
Val Cordeiro

Hairstylist, educador e ID Artist L'Oréal Professionnel. Especialista em corte e coloração
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você alisou os fios com formol e agora quer fazer algumas mechas? Segundo o ID Artist L'Oréal Professionnel Val Cordeiro isso exige muita atenção e cuidado e, nem sempre, é possível realizar o processo devido às diferentes químicas usadas nos dois procedimentos. Conversamos com o expert sobre o assunto e descobriu quais os riscos de descolorir fios previamente alisados. Confira!
Entenda os riscos de descolorir um cabelo alisado com formol
Como explicou o profissional, as químicas usadas no alisamento com formol e na descoloração, muitas vezes, são incompatíveis, o que cria danos profundos na fibra capilar e pode levar até a quebra. "As substâncias presentes nos dois processos podem ser perigosas, por isso, é indispensável fazer uma mecha-teste antes de investir em qualquer mudança, garantindo que a sua fibra capilar consegue passar pelo procedimento sem ser prejudicada", contou.
Quando a mecha-teste acusa que a mudança não deve ser realizada, a melhor opção é esperar até que a química saia completamente dos fios ou investir em outras alternativas para mudar. Uma mudança de corte, por exemplo, não oferece riscos para os fios alisados e pode transformar completamente seu visual.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Saiba por que você deve abandonar o formol de vez
Ter um cabelo liso e chapado é a vontade de muitas mulheres e, por isso, a escova progressiva virou um sucesso entre esse público. No entanto, os problemas causados pelo formol foram sendo notados com o tempo, como um aspecto mais engessado das madeixas e com a oleosidade destacada. "Essa substancia cria uma maquiagem na fibra capilar, impedindo que os nutrientes dos shampoos, condicionadores e máscaras usados em tratamentos penetrem o seu interior. Com o tempo, a região se torna muito sensibilizada e com danos", destacou o hairstylist Paulo Nunes.
Isso não quer dizer que não existem outras maneiras de manter os fios com o volume controlado e finalização chapada disponíveis no mercado. Entre os mais seguros e indicados estão os alisamentos feitos com tioglicolato, chamados de permanente, e os relaxamentos, que mantém a forma original do cabelo, mas controla sua densidade e garante um visual mais solto.
O que fazer enquanto espero a química sair dos meus fios?
A única forma de deixar seu cabelo livre do formol é esperar até que cresçam completamente e ir retirando as partes alisadas. Algumas mulheres investem, ainda, no big chop, que deixa as madeixas com aspecto natural bem curtinhas, mas sem qualquer tipo de química. Se você não pensa em fazer isso agora, nossa dica é deixar que a raiz em forma autêntica vá crescendo até chegar ao tamanho onde você deseja cortá-lo e, enquanto isso, investir em finalizações e penteados que disfarcem as texturas diferentes no comprimento.
Depois que as madeixas chegarem ao tamanho desejado, vale lembrar que estarão sensibilizadas e, por isso, investir em tratamentos profundos é indispensável. Aposte em máscaras específicas para recuperar cabelos danificados por procedimentos químicos, como a Absolut Repair Pós Química, de L'Oréal Professionnel , para fortalecer os fios e revitalizar a estrutura capilar.
Publicado por: Juliana Hansen, Quinta-feira 20 de abril de 2017 - 17h31
Mais Tratamento de cabelo

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!
Últimas matérias

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico

Tudo sobre loiro perolado: nuances, como apostar e como cuidar da cor

Day after: 6 penteados e dicas de finalização para cacheados, crespos e ondulados

16 antes e depois de castanho claro dourado e dicas para cuidar da nuance

Tudo sobre Blondage High Bright, lançamento de Redken para recuperar o brilho do cabelo loiro