
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O termo cabelo bronde se refere à mistura das palavras brunette e blonde, equivalentes a "castanho" e "loiro" traduzindo do inglês. Por isso, a expressão é usada para representar todas as cores de cabelo que, misturadas ou sozinhas, ficam exatamente no meio termo entre as tonalidades. Como o resultado não fica nem tão claro nem tão escuro, nem tão frio nem tão quente, o visual é perfeito para combinar com todos os tons de pele de maneira natural, moderna e sofisticada. Para conquistar esse efeito, é possível fazer luzes no cabelo castanho em tons mais claros ou optar por uma coloração global em um tom mais fechado de loiro escuro ou castanho claro. Esse meio termo é o segredo para conquistar um acabamento espetacular. Reunimos dicas para acertar ao adotar o visual bronde para todos os tons de pele. Confira e inspire-se!
Veja também: as melhores técnicas de mechas loiras para adotar o cabelo bronde!
Conheça os melhores tons do bronde hair para quem tem pele quente e clara
As peles quentes são aquelas que tem o fundo mais amarelado mesmo quando estão pálidas. Por conta disso, elas geralmente são combinadas com tons de loiro quentes também para harmonizar. "Eu aconselho procurar algo mais compatível com a pele; não a mesma cor, mas trabalhar sempre com temperaturas semelhantes", afirma o hairstylist Rafael Bertolucci, embaixador L'Oréal Professionnel. Sendo assim, na hora de fazer luzes no cabelo castanho, a dica é apostar em tonalidades como dourado, loiro mel, loiro bege e caramelo, que ficam entre o neutro e o quente e proporcionam mais naturalidade ao resultado. Rafael conta que também é fundamental que o cabeleireiro saiba equilibrar luz e sombra na criação do visual bronde. "Tem que evitar excessos - de mechas, de clareamento e até de raiz. Acho que uma proporção uniforme entre raiz, passagem de cor, pontas ligeiramente mais claras, é o que deixa o cabelo mais bonito", explica.
O segredo para manter o cabelo com luzes sempre bonito é se certificar de que eles estão bem brilhosos e sedosos, para valorizar a luminosidade da cor. Para cuidar das madeixas com mechas loiras, é preciso incorporar o hábito de fazer hidratação em casa na sua rotina de beleza. A descoloração pode deixar os fios mais secos, então o uso de uma máscara de tratamento como a da linha Blondifier, de L'Oréal Professionnel, ajuda a devolver a maciez e o brilho dos fios. Rica em polifenóis do extrato de Açaí, ela nutre e revigora a fibra capilar, conferindo um acabamento sedoso e radiante às madeixas enquanto protege a cor das luzes.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Os tons de bronde perfeitos para peles morenas e negras de base quente
Uma das principais preocupações de quem tem pele morena ou negra e quer clarear o cabelo para adotar o look bronde é a naturalidade do resultado. Para garantir esse efeito, Rafael indica trabalhar com tons mais fechados na hora de fazer as mechas loiras. "Para as negras de pele mais clara, eu aconselho evitar um loiro muito frio. O mais interessante seria um loiro natural, com nuances terrosas, para não gerar tanta distância da pele. Para as que têm a pele mais escura, eu aconselho trabalhar com nuances não tão contrastantes, em uma altura de 7, 6, partindo para uma morena iluminada, um loiro mais delicado, mais âmbar", recomenda.
Nesses casos, é ainda mais importante lembrar de manter a raiz escura e criar uma transição esfumada. Como os tons de loiro indicados para as mechas são mais próximos da cor da pele, a raiz esfumada vai preservar o contraste entre as nuances e evitar um resultado muito monocromático. Isso também facilita a manutenção, já que evita o surgimento de uma linha marcada quando os fios começam a crescer. "Até as mechas que saem da raiz precisam de uma transição, uma passagem de cor, um esfumado, para a mulher não ter que retocar toda hora", explica Rafael.
Peles claras de base fria combinam com cabelo bronde acinzentado
Ao contrário das peles quentes, as peles frias são as que tem base rosada, com veias levemente azuladas. Naturalmente versáteis, elas combinam com uma variedade grande de cores de cabelo. No caso das peles rosadas claras, o ideal é optar por um cabelo bronde mais suaves e com tons frios na hora de adotar o visual, para criar um contraste mais natural com a base do cabelo castanho. O loiro escuro natural é uma boa opção, assim como outras cores como manteiga, baunilha, loiro acinzentado e loiro areia, que têm um perfil mais neutro mas ainda ajudam a dar luminosidade ao rosto. "Para mechas, gosto dos estilos mais naturais, então aposto muito em técnicas como free hands ao ar livre, mechas ultrafinas como babylights, sempre com raiz esfumada", indica Rafael.
A tendência é que as mechas loiras no cabelo castanho fiquem amareladas com o passar do tempo por causa da oxidação natural da cor somada ao fundo de clareamento quente dos fios. Por isso, pode ser mais difícil manter os tons de loiro frio por muito tempo. Para resolver esse quadro, a melhor opção é usar o shampoo Blondifier Cool, rico em pigmentos roxos para neutralizar reflexos indesejados e manter a nuance fria e iluminada. A frequência indicada para o uso do shampoo varia de caso para caso, então conte com a orientação do seu cabeleireiro
Como escolher os tons de loiro para combinar o cabelo bronde com a pele morena ou negra de base fria
As peles negras e morenas de base fria e rosada combinam perfeitamente com tonalidades neutras, que misturam reflexos quentes e frios. Essa temperatura intermediária ajuda a evitar um efeito pálido e a valorizar a luminosidade natural da pele. Na hora de adotar o visual bronde, lembre-se de pedir ao cabeleireiro para apostar na raiz esfumada e criar mechas em degradê, clareando em direção às pontas.
O segredo da naturalidade é justamente manter as mechas mais afastadas da raiz, para que se misturem ao longo do comprimento em um efeito mais suave e preservem o contraste original. A tonalidades perfeitas para criar um resultado rico e multidimensional são o loiro champagne, o bege, o loiro escuro acinzentado e o castanho claro, que vão conferir um acabamento suave e sofisticado às mechas com mechas estilo bronde. Como a descoloração e a coloração dos cabelos pode acabar afetando a saúde dos fios e provocando o ressecamento, é importante apostar em produtos que reduzam esse tipo de dano para realizar o processo. Para isso, nossa dica é optar por INOA, a coloração sem amônia de L'Oréal Professionnel na hora de colorir as mechas. Sua fórmula é ideal para pigmentar o cabelo pós mechas pois não resseca os fios e ainda confere uma cor intensa, brilhosa e duradoura com efeito hidratante e respeito à saúde da fibra capilar.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 27 de novembro de 2018 - 14h55
Mais Bronde

Luzes acinzentadas em morenas: como adotar o cabelo escuro com mechas frias

Bronde hair em cabelo cacheado é a tendência perfeita para iluminar o visual com mechas loiras

Aposte no cabelo bronde para embarcar na tendência Hair Bronzing no verão
Últimas matérias

Preenchimento de pontas ralas funciona? Saiba tudo sobre o tratamento para ter cabelos longos

Cabelos longos, fortes e sem quebra: conheça Extreme Length, nova linha de Redken

Shampoo para cabelo com luzes: como escolher o melhor produto para cabelo com mechas

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios