Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo com caspa no verão é um problema muito comum. A descamação do couro cabeludo geralmente é causada pela proliferação de um tipo de fungo que acelera a renovação da pele e provoca os flocos indesejados, mas muitos fatores típicos da estação do calor podem tornar esse quadro mais intenso.
Para lidar com o problema de forma adequada, o melhor fazer é apostar em dermocosméticos com ação direta sobre o couro cabeludo, como um shampoo anticaspa com uma fórmula que ajuda a equilibrar e acalmar a região. Além disso, vale a pena repensar alguns hábitos que podem estar acelerando a formação dos flocos brancos.
Para te ajudar nessa missão, reunimos tudo que você precisa saber sobre cabelo com caspa no verão. Confira!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cabelo com caspa no verão: entenda o porquê do quadro ser comum durante a estação
O cabelo caspa é caracterizado pela descamação e pelo surgimento de flocos brancos, que se desprendem do couro cabeludo e podem causar coceira e vermelhidão. Por mais que não haja comprovação científica de que o problema se torne mais recorrente no verão, existem algumas características da estação que podem explicar por que algumas pessoas notam a piora do problema nos dias mais quentes.
O couro cabeludo descamando acontece quando há uma proliferação acelerada de fungos, fazendo com que a região fique desequilibrada e irritada. Durante o verão, é comum que haja um aumento na produção de sebo por conta do acúmulo de resíduos na raiz, o que pode servir como um gatilho para estimular o surgimento da caspa. A melhor forma de reverter a situação é apostar em tratamentos específicos para a descamação, além de mudar alguns hábitos no dia a dia.
Use shampoo anticaspa para manter a descamação do couro cabeludo sob controle
Incluir um shampoo anticaspa na sua rotina é uma das melhores opções de tratamento para a descamação do couro cabeludo. Esse tipo de produto oferece ação de limpeza intensa, então consegue retirar o excesso de resíduos da raiz e equilibrar a região, reduzindo a proliferação de fungos indesejados. Na hora da aplicação, lembre-se de massagear o couro cabeludo suavemente para retirar os flocos brancos com cuidado.
Nossa dica é apostar no Bain Anti-Pelliculaire, da linha Spécifique Kérastase, cuja fórmula conta com piritionato de zinco e ácido salicílico para proporcionar ação antibacteriana e estimular a ação de agentes de defesa que reequilibram a saúde da pele. A composição sem silicone promove uma esfoliação leve e pode ser usada em todos os tipos de fio, oferecendo até 8 semanas de proteção contra a caspa recorrente. Para evitar que o cabelo volte a produzir oleosidade em excesso, tente lavar o cabelo com mais frequência durante o verão.
Evite prender ou cobrir o cabelo com caspa quando ele ainda estiver úmido
A umidade é um dos fatores que pode agravar muito a recorrência da caspa no verão. Ficar com o cabelo molhado depois de mergulhar no mar ou na piscina torna o couro cabeludo um ambiente quente e úmido, propício para a reprodução dos fungos, então esse hábito pode acabar agravando o problema. Por isso, evite ao máximo dormir com o cabelo molhado ou usar chapéus, bonés e lenços com os fios ainda úmidos, já que isso pode abafar a cabeça e piorar o problema.
Dê preferência a banhos mornos ou gelados ao lavar o cabelo com caspa
Outro detalhe que faz toda a diferença para o tratamento do cabelo com caspa é a temperatura da água durante o banho. Por ter uma ação super adstringente, o shampoo anticaspa tende a deixar os fios um pouco mais secos, e esse quadro é agravado se você usar água quente para lavar a cabeça. Essa situação pode causar o temido efeito rebote, que ocorre quando o corpo produz mais oleosidade para compensar o ressecamento. Com isso, você pode notar uma incidência maior de caspa. A dica é seguir a dica dos especialistas, preferindo lavar a cabeça com água gelada ou morna para não irritar ainda mais a pele.
Aplique condicionador e máscara apenas no comprimento para não agravar caspa no cabelo
Além do uso do shampoo anticaspa, é essencial seguir a rotina de cuidados normalmente para manter os fios saudáveis e macios. Para isso, o uso do condicionador e da máscara de tratamento algumas vezes na semana é fundamental. Mas, para evitar que esses produtos acumulem resíduos e façam a caspa parecer mais intensa, é preciso aplicá-los da maneira correta.
Por conta da fórmula mais hidratante e densa dos condicionadores e máscaras, a recomendação dos experts é distribuí-los apenas pelo comprimento e pontas. Tenha cuidado para não deixar os cremes entrarem em contato com a raiz, pois eles podem provocar um aspecto pesado e oleoso, além de estimular o acúmulo de impurezas na região e piorar a descamação do couro cabeludo.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Quarta-feira 13 de janeiro de 2021 - 18h21
Mais Tratamento de cabelo

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas
Últimas matérias

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas