
Prender o cabelo em um rabo de cavalo é um hábito tão comum em nossas vidas que não paramos para pensar nos danos que algumas práticas podem provocar, né?
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Prender o cabelo é um hábito tão comum em nossas vidas quanto usar shampoo e pentear. Por isso, talvez você nunca tenha parado para pensar nos danos que algumas práticas podem provocar, né? Quem nunca fez um rabo de cavalo com os fios molhados ao sair da academia? Ou fez um coque com ele ainda úmido depois do banho? Chegou a hora de aprender a forma correta de fazer penteados refrescantes sem prejudicar as madeixas. Confira algumas dicas do Segredos de Salão!
Confira quais são os tipos de elásticos mais indicados para prender os fios
Quase todo tipo de elástico é prejudicial aos fios se você não souber usá-los do jeito certo. Mas, segundo a Expert K Marceli Nakashima, sempre há uma solução. "Os elásticos sem plaquinhas de metal ou grampos com pontas arredondadas podem ser uma boa saída. Outras versões podem arranhar o couro cabeludo", explicou a profissional. Além disso, ela alertou para os danos de passar muito tempo com o cabelo preso: "Dependendo do tempo que o cabelo fique nessa posição, o couro cabeludo pode sensibilizar", disse.
Além dos grampos e elásticos revestidos de tecido, outra forma de prendê-los sem danificar é criando um elástico de meia-calça. É só cortar a pontinha da meia na altura do pé e enroscar até virar um círculo. Um lenço também pode ser uma ótima substituição e, se for de seda, ainda protege o cabelo do frizz.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Aprenda o jeito certo de prender e desamarrar o cabelo
Além dos cuidados na escolha do elástico é importante saber qual é a melhor forma de prender os fios sem danificá-los. Evite torcer as mechas com muita força se for criar um coque ou rabo de cavalo e, se possível, dê no máximo duas voltas no elástico. Se você perceber que ficou muito apertado, é melhor soltar uma voltinha. Na hora de desmanchar, tenha cuidado para não puxar um monte de fios juntos com o elástico, tá? O ideal é desenrolar uma volta do elástico primeiro antes de soltar por inteiro.
Prender o cabelo úmido pode levar à quebra e surgimento de caspas
Tem dias que o clima está tão quente que a gente não aguenta esperar o cabelo secar para prender, né? Aquela saidinha rápida já é o suficiente para voltar com um coque, uma trança ou rabo de cavalo nos fios úmidos. Mas atenção! Esse hábito pode enfraquecer sua raiz, abafar seu couro cabeludo e facilitar a proliferação de fungos, caspa e doenças na região, além da quebra dos fios. Deixe para estilizar suas madeixas quando estiverem totalmente secas ou recorra ao secador para agilizar o processo, mas não esqueça de aplicar um leave-in para proteger e evitar o ressecamento!
Posso dormir com o cabelo preso sem problemas?
Dormir de cabelo preso é uma ótima alternativa para controlar o volumão e evitar que ele acorde todo amassado. Porém, infelizmente a força do elástico contra os fios pode quebrá-los durante à noite. Já pensou nisso? Para evitar que isso aconteça, use um lenço ou um elástico feito de meia-calça para prender as madeixas ou faça uma trança frouxa na hora de deitar.
Publicado por: Nayanne Louise, Quarta-feira 21 de dezembro de 2016 - 14h34
Mais Penteados

Penteados para festa junina: 6 opções moderninhas e fáceis de fazer

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Tipos de tranças: 5 versões da moda e dicas de como finalizar o penteado
Últimas matérias

Penteados para festa junina: 6 opções moderninhas e fáceis de fazer

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

Cabelo curto iluminado: 5 combinações de cor e corte que vão te conquistar

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022