
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Com o número cada vez maior de pessoas abrindo mão dos alisamentos e adotando a textura natural dos fios, cresce também a busca por cabeleireiros especializados em cabelos cacheados. Além de ser um mercado em expansão, essa é uma área carente em profissionais qualificados e versáteis, que compreendam e saibam lidar com a diversidade dos cachos. Para se encaixar nesse nicho, é preciso ir além de conhecer alguns modelos de cortes; a especialização exige dedicação e paixão pelo tema. Se você quer se tornar um(a) cabeleireiro(a) especialista em cabelo cacheado, confira as 5 dicas que separamos para te guiar!
Leia também: 7 dicas para se tornar expert em cortes para cabelo cacheado!
Dica 1) Estude as diferenças entre os tipos de cabelo ondulado, cacheado e crespo
Um erro comum entre os cabeleireiros é não compreender a diversidade do cabelo cacheado. Há muitos tipos de cachos diferentes, muitas vezes até em uma mesma pessoa, e entender as características de cada um é o segredo para criar visuais que combinem com as suas clientes. A classificação mais comum é o ABC das texturas, que inclui cabelos ondulados 2A, 2B e 2C, cabelos cacheados 3A, 3B e 3C e cabelos crespos 4A, 4B e 4C. A letra A indica textura mais aberta, a B costuma ser intermediária em sua categoria e a C indica curvatura menor. É importante entender bem todas as semelhanças e diferenças nessa classificação para conseguir atender melhor as clientes e oferecer serviços personalizados para suas necessidades e seus desejos.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Dica 2) Não subestime a importância de fazer cursos sobre o tema
Para oferecer o que há de melhor para suas clientes, é importante estar sempre se atualizando, estudando e aprimorando suas habilidades. Para quem quer se especializar em cabelos cacheados, assistir vídeos e ler apostilas pela internet são hábitos que ajudam muito bons para adquirir cada vez mais conhecimento, mas pode valer muito a pena investir em cursos e workshops também. Nesse tipo de evento, você consegue aprender diretamente com cabeleireiros e educadores que são referência na área, além de poder praticar e tirar dúvidas para aprimorar cada vez mais o seu serviço.
Dica 3) Cortar cabelo cacheado com perfeição exige prática
Cortar cabelos cacheados é um processo bem diferente do que é realizado nos cabelos lisos, e o único jeito de se tornar expert no assunto é praticando bastante. Mais do que seguir tendências, é preciso entender como aparar os fios de modo a valorizar o caimento dos cachos e aprender a cortar em modelos e estilos diferentes, já que cada cliente merece ter um visual personalizado para suas preferências. "Corte é algo muito particular da personalidade e do rosto da pessoa, então é tem que ser construído em conjunto", conta a hairstylist e Artista Redken Monique Adriane. "Eu não gosto muito isso de simplesmente seguir tendências, acho que a gente tem que escolher junto com a cliente aquilo que fica bem para ela, o perfil dela e a textura que os cachos dela têm", afirma.
Dica 4) Ensine suas clientes a tratarem e finalizarem os cabelos em casa
Quem tem cabelo cacheado, crespo ou ondulado sabe a importância de uma boa finalização para definir os cachos ou ondas, ajustar o volume de acordo com a preferência e realçar o brilho e o movimento dos fios. Por isso, como expert no assunto, você vai precisar orientar suas clientes sobre como tratar e estilizar os fios no dia a dia, quais produtos usar e como aplicá-los, especialmente depois de uma mudança grande no visual como um corte big chop. Mais do que vender produtos, o objetivo dessa interação é ensinar sua cliente a manter o visual que vocês construíram no salão de beleza para que ela consiga manter os fios do jeito que gosta e se sinta mais satisfeita com o resultado. Aproveite para responder possíveis dúvidas e mostrar que, mais do que vender seu serviço, você quer ajudá-la a conquistar o cabelo que sempre sonhou.
Dica 5) Saber colorir e fazer luzes no cabelo cacheado é um diferencial
Além de ser expert em cortes para cabelo cacheado, é muito importante que um especialista entenda também como colorir e fazer luzes nesse tipo de fio. Saber quais tipos de mechas mais valorizam os cachos, quais técnicas são mais indicadas, como colorir e descolorir os fios com o mínimo de dano possível, quais produtos usar na transformação e na manutenção e aprender o que muda nesse tipo de cabelo após a mudança faz toda a diferença no seu serviço e no seu atendimento. Quanto mais você puder expandir seu portfólio e seus conhecimentos, melhor. Assim, você consegue atender às necessidades de uma gama muito maior de clientes.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 12 de julho de 2019 - 10h59
Mais Área Pro

Cabeleireiros dão 4 dicas para ter um salão de beleza de sucesso

Dica para colorista: 8 cuidados que sua cliente precisa ter para não desbotar a cor do cabelo

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas
Últimas matérias

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos