e sem reflexos avermelhados é mais simples do que parece. Além de seguir um bom passo a passo com truques e produtos necessários, o segredo é apostar em uma linha formulada para cabelo colorido. Assim, os ativos presentes nos produtos preservam a cor e aumentam o brilho das madeixas, desde o uso do shampoo até o do finalizador. Uma boa dica é investir em produtos que penetram no córtex, tratando o cabelo com coloração de dentro para fora.
Quer conferir mais dicas de cuidados? Nessa matéria, você vai aprender 8 passos para ter um cabelo castanho perfeito e livre de reflexos avermelhados e, também, a como personalizar a rotina de acordo com a necessidade do seu cabelo. Confira!
Passo 1: Visite um salão de beleza para fazer um diagnóstico capilar e começar o tratamento
O diagnóstico capilar é o primeiro passo para conquistar um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados. Nesse procedimento, o cabeleireiro avalia a espessura, textura, histórico de procedimentos e danos dos fios para indicar o melhor tratamento. Se você estiver com o cabelo danificado e sensível, o profissional pode indicar uma linha que preserva a cor enquanto repara os danos. Para ter um cabelo castanho brilhante, os fios precisam estar saudáveis e livres de frizz, quebra e desbotamento precoce.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Passo 2: Invista em produtos com ácido tartárico, ácido lático e aminoácidos
Você conhece os benefícios desses ácidos restauradores para o cabelo colorido? Eles são ingredientes de alta tecnologia que garantem uma performance poderosa em cabelos tingidos. Enquanto o ácido tartárico reduz o estresse da oxidação e blinda os fios contra danos externos, os aminoácidos penetram no córtex e reconstroem o cabelo de dentro para fora. A reposição de aminoácidos é muito importante para recuperar o cabelo castanho, já que os fios perdem essas substâncias durante o processo de coloração.
E o ácido lático: para que serve? Esse poderoso ingrediente faz a esfoliação capilar e a selagem da superfície para amenizar o frizz e aumentar o brilho. Por ser uma planta com ação regeneradora, a centelha asiática também é um ótimo ativo para complementar o tratamento. Juntos, esses ingredientes mantém os tons de castanho por muito mais tempo e proporcionam brilho e saúde.
Leia também: Tudo sobre o cabelo castanho claro natural: fotos, como alcançar a cor e dicas para alcançar
Passo 3: Comece a lavagem com um shampoo para cabelos tingidos
Agora que você já sabe em quais produtos pode investir, é hora de lavar o cabelo castanho claro, médio ou escuro com shampoo. É importante saber se o seu cabelo precisa de nutrição ou hidratação para escolher o melhor shampoo para cabelo colorido. Se você tiver um cabelo com frizz, uma boa opção é investir em um shampoo nutritivo, que limpa e nutre para reduzir os fios arrepiados.
Para cuidar do cabelo que costuma desbotar com facilidade, um shampoo suave hidratante pode ser a melhor escolha. Não deixe de observar se o produto se adequa a espessura do seu fio, que pode ser fina, média ou grossa.
Passo 4: Remova os reflexos avermelhados do cabelo castanho com uma máscara neutralizadora
O cabelo desbotado e com reflexos indesejados precisa de um produto que devolva a cor uniforme aos fios. Os reflexos avermelhados aparecem principalmente no cabelo castanho escuro por conta do desbotamento, que pode ser acelerado pela exposição solar e uso de ferramentas de calor sem proteção.
"Exposição ao sol, grau de abertura do cabelo, temos também a falta de cuidado de passar um leave-in de proteção. Então, tudo isso somado acelera o processo de desbotamento, além da falta de tratamento. Quando você trata o cabelo, você consegue deixá-lo mais fechado, mantendo a cor do cabelo que você fez bonita por mais tempo", comenta Emerson Pizzo, educador Kérastase.
Nesse caso, usar uma máscara com corantes verdes já é o suficiente para neutralizar os tons vermelhos, resultando em um castanho escuro e frio. Para evitar manchas nas mãos, leia no rótulo descritivo se é necessário usar luvas durante a aplicação da máscara. Geralmente, o produto é usado uma vez por semana ou de acordo com a necessidade das suas madeixas.
Passo 5: Trate o cabelo castanho com uma máscara antiporosidade
A máscara antiporosidade é um produto que penetra profundamente nos fios, fortalecendo o cabelo para resultar em uma cor brilhante e um cabelo suave. É importante tratar o cabelo poroso para que ele retenha água, nutrientes e proteínas e não os percam com facilidade. O cabelo com baixa porosidade também não é considerado saudável, já que os ativos penetram com dificuldade nos fios. A máscara antiporosidade é importante para equilibrar o nível de porosidade do cabelo castanho, ajudando a potencializar os demais tratamentos.
Passo 6: Hidrate o cabelo castanho com um condicionador antiporosidade para fios coloridos
O condicionador com ação antiporosidade também pode fazer toda a diferença no cuidado com o cabelo castanho. Além de ajudar no tratamento do cabelo poroso, ele faz a hidratação capilar para dar um toque macio e brilho aos fios tingidos. O condicionador penetra no núcleo da fibra capilar para manter os fios saudáveis, fortes e hidratados.
Passo 7: Use um soin para dar brilho intenso ao cabelo castanho
O truque para conseguir um cabelo castanho com efeito brilhoso é usar um produto formulado para regenerar e dar brilho intenso. Uma boa dica é apostar em um soin - um tratamento profundo e com enxágue - que tenha as propriedades acidificantes que ajudam a selar as cutículas capilares. O produto também pode amenizar a porosidade e o frizz causado pela coloração, além de oferecer hidratação e força aos fios.
Passo 8: Finalize com um sérum leave-in que tenha proteção térmica e ação antifrizz
Capriche na finalização do cabelo castanho também para conseguir os melhores resultados. Para isso, vale a pena finalizar os fios com um sérum que tenha propriedades antioxidantes, ácido lático e centelha asiática para ajudar na preservação da cor. Além disso, ele também pode reduzir os danos UV, umidade, estresse oxidativo e ter proteção térmica para que você possa finalizar os fios com secador, difusor, babyliss ou chapinha.
Dica: a rotina pode mudar de acordo com a necessidade do seu cabelo castanho
Para ter uma rotina personalizada e que não pese nas madeixas, a ordem e o uso de alguns produtos pode mudar dependendo da necessidade do seu cabelo castanho.
Se o seu cabelo tem uma base escura com tendência a oxidação, uma boa dica é incluir o shampoo suave hidratante, máscara neutralizadora, o soin - esse uma vez por semana - e o sérum finalizador na sua rotina. Esse ritual garante a neutralização e o cuidado intenso da superfície da fibra capilar.
Se você pinta o cabelo há muitos anos e nota que o frizz prejudica o seu cabelo castanho, aposte em um tratamento intenso e antifrizz com um shampoo nutritivo, condicionador, soin e sérum leave-in. Por outro lado, se você tem um cabelo quebradiço e ressecado, a sua rotina pode ser personalizada com o shampoo nutritivo, máscara antiporosidade, soin e sérum para fortalecer a fibra capilar.
Publicado por: Carolina Gandra, Quinta-feira 19 de maio de 2022 - 13h05
Mais Dicas de experts

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões