
Charlles Lima

Hairstylist, especialista em cortes e Expert K
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Uma dúvida muito comum entre as donas de cabelos cacheados é entender se a necessidade maior dos fios é nutrição ou reconstrução. A verdade é que não existe um único tratamento que mantenha o cabelo cacheado sempre perfeito: o segredo para manter os fios saudáveis e bonitos é seguir uma rotina contínua de rituais que atendam as diferentes necessidades da fibra capilar. Muitas cacheadas apostam no cronograma capilar para cabelo cacheado, que é um planejamento que intercala o uso de máscaras de diferentes tipos a cada lavagem para diversificar os tratamentos. Quer você siga esse esquema ou não, pode surgir a dúvida: o que é mais importante para o cabelo cacheado, nutrição ou reconstrução?
Vale a pena entender um pouco sobre como cada tratamento atua nos cachos para saber que tipo de produto procurar. Reunimos as melhores dicas sobre o assunto para te orientar nesse processo. Confira!
Saiba mais: Shampoo para cabelo cacheado e crespo: como escolher, melhores ativos e como usar
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Nutrição para cabelo cacheado é o segredo para ter brilho e definição
A nutrição é o tratamento mais importante na rotina de cuidados com o cabelo cacheado. Muitas pessoas pensam que é a hidratação, que repõe a água do fio, mas a verdade é que a nutrição consegue ir além e repor também os nutrientes que o fio necessita para se manter saudável. Por isso, muitos cabeleireiros usam simplesmente o termo nutrição para englobar os dois efeitos. Todos os tipos de cabelos podem se beneficiar desse tipo de tratamento, mas os cacheados têm uma carência ainda maior desses ativos porque as curvas ao longo do fio dificultam a distribuição da oleosidade natural que vem da raiz. . Com isso, o comprimento e as pontas tendem a ficar secos - e é aí que entra a máscara de nutrição para devolver a maciez, realçar o brilho e diminuir o frizz.
Para garantir a dose certa de nutrientes para seus fios, aposte em um creme de nutrição em que ingredientes umectantes, ricos em lipídios e hidratantes sejam os principais ativos da fórmula. A combinação de mel de Manuka, glicerina e ceramidas da Masque Beurre Haute Nutrition, da coleção Curl Manifesto de Kérastase, é um exemplo de produto com essa proposta. "O mel de Manuka é um poderoso hidratante natural que melhora o brilho dos cabelos. Já a glicerina promove emoliência, definição e protege os fios, enquanto a ceramida reforça a barreira de proteção natural, ajuda a reter a umidade dos fios e promove maleabilidade", explica o hairstylist e Expert K Plus Charlles Lima. Graças a essa combinação de ativos, a máscara proporciona nutrição intensa que reduz o frizz, além de deixar os cachos sedosos, luminosos e mais fortes.
Outro cuidado muito importante para manter o cabelo cacheado nutrido é sempre aplicar um leave-in em óleo após o banho. Muitas mulheres têm o hábito de fazer uma finalização usando um creme para cabelo cacheado depois de lavarem a cabeça para que os cachos fiquem mais definidos e encorpados, então esse é o momento ideal para aplicar um pouco de óleo para prolongar a durabilidade dos efeitos da nutrição para cabelo cacheado e ainda garantir um acabamento sedoso para os fios. O leave-in Huile Sublime Repair, de Curl Manifesto, é uma ótima opção para cumprir essa função nos cabelos ressecados. Basta aplicar de 1 a 2 pumps nos cabelos úmidos ou secos, distribuindo uniformemente entre as mechas, e depois amassá-las de baixo para cima para estimular a definição dos cachos.
A reconstrução capilar torna o cabelo cacheado mais forte
A reconstrução capilar é indicada para fios que foram sensibilizados por luzes, uso de calor, coloração ou exposição ao sol sem proteção. É o tratamento responsável por repor a proteína perdida pela fibra para que ela se torne mais forte, consiga reter melhor os nutrientes em seu anterior e seja mais resistente a novos danos. Quem já coloriu ou descoloriu o cabelo cacheado provavelmente pode se beneficiar muito desse tipo de ritual, já que os fios provavelmente estão fragilizados, mas mesmo quem tem cabelos saudáveis pode apostar na máscara de reconstrução de vez em quando - sempre com a orientação do cabeleireiro para não sobrecarregar o fio com ativos.
O excesso de reconstrução pode deixar o cabelo cacheado rígido, então fique sempre atenta para usar a máscara com a frequência certa e invista em uma fórmula que trate o fio sem sobrecarregá-lo. Uma dica é investir em uma máscara de reconstrução capilar profissional, cujas fórmulas com tecnologia avançada são mais equilibradas e gentis com a fibra capilar. A máscara Résistance Thérapiste é a nossa sugestão para essa etapa da rotina de cuidados, pois sua fórmula profissional com a tecnologia de Fibra KAP + Sève de Résurrection é indicada para cabelos extremamente danificados e que precisam de um tratamento intensivo para recuperarem a força. O uso da linha Thérapiste, que também conta com um shampoo e um sérum para um tratamento reconstrutor completo, pode variar de acordo com a frequência com que você lava o cabelo e com o resultado do diagnóstico feito pelo cabeleireiro, mas no geral é indicado uma vez a cada 15-20 dias.
O cronograma capilar é ideal para equilibrar a nutrição e reconstrução na rotina
É importante intercalar a reconstrução com a nutrição porque uma precisa da outra para recuperar por completo a saúde do cabelo. A nutrição vai preservar a maciez, a definição e a maleabilidade do cabelo cacheado, enquanto a reconstrução vai garantir que esses nutrientes fiquem mais tempo dentro da fibra e vai fortalecer a estrutura para resistir à quebra. O resultado é um cacho muito mais saudável, sedoso e com movimento natural. Para isso, vale montar um cronograma capilar, que nada mais é do que uma tabela de organização da rotina de cuidados capilares, o que vai deixá-la mais equilibrada e facilitar o dia a dia.
Enquanto o creme para reconstrução capilar deve ser usado a cada 15 ou 20 dias, o creme de nutrição pode ser usado de uma a duas vezes por semana, de acordo com a sua frequência de lavagens, bem como o nível de ressecamento dos seus fios. Justamente por os cabelos cacheados serem naturalmente mais secos no comprimento e pontas, muitos experts indicam que a frequência máxima de três higienizações semanais é o suficiente para esses fios.
À medida que os tratamentos forem sendo realizados de forma adequada, as necessidades do cabelo podem mudar. Por isso, não deixe de visitar o salão de beleza ao menos uma vez por mês para fazer um diagnóstico capilar e reorganizar o seu cronograma com o auxílio de um profissional.
Marque um horário para cuidar dos cabelos no salão de beleza!
Publicada em: 16/09/2019
Atualizada em: 23/09/2021
Publicado por: Amanda Cardoso, Quinta-feira 23 de setembro de 2021 - 11h50
Mais Cabelos cacheados

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

Wolf cut em cabelo cacheado: 13 inspirações e dicas para finalizar os cachos

Cortes para cabelos cacheados: 10 modelos curtos, médios e longos para cachos tipo 3
Últimas matérias

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos

Mechas inversas: 15 fotos e dicas de como fazer a técnica para escurecer o cabelo

Cabeleireiros dão 4 dicas para ter um salão de beleza de sucesso