
Fred Silveira

Hairstylist, make up artist e expert em loiros
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cuidar do cabelo com frizz em casa pode ser um desafio se você ainda tem dúvidas a respeito do quadro. Para evitar os fios arrepiados ou tratá-los para que não votem a aparecer, existem alguns hábitos que você pode inserir no dia a dia com relação à rotina de higiene e tratamento. Além disso, também vale a pena investir em alguns produtos de nutrição capilar para reforçar a proteção antiumidade do fio e selar as cutículas capilares.
Para te ajudar a montar a rotina perfeita e combater o frizz de uma fez por todas, reunimos respostas para 5 dúvidas comuns sobre o quadro. Confira!
Leia também: como a nutrição capilar pode tratar e evitar frizz
1) O que causa o frizz no cabelo?
Entender as causas do frizz no cabelo é o primeiro passo para saber como prevenir e tratar o quadro. De forma geral, os fios arrepiados surgem quando as cutículas ficam ressecadas e abertas, o que facilita a absorção de umidade do ar e provoca o desalinhamento. Esse cenário pode acontecer por diversos motivos, mas alguns dos mais comuns são uso frequente de ferramentas de calor, falta de nutrientes no cabelo e excesso de procedimentos químicos, que tornam a fibra mais ressecada e danificada.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Qual cabelo tem mais tendência a ter frizz?
Todo tipo de cabelo pode sofrer com o frizz, principalmente aqueles que são mais secos ou estão ressecados, mas a verdade é que existem alguns tipos de fio que têm uma tendência natural a desenvolver o quadro.
Quem tem cabelo cacheado ou crespo, por exemplo, costuma perceber fios arrepiados com mais frequência. Isso acontece porque a curvatura dos fios faz com que a oleosidade produzida no couro cabeludo tenha mais dificuldade de se distribuir de maneira uniforme pelo comprimento e as pontas. Com isso, os fios ficam ressecados com muita facilidade, perdendo a capacidade de reter nutrientes e se tornando mais sensíveis à absorção da umidade. É por isso que o cabelo cacheado precisa de mais nutrição capilar na rotina para se manter sedoso e alinhado.
3) Existe uma forma de acabar com o frizz rapidamente?
Para acabar com frizz no cabelo definitivamente, o melhor a se fazer é apostar no tratamento de nutrição capilar no dia a dia. O objetivo do ritual é devolver todos os nutrientes de que a fibra precisa para se manter saudável por dentro e macia e suave por fora. Por conta da reposição de lipídeos, a nutrição também consegue reforçar a camada de oleosidade natural que protege os fios dos agressores externos, diminuindo tanto o frizz quanto o ressecamento.
No entanto, mais do que uma solução rápida, o cabelo com frizz precisa de cuidados contínuos para que o problema não volte a acontecer. Por isso, é preciso mudar alguns hábitos do seu dia a dia. Evite usar ferramentas de calor com muita frequência, e sempre aplique um bom protetor térmico antes de ligar o secador ou chapinha. Também é bom evitar lavar a cabeça com água quente para não aumentar o ressecamento da fibra.
4) Quais são os melhores produtos para cabelo com frizz?
Os melhores produtos para cabelo com frizz são aqueles que desenvolvidos a partir de ingredientes nutritivos. "Gosto muito da linha Nutrifier , de L'Oréal Professionnel, com extrato de óleo de coco e glicerol, porque ela dá uma emoliência que há muito tempo eu não via em um produto", recomenda o hairstylist Fred Silveira, artista da marca. Sua fórmula de nutrição profunda restaura a hidratação natural dos cabelos e combate o ressecamento, proporcionando fios mais brilhantes, maleáveis e fáceis de desembaraçar.
Comece sua rotina pelo shampoo da coleção, que limpa e trata a fibra capilar sem deixá-la pesada ou rígida, de acordo com a necessidade. Em seguida, parta para o condicionador ou para a máscara. O primeiro é perfeito para uma hidratação leve no dia a dia, enquanto a segunda é mais indicada para um tratamento profundo e super concentrado em nutrientes. Finalize com o creme de pentear, cuja fórmula oferece proteção térmica até 230°C e potencializa o brilho das madeixas.
5) O atrito pode provocar frizz no cabelo?
Sim! Um dos grandes vilões que contribui para agravar o quadro de cabelo arrepiado e indisciplinado é o atrito. Seja por esfregar a toalha nos fios molhados ou prender o cabelo com um elástico muito apertado, a tração deixa as cutículas ainda mais desalinhada e dificulta seu processo de tratamento do frizz no cabelo.
Por isso, o melhor a fazer é prestar atenção a esses pequenos detalhes do dia a dia. Para começar, tenha cuidado na hora de pentear para não gerar fricção. Comece sempre pelas pontas, usando uma escova ou pente de madeira, e vá subindo gradualmente conforme desfaz os nós.
Na hora de secar, dê preferência a uma camisa de algodão ou toalha de microfibra para secar os fios e faça sempre movimentos suaves durante o processo. As cacheadas também podem se beneficiar muito da fronha de seda para impedir o atrito dos fios durante a noite e manter o cabelo sempre disciplinado.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Sexta-feira 27 de novembro de 2020 - 08h30
Mais Cabelo com frizz

Cabelo com frizz: 4 produtos indispensáveis para controlar os fios arrepiados

Como cuidar de cabelos cacheados com frizz: 6 dicas simples e eficazes para o dia a dia

Posso fazer escova progressiva para tratar o cabelo rebelde? Saiba a verdade sobre a química
Últimas matérias

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Trança em cabelo cacheado: 5 inspirações elegantes + dicas para dar brilho ao penteado

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez

Como fazer o cabelo crescer e evitar pontas afinadas: 5 dicas para manter os fios sadios sem ter que cortar

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar