Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O atendimento é o principal diferencial de um bom cabeleireiro hoje em dia. Além de oferecer sempre serviços de qualidade, é fundamental que o profissional saiba como lidar com cada tipo de cliente, e a chave está na personalização. Cada pessoa tem necessidades e desejos específicos, então é importante que o expert esteja preparado para oferecer exatamente o que cada uma precisa. Esse atendimento diferenciado vai desde a forma de interagir até as opções de serviços e tratamentos que são oferecidos para cada pessoa de acordo com o que pode lhe agradar mais. "Jamais você deve padronizar o seu trabalho, fazer todas as clientes iguais. Você tem que fazer cada uma com a sua característica, sendo única mesmo" afirma a hairstylist Brunna Fabrício, embaixadora L'Oréal Professionnel. Para te ajudar nessa missão, reunimos os 5 tipos de cliente mais comuns e o que vai tornar a experiência de cada uma especial na sua cadeira. Confira!
Veja também: 5 erros que você pode estar cometendo no atendimento aos clientes!
1) Clientes mais básicas, que só vão ao salão quando precisam
Muitas pessoas preferem ir ao salão de beleza somente quando é necessário. Mesmo que visitem o estabelecimento com menos frequência, essas clientes são igualmente importantes e merecem um atendimento de qualidade. Na maior parte dos casos, elas evitam mudanças radicais e preferem apenas cortar as pontas ou retocar a cobertura dos brancos, já que não querem gastar muito tempo no dia a dia com a estilização de um novo visual. Por isso, o ideal é oferecer modelos e tonalidades que sejam práticos de manter e não saiam demais da zona de conforto da pessoa. No quesito produtos, se existe uma fórmula que você acredita que será perfeita para os cabelos da cliente, o segredo é se oferecer para usá-lo no salão para ela ver se gosta do resultado. Seja um shampoo específico, uma máscara especial ou um sérum de finalização, permita que ela teste os efeitos e reflita se gostaria de comprar na próxima visita. Dessa forma, as chances são maiores de que ela efetue a compra porque já saberá que combina com seu tipo de fio.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Clientes que gostam de fazer escova e retocar a cor, mas não costumam ousar
O caso mais comum é a cliente que gosta de ir ao salão periodicamente para renovar o corte, retocar a cor e fazer uma escova. Ela gosta de cuidar dos cabelos e manter o visual em dia, mas não sente muita vontade de fazer uma grande transformação. Geralmente são pessoas com rotinas agitadas e muitos compromissos pessoais e profissionais, então preferem looks que se adaptem bem a diferentes ocasiões e proporcionem praticidade. Para oferecer sugestões de looks, o ideal é entender o tipo de cabelo que a cliente gosta e indicar uma versão levemente mais ousada. Se ela é adepta do long bob, um corte na altura do queixo pode ser uma mudança interessante sem radicalizar demais. Se é alguém que geralmente aposta no ombré hair, a balayage pode ser uma excelente pedida para iluminar mais os fios sem clarear demais. Também vale a pena recomendar produtos para manutenção em casa, como um shampoos próprio para cabelo com luzes, como Blondifier Gloss de L'Oréal Professionnel, ou um spray texturizante prático que vai conferir o efeito ondulado de que ela gosta aos fios, como o spray Beach Waves da marca. Dessa forma, o visual criado por você ficará bonito por muito mais tempo, aumentando a satisfação da pessoa e aumentando as chances de fidelizá-la.
3) A cliente que passou por uma transição capilar de textura ou cor
A transição capilar geralmente se refere ao processo de parar de fazer alisamentos e adotar o cabelo cacheado, ondulado ou crespo, mas a expressão também pode ser usada para descrever quem para de colorir os fios e passa a usar o tom grisalho ou branco. Seja qual for o caso, passar por uma transição tem a ver com aceitar sua versão mais natural e o cabeleireiro tem um papel fundamental nessa mudança. O profissional pode criar um corte que facilite a adaptação da pessoa ao novo visual, ensinar como os cuidados básicos com os fios no dia a dia vão mudar e ajudá-la a reaprender como lidar com os cabelos na nova textura ou cor. Muitas vezes, é essa orientação que faz toda a diferença na satisfação e na autoestima da cliente. Não se esqueça de fazer muitas perguntas sobre o que a pessoa gosta e não gosta nos fios pós transição, que tipo de resultado gostaria de obter e qual é a disponibilidade de tempo na rotina para tratar e finalizar as madeixas; dessa forma, você poderá fazer recomendações personalizadas e infalíveis.
4) A cliente que é apaixonada por cuidados com os cabelos e entende muito do assunto
Algumas clientes são tão apaixonadas por cabelo quanto seus cabeleireiros de confiança e se dedicam para manter os fios sempre saudáveis e bonitos. Muitas seguem cronogramas capilares, pesquisam a fórmula dos produtos antes da compra, gostam de experimentar novos tratamentos e produtos e reservam tempo na rotina semanalmente para fazer rituais caprichados em casa. No salão de beleza, essa cliente vai se interessar por lançamentos, novas tecnologias, tratamentos que vão além do convencional e gosta de entender a explicação por trás dos efeitos que a tecnologia tem nos fios. Essa é uma boa oportunidade de transmitir um pouco de sua bagagem de estudos e experiência, apresentar as novidades do salão e indicar alguns rituais que sejam mais indicados para o tipo de fio da pessoa de acordo com o resultado do diagnóstico capilar.
5) Gosta de ousar nas cores ou radicalizar nos cortes
Cada vez mais pessoas desapegam da zona de conforto e aproveitam a visita ao salão de beleza para ousar. Seja nos cabelos coloridos em tons fantasia, seja nos cortes mais arrojados da temporada, essas clientes não têm medo de inovar então oferecem ótimas oportunidades para o cabeleireiro exercitar sua criatividade. Em alguns casos, elas já chegam no salão com uma ideia do que querem, mas mutas vezes estão abertas a sugestões e recomendações do expert. Se a mudança for na cor dos fios, é importante lembrá-las de que a fibra capilar vai exigir mais cuidados no dia a dia. Uma linha de tratamento específica para cabelos coloridos, como Vitamino Color A-OX de L'Oréal Professionnel, é indispensável, assim como visitas mais frequentes ao salão de beleza para retocar a tonalidade e cuidar da saúde do cabelo para que ele possa continuar a ser colorido e descolorido com segurança.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 10 de janeiro de 2020 - 14h37
Mais Área Pro

Cabeleireiros dão 4 dicas para ter um salão de beleza de sucesso

Dica para colorista: 8 cuidados que sua cliente precisa ter para não desbotar a cor do cabelo

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas
Últimas matérias

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados