Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Com cada vez mais cabeleireiros atuando no mercado, os profissionais que se destacam são os que oferecem um diferencial. Para além do talento e das habilidades naturais de cada profissional, algumas características que podem ser cultivadas e aprendidas fazem toda a diferença no atendimento e na qualidade do serviço. Para passar de um bom cabeleireiro a um excelente, é importante entender quais são os detalhes que pesam na hora de cativar e fidelizar a clientela, tanto para os iniciantes quanto para os que já têm muitos anos de carreira. Reunimos 7 dicas que podem te ajudar nessa jornada. Confira!
Veja também: 6 hairstylists renomados dão conselhos para novos cabeleireiros!
1) Escutar as clientes durante o atendimento
Segundo a hairstylist Jô Nascimento, embaixadora L'Oréal Professionnel, a regra número um para um cabeleireiro deve ser sempre começar o atendimento com diálogo. "A comunicação é a grande diferença hoje. É nosso papel entender o cliente e buscar junto com ele as ferramentas" afirma. "Então é importante ouvir o que a cliente tem a dizer porque ela vai te dar o resultado, e você com o seu conhecimento executa aquilo, mas a resposta está no que ele conta para você", afirma. Por isso, sempre comece perguntando sobre os incômodos e os desejos da pessoa, mostre fotos, ofereça referências, se atente ao que ela quer corrigir ou realçar e trabalhe em cima dessa expectativa. Assim, você tem mais chances de chegar ao resultado melhor para ela.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Priorizar sempre a saúde do cabelo
A principal preocupação das clientes costuma ser com a aparência do cabelo, então muitas mulheres vão ao salão buscando mudar a cor, o corte e o caimento dos fios. No entanto, como cabeleireiro, é importante prezar sempre pela saúde do cabelo em primeiro lugar. Com a fibra hidratada, forte e saudável, o serviço realizado ficará muito mais bonito, além de oferecer mais segurança para futuras mudanças mais ousadas no visual. Se a cliente pedir uma transformação que pode levar ao corte químico ou outros danos aos fios, sempre explique os riscos e as alternativas para chegar em um resultado parecido com menos sacrifícios às madeixas. Se necessário, divida o processo em várias sessões, como no caso dos cabelos descoloridos. Assim, você preza pela segurança da sua equipe e das suas clientes.
3) Estar sempre estudando, aprendendo e se atualizando
Assim como nas demais carreiras, o estudo é fundamental para o sucesso de um cabeleireiro. Isso não significa apenas fazer a formação básica da profissão, mas também buscar cursos para se atualizar, conhecer novas técnicas, visitar workshops e eventos do ramo, pesquisar novidades por conta própria, se reinventar sempre que preciso. Essa busca incessante por conhecimento leva a maior versatilidade e competência, duas das principais características de um excelente profissional. "O mundo da beleza precisa cada vez mais de pessoas que tenham conhecimento mais amplo de beleza, dos produtos, de resultados, e tudo isso vai necessitar de muito estudo", afirma César Augusto , hairstylist e embaixador L'Oréal Professionnel.
4) Valorizar o diagnóstico capilar na hora de indicar produtos
Muitas pessoas aproveitam a visita ao salão de beleza para pedir recomendações de produtos para o cabeleireiro. Para encontrar o melhor shampoo, condicionador, máscara ou finalizador para cada caso, realizar um diagnóstico capilar é fundamental. É nesse processo que você analisa as características do fio, determina suas principais necessidades e encontra os produtos mais adequados para o tratamento. Um excelente cabeleireiro sempre prioriza o resultado do diagnóstico na hora de fazer recomendações, mesmo que não sejam os produtos mais caros do salão. É a compatibilidade com os fios que determina a qualidade do resultado, então a satisfação da cliente vai fazer com que ela volte sempre ao mesmo profissional. Sabendo que pode confiar nas suas dicas e no seu conhecimento, ela não vai abrir mão dessa segurança.
5) Ter humildade para lidar com erros e imprevistos
Mesmo os cabeleireiros mais treinados e experientes podem cometer erros ou não satisfazer todas as vontades do cliente. Seja porque não é sua especialidade, por uma falha momentânea ou por um erro de comunicação na hora de entender o que a cliente desejava, a melhor forma de lidar com a insatisfação é com humildade e respeito. Explique o que aconteceu, ofereça opções para lidar com o quadro e apresente maneiras de estilizar os fios em casa enquanto espera eles crescerem. Se for algo que pode ser corrigido no momento, melhor ainda. Para evitar que isso ocorra novamente, seja sempre sincero a respeito do tipo que serviço que está preparado para realizar. É melhor preservar a boa relação com a cliente do que comprometer a confiança dela no estabelecimento.
6) Estar antenado nas tendências e novidades do mundo da beleza
Para trabalhar na indústria da beleza, é fundamental acompanhar tendências de moda. Desde os visuais adotados pelas celebridades até os looks que fazem sucesso nas passarelas, se manter antenado com as novidades é importante para que você possa atender às vontades de suas clientes e entender as referências que elas levam. Além disso, esse conhecimento vai permitir que você ofereça sugestões antenadas e compartilhe em sua rede social conteúdos atualizados e interessantes para seus seguidores. Por isso, aproveite as redes sociais, as revistas e os sites especializados para se informar sobre o que está em alta e o que vale a pena apostar em cada temporada.
7) Conquistar a confiança das clientes e mantê-las fidelizadas
Mais do que conquistar sempre novas clientes, um ótimo cabeleireiro consegue fidelizar essas pessoas com a qualidade de seu serviço e de seu atendimento. "Um bom cabeleireiro não é necessariamente o que está com todas as cadeiras locadas; especialmente hoje em dia, com o Instagram, é muito mais fácil trazer clientes de fora. O difícil é manter essas clientes" afirma a hairstylist Brunna Fabrício , embaixadora L'Oréal Professionnel. "Quando você mantém uma cliente de dois, cinco, dez anos na sua cadeira, aí sim eu acredito que você é um bom cabeleireiro. Especialmente se durante todos esses anos, você sempre transforma sua cliente em uma nova mulher, sempre inova e cria visuais diferentes" conta a expert. Por isso, a relação de confiança entre clientela e profissional deve ser sempre cultivada com atendimento de máxima qualidade.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 26 de abril de 2019 - 14h10
Mais Área Pro

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas

Como fazer raiz esfumada com coloração sem amônia? Expert dá dicas para cabeleireiros

4 dicas profissionais sobre cobertura de fios brancos para cabeleireiros
Últimas matérias

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

Castanho médio acinzentado, natural ou dourado? Veja a diferença entre as nuances e saiba em qual apostar

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados