
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Procurando dicas de como crescer o cabelo? A biotina, encontrada em diferentes tipos de produtos para cabelo, é considerada uma aliada para estimular o crescimento capilar rápido e saudável. Mas embora seja bastante usada no universo da beleza, ainda há muitas dúvidas sobre a sua ação na fibra capilar e os reais benefícios da biotina para o cabelo. Para tirar suas dúvidas, preparamos essa matéria com tudo que você precisa saber sobre a influência da biotina no desenvolvimento dos fios. Confira!
Leia também: Saiba tudo sobre o preenchimento de pontas ralas para cabelos longos
É possível fazer crescer cabelo com biotina? Saiba como o ativo estimula o crescimento capilar
A biotina é uma vitamina importante do complexo B conhecida por auxiliar no crescimento de cabelo. Isso acontece porque ela estimula a produção de ácidos graxos e queratina, um nutriente que compõe a fibra capilar, e fortalece os fios. Uma vez que a quebra de cabelo é um dos principais fatores que atrapalham o crescimento capilar, já que os fios perdem comprimentos à medida que se partem, a ação fortalecedora da biotina deixa o ambiente propício para que os cabelos possam se desenvolver de forma saudável.
Por conta disso, produtos à base de biotina são bastante indicados para quem tem cabelos fracos, propensos à quebra e com dificuldade de crescimento, ou que ficaram enfraquecidos devido a alguma agressão, como uso de químicas, coloração e excesso de chapinha. Além de produtos para cabelo com biotina na composição, é possível encontrá-la em suplementos capilares e em alimentos, como nozes, amêndoas e gema de ovos. No entanto, qualquer mudança na dieta ou suplementação deve ser recomendada por um nutricionista ou médico qualificado.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como usar biotina no cabelo para crescimento: dicas de produtos com o ativo e forma de uso
Uma das melhores formas de usar a biotina para cabelo se você quer estimular o crescimento dos fios é apostando em produtos para cuidados capilares com o ativo na composição. Os shampoos auxiliam no fortalecimento dos fios desde a raiz, enquanto as máscaras, condicionadores e leave-ins tratam a fibra enfraquecida, reduzindo a quebra e possibilitando que os cabelos cresçam saudáveis e sem partir.
Para esse tratamento completo, o hairstylist e embaixador de L'Oréal Professionnel Rafael Bertolucci recomenda a linha Inforcer, desenvolvida à base de biotina para o fortalecimento de cabelos fracos, quebradiços e com dificuldade de crescimento. "A linha Inforcer tem a biotina que dá um gás para o cabelo, deixa ele mais forte, e estimula o crescimento", comenta. Além da biotina, a fórmula dos produtos ainda conta com a vitamina B6, que promove o metabolismo de proteínas que reforçam a fibra capilar e também estimula o crescimento saudável. "Inforcer tem um altíssimo poder de nutrição também com o aporte de matéria por conta da biotina e da vitamina B6 e deixa o cabelo com uma sedosidade incrível", afirma.
Como usar: Comece o ritual de tratamento com Inforcer pelo shampoo, aplicando-o sobre os cabelos molhados. Massageie gentilmente com as pontas dos dedos até formar espuma e enxágue. Retire o excesso de água dos fios e prossiga com a aplicação da máscara, espalhando uma porção do produto no comprimento e nas pontas. Distribua bem e massageie as mechas fazendo movimentos de enluvar. Deixe agir de 3 a 5 minutos, emulsione e enxágue. Em seguida, aplique o condicionador e aguarde de 2 a 3 minutos para enxaguar. Após remover todo o produto, finalize com o leave-in, que deve ser aplicado sobre os cabelos úmidos antes da modelagem com o secador ou chapinha, caso use.
Além da biotina: dicas extras de cuidados capilares diários para quem quer fazer o cabelo crescer
Além de usar produtos com biotina na composição, quem quer ter cabelos longos precisa incluir outros cuidados na rotina. O primeiro passo é reduzir danos que possam provocar o enfraquecimento dos fios. Por isso, se você modela os cabelos com chapinha, tente diminuir o uso dessa ferramenta e sempre aplique um leave-in com proteção térmica antes da modelagem. Também é importante reduzir o número de retoques de coloração ou mechas e sempre procurar um profissional para realizar o procedimento, além de evitar misturar a coloração com outras químicas.
Pequenos hábitos como lavar os cabelos com água quente, prender ou dormir com os fios molhados também podem enfraquecer a fibra capilar, causando quebra e distúrbios no couro cabeludo que atrapalham o crescimento capilar. Portanto, evite. Outra dica é fazer visitas regulares ao salão de beleza para realizar diagnósticos aprofundados e descobrir tratamentos que possam ser combinados com a biotina para crescer cabelo. A partir dessa avaliação, o profissional pode indicar cuidados complementares ou até mesmo um cronograma capilar para crescimento para que você consiga alcançar o comprimento desejado. Por fim, caso a quebra e dificuldade de crescimento persistam, vale conversar com um dermatologista para encontrar as possíveis causas e tratamentos.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quarta-feira 22 de setembro de 2021 - 18h05
Mais Dicas de experts

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados
Últimas matérias

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

Castanho médio acinzentado, natural ou dourado? Veja a diferença entre as nuances e saiba em qual apostar

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados