
Bruno Galhardo


Hairstylist e expert Kérastase no Brasil
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Para mudar o visual do cabelo cacheado, fazer luzes no estilo balayage é sempre uma boa pedida. A técnica consiste em criar mechas loiras à mão livre, resultado em um efeito iluminado e natural que é construído pelo cabeleireiro especialmente para você. Além disso, fazer luzes no cabelo cacheado permite que você escolha se quer um efeito mais discreto ou intenso, então é uma ótima opção tanto para quem não quer fazer uma mudança radical quanto para quem está pronta para clarear bastante os fios. Reunimos tudo sobre como adotar a balayage no cabelo cacheado para te inspirar a experimentar o look, confira!
Veja também: ideias de balayage para todas as cores e tipos de fio!
O cabelo cacheado com luzes ganha dimensão e destaque para quem
Um dos principais benefícios de fazer luzes no cabelo cacheado é dar mais destaque à textura. Afinal, quando o cabelo é todo escuro, nem sempre os cachos ficam tão perceptíveis, mas com mechas loiras em pontos estratégicos é possível dar muito mais dimensão e movimento aos fios. A balayage é perfeita para criar esse efeito porque, como requer que o cabeleireiro cria as luzes à mão uma por uma, permite que ele defina exatamente onde vai iluminar e onde vai manter o tom natural. Essa escolha do posicionamento das mechas pode fazer toda a diferença no visual, então converse com o expert antes de começar o processo para ele saber exatamente o que você espera.
Outro detalhe que deve ser levado em consideração nesse momento é a transição entre os tons. A curvatura dos cachos "esconde" algumas partes do fio, então efeitos de degradê podem parecer mais abruptos, especialmente porque, na balayage, as pontas costumam ser mais claras do que o comprimento. Para criar uma passagem de cor bem gradual e dar mais naturalidade às mechas, é importante que é o hairstylist espalhe a mecha por uma área maior do comprimento para que mesmo com os cachos bem definidos o efeito seja suave.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo cacheado exige cuidado especial na hora da descoloração
Para fazer balayage no cabelo, o cabeleireiro vai utilizar uma mistura descolorante. Os agentes presentes na fórmula podem sensibilizar um pouco os fios, então alguns cuidados simples são essenciais para garantir o máximo de proteção à fibra capilar. Primeiramente, o profissional deve realizar um teste de mecha, aplicando a mistura em alguns fios para observar como eles vão reagir. Como o cabelo cacheado costuma ser naturalmente mais fino e sensível ao ressecamento, essa etapa é fundamental para evitar que os fios quebrem. "Para mim o que importa não é a tonalidade do loiro,mas a qualidade do fio após a descoloração", afirma o hairstylist e Expert K, Bruno Galhardo. "Não adianta nada ter um cabelo visivelmente quebrado, em que você as marcas de quebra química, fios novos na frente", conta.
Se tudo der certo no teste, o cabeleireiro pode começar as mechas, sempre usando produtos de qualidade e respeitando os limites do fio. Os profissionais geralmente preferem fazer as luzes da balayage no cabelo cacheado com textura natural para verem exatamente onde cada mecha será criada, passando uma escova apenas para soltar bem os fios e facilitar a aplicação. Se quiser fazer luzes muito claras no cabelo escuro, pode ser que o expert recomende clarear aos poucos, começando com algumas mechas e aumentando aos poucos. Essa é a melhor forma de garantir não apenas um resultado bonito mas também uma fibra mais saudável e resistente.
Como cuidar do cabelo cacheado com balayage para mantê-lo sempre sedoso e radiante
O cabelo cacheado têm algumas necessidades básicas mesmo quando está na cor natural, como hidratações frequentes para manter o comprimento e as pontas saudáveis e os cachos definidos. Após fazer balayage, será preciso incorporar outros cuidados à rotina para lidar com as mudanças nos fios. "Com a descoloração, o cabelo pode ter vários tipos de necessidade. Ele pode ficar mais fragilizado, enfraquecido e com pontas duplas, pode ter ressecamento, frizz, por aí vai", conta Bruno. "Por isso, os cuidados mais importantes vão depender do resultado do diagnóstico realizado pelo cabeleireiro, o que ele vai te passar do seu cabelo", afirma.
Além dos cuidados especiais para os cachos que já fazem parte da sua rotina, é fundamental investir em produtos para proteger a cor das mechas e nutrir suavemente os fios que foram iluminados. A linha Blond Absolu, de Kérastase, é voltada especialmente para cabelos loiros ou com luzes. Dentro da coleção, o Bain Lumière é a melhor aposta de shampoo, já que vai remover impurezas sem ressecar e ainda realça o brilho da balayage. Para o tratamento, a dica é usar o creme Cicaflash, que tem ação reparadora e fortalecedora para reduzir a quebra e conferir toque sedoso e acabamento radiante às mechas. Intercale o uso dos produtos para cor e para cachos a cada higienização para atender às diferentes necessidades do fio e manter as madeixas sempre impecáveis.
Encontre um salão de beleza perto de você e agende uma visita!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 06 de novembro de 2019 - 14h30
Mais Mechas

10 profissionais experts em morena iluminada

Cabelo cacheado curto com luzes: 4 cortes e nuances que valorizam os cachos

5 tipos de luzes no cabelo para quem deseja sair da clássica balayage
Últimas matérias

Cores de cabelo naturais: dicas para investir no castanho, preto e loiro sem reflexos

5 truques que cabeleireiros fazem no salão para criar penteados perfeitos

Cabelo com tons terrosos: 40 inspirações e dicas de nuances para o outono/inverno

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas

10 profissionais experts em morena iluminada