
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A finalização para cabelo cacheado é uma prática que faz parte da rotina de muitas mulheres, mas se você percebeu que o processo não está funcionando, é preciso entender o que pode estar acontecendo. A verdade é que existem muitas técnicas que podem ser usadas de formas diferentes, dependendo do seu objetivo e do tipo de fio, o que pode influenciar muito no resultado final. Além disso, hábitos como exagerar na quantidade de produto e aplicar da maneira errada também podem deixar os fios sem forma. Para te ajudar a reverter o problema, reunimos 5 possíveis motivos e soluções para você voltar a conquistar cachos super bonitos. Confira!
Leia também: como escolher o melhor leave-in para cada tipo de cacho
1) Passar o leave-in no cabelo cacheado seco pode atrapalhar a finalização
Um dos motivos que podem explicar por que a finalização para cachos não está funcionando é o fato de você estar passando o leave-in no cabelo seco ou apenas levemente úmido. Por mais que o ideal seja retirar o excesso de água com uma toalha de algodão depois do banho, é muito importante estilizar os fios quando eles ainda estão molhados para conseguir fixar bem o formato de cada mecha. Caso você queira definir os cachos sem ter lavado primeiro, o ideal é umedecê-las um pouco para fazer com que o creme tenha uma boa aderência à fibra. O tipo de leave-in que será usado também faz diferença: cremes mais densos são ideais para modelar as mechas com definição quando estão molhadas, enquanto fórmulas mais fluidas e em spray costumam se adaptar bem aos fios que estão apenas úmidos.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Você está usando mais produto do que o necessário para finalizar os cachos
Outro erro comum que está por trás de muitos casos de finalização para cachos que não funciona é aplicar mais produto do que o necessário para uma boa definição. Esse hábito faz com que o cabelo fique oleoso e pesado, então a definição vai se desfazer com mais facilidade e você vai precisar lavá-lo mais rápido. Para reverter essa situação, o primeiro passo é entender que não existe uma quantidade fixa de produto que funciona em todos os casos, porque isso depende muito do seu tipo de fio e de outros hábitos que você tem no dia a dia para manter as madeixas saudáveis e hidratadas. Por isso, o melhor é sempre começar com cuidado: aplique um pouco de produto e veja se ele rende e consegue aderir bem à todas as mechas e, caso seja necessário, aplique mais aos poucos. Caso ainda tenha dúvidas, converse com seu cabeleireiro para entender como é a melhor forma de usar o produto escolhido nos seus fios.
3) A aplicação errada pode estar impedindo a finalização para cachos de funcionar
O jeito como você aplica o creme faz toda diferença quando o assunto é finalização de cachos. É muito importante evitar ao máximo depositar o produto na raiz, porque isso pode fazer com que os fios percam volume e movimento. Além disso, uma das dicas essenciais para fazer com que as mechas fiquem bem definidas é evitar deixar o creme secar sem terminar de espalhar corretamente, seja com as mãos ou um pente. O ideal é ativar os cachos conforme você passa o creme, com a ajuda de um pente ou das mãos. "Eu costumo indicar para as minhas clientes aplicar o produto no meio dos dedos e trabalhar como se fossem pentes, definindo esses cachos, jogando para cima e acomodando eles um sobre o outro, não colando eles na cabeça. Assim, eles vão se sobrepor e dar um formato melhor", conta a hairstylist Monique Adriane , artista Redken.
4) A finalização para cachos não está funcionando porque você está usando os produtos errados
Escolher o produto errado também é um hábito comum que pode atrapalhar finalização para cabelo cacheado. Existem muitos tipos de leave-in e cremes para pentear, e além da textura, eles também tem fórmulas diferentes de acordo com o efeito que você deseja alcançar. Por isso, é essencial investir naquele que funciona para o seu tipo de fio e que te ajude a chegar ao melhor resultado. A coleção Curvaceous, de Redken, conta com seis opções para você escolher. Todos contam com óleo de moringa e cristais de açúcar em sua composição, perfeitos para garantir hidratação, maciez e brilho e reativar o formato dos fios. O Full Swirl, por exemplo, tem uma consistência de creme-gel ideal para quem precisa de definição e controle, enquanto o Ringlet é indicado para as mulheres que já tem cachos com certa definição e precisam de um produto mais leve e fluido para ajudar a combater o frizz no dia a dia. Outra boa escolha o leave-in Spiral Lock, em textura de gel, sem parabenos e petrolatos, para quem busca alta definição e movimento, mas sem deixar um efeito molhado.
5) A finalização para cabelo cacheado precisa incluir proteção antifrizz
Um obstáculo comum na rotina de finalização para cabelo cacheado é o ressecamento. Os cachos têm uma tendência maior à desidratação e ao frizz porque o formato do fio não permite que a oleosidade natural produzida no couro cabeludo seja distribuída uniformemente ao longo do comprimento. Por isso, quando o cabelo não está devidamente hidratado, ele tende a ficar arrepiado e sem forma, além não absorver tão bem o leave-in na hora da finalização. Por isso, experimente usar uma máscaras de tratamento pelo menos uma vez por semana para aumentar a nutrição e facilitar a finalização; a da linha Frizz Dismiss de Redken, com óleo de Babaçu e ação antiumidade, é uma ótima opção. Também vale a pena usar uma fronha ou touca de cetim para dormir, já que esse tipo de tecido faz com que os fios deslizem com mais facilidade, o que reduz a formação de frizz e aumenta a durabilidade do styling.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Sexta-feira 22 de maio de 2020 - 09h05
Mais Cabelos cacheados

Trança em cabelo cacheado: 5 inspirações elegantes + dicas para dar brilho ao penteado

Hidratação para cabelos cacheados: 4 produtos e dicas para dar brilho e definição aos cachos

Cabelo cacheado curto: 5 penteados fáceis para fazer sozinha
Últimas matérias

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Trança em cabelo cacheado: 5 inspirações elegantes + dicas para dar brilho ao penteado

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez

Como fazer o cabelo crescer e evitar pontas afinadas: 5 dicas para manter os fios sadios sem ter que cortar

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar