
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quer saber como tratar o cabelo quebrado rapidamente? Você vai precisar mudar hábitos de cuidados com os fios e substituir alguns produtos do seu cronograma capilar. Além disso, é essencial parar a causa da quebra, que pode ser o uso excessivo de chapinha, descoloração ou coloração. Para te ajudar nessa tarefa, listamos quatro segredos para tratar o cabelo quebrado mais rápido. Confira!
1. Mude a forma como você lava e seca o cabelo com a toalha
O cabelo quebrado deve ser manipulado com muita cautela uma vez que os fios estão enfraquecidos e partindo com facilidade. A aplicação do shampoo e do condicionador junto com a secagem com a toalha é um dos momentos onde as pessoas mais erram e acabam estimulando ainda mais a quebra dos fios.
Se você tem o costume de aplicar esses produtos sem controlar seus movimentos, aí vai a dica: faça movimentos suaves usando as pontas dos dedos e evite emaranhar os fios. Na hora de secar, pressione a toalha delicadamente sobre o cabelo vez de esfregar, deixando que o tecido absorva a água. Se possível, troque a toalha comum por uma de microfibra que é menos abrasiva.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. Trate o cabelo quebrado com produtos para cabelos longos
Quando o cabelo está quebradiço, muitas pessoas recorrem à reconstrução capilar para tentar salvar os fios. Mas esse tratamento normalmente é rico em proteínas e, se usado em excesso, pode enrijecer o cabelo. Em vez disso, vale apostar em um tratamento para cabelos longos: produtos voltados para o crescimento capilar costumam ter ativos fortalecedores na fórmula, como a biotina e o óleo de rícino, para restaurar e estimular o crescimento saudável.
Por isso, funcionam superbem para recuperar o cabelo quebrado e o comprimento perdido pela quebra sem o risco de deixar os fios rígidos. Um exemplo é a linha Extreme Length cuja máscara de tratamento tem biotina, óleo de rícino e niacinamida para fortalecer e nutrir os fios ao mesmo tempo.
"A máscara deve ser usada uma vez por semana com pausa de 5 a 15 minutos. Nos outros dias, recomendo usar o condicionador. No dia que usar a máscara, não precisa usar o condicionador. A máscara de Extreme Length tem uma cosmeticidade incrível e deixa os fios muito macios e com brilho", sugere Daniel Saphiro, hairstylist e artista Redken.
Leia também: 5 dicas para evitar a quebra do cabelo loiro depois da descoloração
3. Faça massagens diárias no seu couro cabeludo
É impossível recuperar o fio de cabelo partido, mas você pode recuperar o comprimento perdido pela quebra de cabelo. Para isso, um segredo é fazer massagens diárias no couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea, o que estimula o crescimento capilar. "As massagens estimulantes no couro cabeludo atuam na microcirculação estimulando o folículo piloso e são bem relaxantes também", comenta Saphiro. Você pode fazer a massagem com os próprios dedos ou até mesmo com escovas específicas para essa finalidade.
4. Use um óleo capilar ou fronha de cetim para dormir
O excesso de fricção é um dos principais inimigos do cabelo quebrado e enfraquecido. Um momento em que ela está muito presente e poucas pessoas dão atenção é na hora de dormir, por conta do contato dos fios com o travesseiro. Para reduzir essa fricção, você pode aplicar um óleo capilar nos fios e protegê-los com um penteado não muito apertado, como trança ou coque baixo. Outra possibilidade é trocar a fronha comum por uma que tenha um tecido deslizante, como a seda ou o cetim.
5. Faça um diagnóstico capilar e um detox de agressões ao cabelo
Fica mais difícil recuperar o cabelo quebrado se você não sabe exatamente quais as causas da quebra. Por isso, é essencial fazer um diagnóstico capilar no salão de beleza. "Tem que fazer um diagnóstico detalhado sobre as razões desta quebra para verificar o estado geral dos fios", recomenda o hairstylist.
Depois do diagnóstico, faça um detox de todos os elementos que possam estar agredindo o cabelo e causando mais quebra ou retardando a recuperação dos fios. Chapinha, água quente, descoloração, coloração são alguns exemplos de coisas que você pode evitar fazer ou usar por algumas semanas. Assim, o tratamento do cabelo quebrado será muito rápido e eficiente.
Publicado por: Amanda Cardoso, Sexta-feira 24 de junho de 2022 - 11h23
Mais Dicas de experts

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios
Últimas matérias

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico

Tudo sobre loiro perolado: nuances, como apostar e como cuidar da cor

Day after: 6 penteados e dicas de finalização para cacheados, crespos e ondulados

16 antes e depois de castanho claro dourado e dicas para cuidar da nuance

Tudo sobre Blondage High Bright, lançamento de Redken para recuperar o brilho do cabelo loiro