
Charlles Lima

Hairstylist, especialista em cortes e Expert K
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você sabe como usar o óleo de cabelo? Por conta do seu alto poder nutritivo, ele é um item indispensável na rotina de cuidados capilares, pois ajuda a diminuir o frizz e aumenta a maciez e o brilho das madeixas. Mas muitas pessoas não conseguem tirar o máximo proveito do óleo de cabelo por não conhecerem todas as formas de uso ou maneira correta de aplicar. Se esse é o seu caso, confira 9 truques para usar óleo capilar como uma expert e tenha resultados de salão em casa!
Leia também: 5 dicas de expert para fazer a coloração durar mais tempo
1. Escolha o óleo capilar de acordo com a sua necessidade e o seu tipo de cabelo
Assim como os shampoos, condicionadores e cremes, o óleo de cabelo é um produto que pode ser encontrado em diferentes fórmulas. Por isso, o primeiro passo para ter um resultado de salão em casa é escolher um óleo indicado para o seu tipo de cabelo. Um exemplo são os óleos específicos para cabelos cacheados e crespos, que normalmente são ricos em óleos vegetais e ativos hidratantes para combater o ressecamento e dar definição aos fios. Também há óleos universais e multifuncionais, que são indicados para todos os tipos de cabelo e proporcionam um conjunto de benefícios, como brilho, proteção térmica e controle de frizz.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. Quem tem cabelos lisos e ondulados deve aplicar o óleo capilar apenas nas pontas
Uma expert em cuidados com o cabelo também deve saber como e onde aplicar o óleo capilar de acordo com a textura dos fios. Os cabelos lisos e ondulados tendem a ser mais oleosos, especialmente na raiz, além de pesarem com mais facilidade caso sejam abarrotados de produtos. Por conta disso, as lisas e onduladas devem focar a aplicação do óleo de cabelo nas pontas dos fios, para evitar frizz, ressecamento e prevenir a formação de pontas duplas.
Após aplicar o produto na região, vale espalhar o que sobrar nas mãos pelo comprimento dos fios, mas nunca na raiz. Procure sempre aplicar pouca quantidade, não passando de três pumps, para não deixar os cabelos pesados e sem movimento. Outra dica é investir em óleos universais, que sejam indicados para todos os tipos de cabelo e que tenham textura leve e fluida.
3. As cacheadas e crespas podem aplicar o óleo capilar em todo o comprimento
Diferentemente dos cabelos lisos e ondulados, os cabelos cacheados e crespos são mais propensos ao ressecamento, especialmente no comprimento e pontas, onde a oleosidade natural do couro cabelo não chega. Por conta disso, o óleo de cabelo pode e deve ser aplicado no comprimento e pontas dos fios, o que vai ajudar a controlar o ressecamento, reduzir o frizz e a opacidade, além de estimular a definição dos cachos.
Para isso, também vale investir em um óleo específico para cabelos cacheados e crespos, cuja fórmula seja rica em ativos hidratantes e nutritivos. Um exemplo é o Huile Sublime Repair, da coleção Curl Manifesto, indicado pelo hairstylist Charlles Lima. "É um óleo poderoso com diversos óleos vegetais que pode ser usado de diferentes modos, inclusive como leave-in e até como pré-shampoo", explica.
4. Use o óleo de cabelo antes e depois da escova para evitar danos e reduzir o frizz
Quem faz escova, chapinha ou babyliss nos cabelos regularmente precisa usar um protetor térmico para proteger os fios e evitar danos causados pelas altas temperaturas dessas ferramentas. O óleo de cabelo é uma aposta certeira para essa tarefa, pois envolve os fios em uma película protetora que evita a perda de nutrientes. Para isso, aposte em um óleo de silicone, como Oil For All, de Redken, cuja fórmula retém a umidade dos fios, evitando o ressecamento durante o styling. Além disso, sua textura leve não pesa os fios, o que permite a reaplicação após a modelagem para reduzir o frizz e dar mais brilho aos fios.
Como usar: antes da escovação, aplique no comprimento e pontas dos cabelos úmidos e modele como de costume. Com os cabelos já secos e modelados, reaplique uma pequena quantidade na mesma região para finalizar o styling. Não aplique na raiz.
5. O óleo de cabelo cacheado pode ser usado na finalização para dar mais definição
O óleo capilar também é um aliado das cacheadas e crespas na finalização dos fios. O produto auxilia no controle do frizz e confere mais definição e brilho aos cachos. Aplique de 1 ou 2 pumps de Huile Sublime Repair nos cabelos úmidos, dependendo do comprimento e espessura dos seus fios. Distribua uniformemente e amasse para estimular a formação dos cachos. Caso queira, você pode aplicar o óleo de cabelo em conjunto com um creme de pentear ou geleia para cabelo cacheado.
6. Cabelos ressecados? Potencialize a sua máscara de hidratação com o óleo capilar
Muitas vezes só a máscara de tratamento não é o suficiente para devolver a maciez e o brilho dos cabelos extremamente ressecados. Um segredo dos experts para solucionar esse problema é adicionar uma pequena quantidade de óleo capilar na máscara para potencializar o seu efeito. Para isso, é essencial investir em um óleo específico para cabelos secos e ressecados, como o óleo Argan-6, da linha Redken All Soft. Sua fórmula enriquecida com óleo de argan é certeira para o combate ao ressecamento extremo, uma vez que o ativo é rico em vitamina E e ácidos graxos que são antioxidantes e altamente nutritivos e hidratantes.
Dica: ao fazer a mistura, retire uma porção da máscara com uma espátula e deposite em um pote separado para misturar com óleo de cabelo. Despeje de um a dois pumps, misture e aplique nos fios como de costume.
7. Use o óleo de cabelo como pré-shampoo para reduzir o ressecamento dos fios
Muito indicado para quem tem cabelos secos, ressecados ou danificados, o pré-shampoo é uma técnica utilizada para tratar e proteger os fios durante a higienização. Isso ajuda a preservar a hidratação natural da fibra capilar, o que reduz o ressecamento e evita que os cabelos fiquem com aspecto áspero ou altamente embaraçados após a lavagem. Ainda que possa ser feita com outros produtos, o óleo de cabelo é a melhor aposta, já que suas moléculas menores penetram as camadas mais profundas dos fios, além de criar um película protetora que evita o ressecamento. Basta aplicar o produto sobre os fios, focando principalmente nas pontas, e deixar agir por até 5 minutos antes de lavar com o shampoo e condicionador.
8. Faça umectação noturna com o óleo capilar para acordar com cabelos nutridos
Tratamentos noturnos são uma boa solução para quem costuma acordar com os cabelos emaranhados e com frizz. A umectação noturna com óleo de cabelo é um dos tratamentos mais recomendados pelos experts, pois durante a noite os nutrientes são absorvidos pela fibra capilar e sua textura reduz a fricção com a fronha, o que evita que os fios percam umidade para o tecido, garantindo cabelos mais macios, brilhosos e sem frizz pela manhã. "A noite é o momento em que o cabelo não está sendo agredido ou danificado. É quando o cabelo "descansa" dos danos externos, por isso é o momento ideal para nutrir o cabelo e tratar os fios mais intensamente", comenta o hairstylist Charlles Lima.
Como fazer a umectação noturna: divida o cabelo em quatro partes e aplique dois a três pumps do óleo capilar no comprimento e nas pontas. Prenda os fios em um coque baixo ou faça uma trança e deixe agir de um dia para o outro. Se possível, use uma touca ou fronha de cetim. Ao acordar, lavar os cabelos é opcional.
9. Aposte no óleo de cabelo para potencializar seu tratamento de reparação
O óleo de cabelo também é um aliado no tratamento dos fios danificados. O produto pode ser usado na etapa de restauração ou reconstrução para potencializar e prolongar o efeito da máscara, sendo aplicado nos fios como finalizador logo após o tratamento. Aposte em fórmulas específicas para cabelos danificados e enriquecidas com proteínas que são ativos conhecidos por auxiliar no fortalecimento dos cabelos com danos leves e profundos.
Publicado por: Amanda Cardoso, Terça-feira 05 de outubro de 2021 - 18h02
Mais Dicas de experts

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados
Últimas matérias

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

Castanho médio acinzentado, natural ou dourado? Veja a diferença entre as nuances e saiba em qual apostar

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados