
Philip Hallawell
Philip Hallawell é visagista e artista plástico. Ministra palestras em todo o Brasil e é considerado referência no mundo do visagismo
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Os cabeleireiros também fazem parte da lista de fatores que reforçam ainda mais a autoestima de uma mulher. É no salão de beleza que elas encontram serviços para deixar os cabelos ainda mais bonitos e, consequentemente, se sentirem mais belas. Portanto, dicas básicas de visagismo - como analisar o formato do rosto, por exemplo - são de grande valia para os profissionais que se preocupam em oferecer o melhor tratamento para suas clientes. Confira algumas explicações com a ajuda do visagista Philip Hallawell.
Como analisar o formato do rosto da cliente?
O formato do rosto é uma das características que precisa ser analisada pelo cabeleireiro antes de sugerir determinado corte. "A melhor maneira é imprimir uma boa foto tirada de frente. O rosto não pode estar abaixado, nem levantado, e a pessoa não pode estar sorrindo e tem de estar totalmente visível, sem cabelo caindo sobre ele. Com um lápis forte, trace linhas em volta do contorno do rosto e o formato aparecerá", explicou o expert.
Quais são os formatos que existem?
De acordo com Philip, existem nove formatos de rostos: oval, redondo, retangular, quadrado, hexagonal de lateral reta e hexagonal de base reta, triangular e triangular invertido, e losangular.
- Rostos redondos e ovais: "A lateral é curva. A diferença entre os dois é que o redondo tem a largura quase igual à altura. A largura do rosto oval é dois terços da sua altura. Vale lembrar que o rosto redondo não é comum nas raças ocidentais, é encontrado com mais frequência em orientais e indígenas".
-Rosto retangulares ou quadrado: "A lateral é vertical e reta quando o ângulo da mandíbula estiver abaixo da boca. A proporção do rosto quadrado é igual à do rosto redondo, enquanto o rosto retangular tem a mesma proporção do rosto oval. Se o ângulo da mandíbula estiver na altura da boca, o rosto é hexagonal de lateral reta e, geralmente, o queixo é pontudo".
- Rosto triangular invertido ou losangular: "É quando a lateral do rosto é uma linha inclinada que vai quase diretamente ao queixo e a testa é larga. Porém, se a testa for triangular e as bochechas forem salientes, o rosto é losangular".
- Rostos hexagonal de base reta: "Se a lateral do rosto é uma linha inclinada, mas o queixo tem uma linha reta horizontal, é um rosto hexagonal de base reta. Neste caso a testa também é geralmente reta no topo e as bochechas são salientes. Esse rosto é parecido com o losangular, mas a diferença é que o losangular tem o queixo pontudo e no hexagonal o queixo é quadrado".
- Rosto triangular: "Tem a parte inferior mais larga do que a testa e a lateral também é inclinada, porém num ângulo invertido dos rostos".
Siga as dicas do visagista Philip Hallawell e saiba indicar o melhor corte para o formato de rosto de sua cliente!
Publicado por: Raquel Brandão, Sexta-feira 08 de maio de 2015 - 05h05
Mais Cabelos profissionais

3 dicas para ajudar a cliente a escolher a cor e o corte de cabelo

Dicas de expert para todo cabeleireiro acertar na finalização do cabelo cacheado

Um bom cabeleireiro deve ensinar essas 3 coisas para as clientes do salão de beleza
Últimas matérias

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Trança em cabelo cacheado: 5 inspirações elegantes + dicas para dar brilho ao penteado

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez

Como fazer o cabelo crescer e evitar pontas afinadas: 5 dicas para manter os fios sadios sem ter que cortar

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu