
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem sonha em adotar o cabelo ruivo sabe como um profissional especialista na coloração pode fazer toda a diferença no resultado. Se você é cabeleireiro e gostaria de se especializar em fios acobreados e avermelhados, a boa notícia é que a busca por esse tipo de tonalidade cresce a cada ano, então há muitas oportunidades de crescimento. No entanto, para direcionar a carreira para essa área, será preciso se preparar muito para elevar o nível do atendimento, aprender o máximo possível sobre diferentes tons de ruivos e oferecer um serviço acima da média sempre. Para te ajudar a chegar lá, reunimos 6 dicas certeiras para se tornar um cabeleireiro especialista na cor. Confira!
Veja também: as dicas de Bruno Galhardo para ser um cabeleireiro expert em loiros!
1) Estudar sempre para aprender técnicas e conhecer produtos
Os cabelos ruivos são clássicos e nunca saem de moda, mas isso não significa que sejam sempre iguais. A cada temporada, novas técnicas são desenvolvidas, novos produtos são lançados e novas tecnologias chegam aos salões de beleza, então é fundamental que o profissional especializado em ruivos se mantenha antenado. Além de acompanhar as novidades das marcas pela internet, é indispensável investir em cursos, workshops, masterclasses e treinamentos com grandes nomes da colorimetria para estar sempre preparado para oferecer os melhores resultados. Além de aprender tudo sobre ruivos, também vale a pena estudar visagismo, para saber como valorizar a beleza natural de cada cliente, e tratamentos para manter os fios saudáveis após a transformação. Assim, você consegue ter um domínio mais completo do assunto.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Acompanhar tendências de cabelos ruivos para reproduzir no salão
Um dos principais sinais de um cabeleireiro especialista é que ele sempre sabe quais visuais estão em alta, e com os experts em ruivos não seria diferente. Algumas nuances e técnicas ganham destaque em determinadas temporadas então acabam sendo mais pedidas nos salões de beleza, enquanto outras caem em desuso e já não transmitem mais tanta elegância. O cabeleireiro precisa estar pronto para criar a nuance de acordo com as expectativas da cliente, mas orientá-la a respeito das melhores opções para obter um resultado sofisticado e atual também faz parte do serviço,. Para isso, procure seguir nas redes sociais os perfis de cabeleireiros de todo o mundo que proporcionem inspiração para suas criações, assim como celebridades e it girls que possam servir de referência.
3) Personalizar as criações e referências para cada cliente ter um cabelo ruivo único
Um erro comum entre cabeleireiros especializados em um tema é desenvolver um estilo e querer replicá-lo em todas as clientes. "Você sempre tem que pensar na cliente como única, tem que dar o seu melhor para cada uma e atender a real necessidade dela", afirma a hairstylist Brunna Fabrício , embaixadora L'Oréal Professionnel. "Jamais você deve padronizar o seu trabalho, fazer todas as clientes iguais. Você tem que fazer cada uma com a sua característica", conta a expert. No caso dos cabelos ruivos, cada pessoa tem um tom de pele, uma cor de base nos fios, um formato de rosto, uma cor de olho, uma temperatura na coloração pessoal, um tipo de fio, um estilo de preferência, e todos esses detalhes devem ser levados em consideração na hora de criar um visual que a valorize ao máximo. Dessa forma, você conseguirá demonstrar seu talento e sua dedicação e ela ficará mais satisfeita com o resultado.
4) Presar pela saúde da fibra na hora de colorir o cabelo de ruivo
Um cabelo ruivo bonito não é apenas aquele que tem uma cor bem feita, mas sim aquele que também tem uma aparência saudável, sedosa, com brilho e vitalidade. Se os fios chegam na cor pedida pela cliente porém sem vida, opacos e com pontas enfraquecidas, o resultado nunca será tão satisfatório e duradouro. Por isso, um expert em ruivos precisa seguir alguns protocolos para assegurar a saúde da fibra capilar antes, durante e depois da transformação. Fazer um teste de mecha para avaliar a resistência do fio e realizar um diagnóstico capilar antes e depois da coloração para analisar o estado de saúde da fibra são cuidados indispensáveis, assim como o uso de bons produtos para garantir um resultado perfeito.
5) Orientar a respeito da manutenção do cabelo ruivo para proteger a cor
Além de criar o cabelo ruivo mais bonito possível no salão de beleza, o cabeleireiro expert na cor também precisa ensinar a cliente a cuidar do visual em casa. Indicar uma linha de produtos para cabelo colorido, como Vitamino Color Resveratrol , de L'Oréal Professionnel, vai ajudar a manter a nuance intacta por mais tempo, o que aumenta a satisfação da cliente. Orientar sobre quais hábitos evitar, como lavar o cabelo todo dia ou usar chapinha com frequência, também pode fazer toda a diferença. Por fim, não deixe de explicar a regularidade com que ela deve voltar ao salão para retocar a raiz, reavivar os pigmentos e tratar da saúde das madeixas com rituais exclusivos.
6) Criar um portfólio online no Instagram para divulgar seu trabalho
A melhor forma de um cabeleireiro divulgar seu trabalho e atrair novas clientes é divulgando no Instagram. Por isso, use seu perfil para compartilhar fotos das cores criadas, inspirações, dicas para cuidar, apostas de tendências, antes e depois e vídeos rápidos de transformações que possam interessar a quem visita sua página. Lembre-se de priorizar as postagens sobre cabelos ruivos, sempre com fotos de boa qualidade, para se tornar uma referência na área entre os seus seguidores. Assim, eles vão saber da sua especialidade e do seu talento, então vão te procurar quando quiserem adotar o visual com segurança e garantia de um bom resultado.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 08 de maio de 2020 - 10h22
Mais Área Pro

Um bom cabeleireiro deve ensinar essas 3 coisas para as clientes do salão de beleza

É melhor ser um cabeleireiro especializado ou atuar em todas as áreas? Saiba como decidir

4 práticas que os cabeleireiros devem adicionar à rotina de atendimento no salão de beleza
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada