Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitos homens costumam se perguntar o porquê de suas barbas possuírem um tom diferente dos cabelos. Seja em apenas alguns fios ou todos os pelos faciais, essa diferença de tonalidade se dá por vários aspectos, que vão desde a exposição solar até a genética de cada homem. Essa característica é bastante normal e está presente na maior parte dos homens, seja em loiros com barba ruiva, em homens com cabelo escuro e barba mais clara ou vice versa. Para que você entenda melhor sobre o assunto, esclarecemos tudo sobre a diferença de cor entre a barba e o cabelo e todas as possíveis dúvidas sobre o assunto. Confira!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A genética é uma das principais causas da diferença de coloração entre a barba e o cabelo
A diferença de cores entre os fios da barba e do cabelo é super normal e um dos principais motivos é a hereditariedade genética. No seu DNA existem diversos genes que determinam a quantidade e a concentração de pigmentos em cada fio, além da distribuição da pigmentação de melanina nos folículos pilosos, as estruturas responsáveis pelo desenvolvimento dos fios. Homens com cabelos loiros e ruivos costumam apresentar uma concentração maior do pigmento feomelanina nos fios, que é a melanina responsável pela coloração avermelhada ou loira dos pelos. Já os homens que possuem cabelos castanhos e pretos apresentam maiores quantidades de eumelanina, um pigmento mais escuro, o que resulta na coloração escura nos fios.
Como a quantidade de pigmentos que cada folículo produz varia, a concentração e combinação deles pode ser diferente em cada região do corpo. Portanto, é muito comum encontrar variações nos tons da barba e do cabelo e é muito difícil um homem possuir a mesma cor de fios em ambas as regiões. Por isso, muitos homens possuem cabelos castanhos , mas a barba possui uma tonalidade avermelhada ou aloirada, seja na maioria dos fios ou em apenas alguns. A variação de cor também pode ser encontrada apenas no nível de clareamento dos pelos, por exemplo, pode-se notar que existem alguns homens que possuem cabelos em uma cor castanha clara e a barba na mesma tonalidade só que alguns tons mais escura.
A exposição solar também pode interferir na coloração da barba
Outro fator que pode ocasionar essa diferença de tons é a exposição solar. Assim como os cabelos, os pelos da sua barba também sofrem alterações por conta da incidência do sol e podem ficar ressecados e ter seu tom alterado sem os devidos cuidados. Para evitar que isso aconteça, é preciso manter seus pelos sempre tratados e nutridos para conferir proteção contra a ação do sol. Uma boa ótima forma de oferecer esse tipo de cuidado é aplicando diariamente um bom óleo para barba, que oferece nutrição, hidratação e cria uma película protetora em volta dos fios. Para oferecer um tratamento completo para a barba, o Artista Redken, Daniel Saphiro , indica utilizar um bom óleo para barba com ação nutritiva. "Um cuidado imprescindível é o Beard and Skin Oil, de Redken Brews, porque ele amacia, nutre e controla os fios. Ele é rico em vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos e tem 99% de origem natural, contém óleo de abacate e de oliva na composição e é todo absorvido pela pele, então não tem risco dela ficar oleosa", recomenda.
Saiba como igualar os tons da barba e do cabelo
Se a diferença entre as cores do cabelo e da barba é um incômodo para você, existem maneiras de igualar os tons e resolver o problema. A principal forma de extinguir essa disparidade de tons é a coloração do cabelo ou da barba. Na coloração dos pelos faciais, é aplicada uma tintura específica nos fios para tingi-los em uma tonalidade próxima a dos seus cabelos. No geral, colorir a barba é um processo muito similar ao tingimento dos cabelos. Porém, por ser uma região muito mais sensível e exposta, o ideal é realizar o procedimento com um barbeiro de confiança para evitar um resultado indesejado. Vale lembrar que a coloração pode gerar o ressecamento dos fios e irritação na região do rosto. Converse com seu barbeiro de confiança sobre as opções de cores e produtos antes de realizar o procedimento.
Publicado por: Fernanda Oliveira, Terça-feira 23 de abril de 2019 - 17h10
Mais Cabelo masculino

20 fotos de cortes com risco no cabelo masculino e dicas de produtos para arrumar os fios

Cabelo ondulado masculino: como cuidar, melhores cortes e dicas de produtos

Moicano masculino: 4 versões do corte de cabelo para apostar
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões