
Rodrigo Motta

Hair designer, Expert K e especialista em reflexos saudáveis
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo com frizz nas pontas é um problema que afeta muitas mulheres, que não sabem o que fazer para tratar o quadro. Entre as principais causas do frizz está o ressecamento, que normalmente é uma reação do cabelo à umidade e que também pode ser provocado pelo excesso de lavagens ou uso frequente de ferramentas de calor sem proteção. Quer entender o que está por trás do frizz nas pontas do cabelo e como tratá-lo? Confira as dicas a seguir!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quais são as causas do cabelo com frizz nas pontas?
São vários os fatores que podem provocar o surgimento de frizz nas pontas do cabelo, e normalmente eles estão relacionados ao excesso de umidade no ar, que modifica a estrutura do cabelo e causa os fios arrepiados. Além disso, outra causa comum para o problema é o ressecamento, como explica o hairstylist e expert Kérastase, Rodrigo Mota: "O frizz é causado pela perda de água e nutrientes da fibra capilar, que ocorre pelo ressecamento natural causado por agentes externos como, vento, atrito ou ferramentas de calor extremo como modeladores e chapas, ou ainda por excesso de químicas como coloração e reflexo processados sem diagnóstico correto".
É importante, também, saber diferenciar o frizz das pontas duplas. Embora se confundam, as pontas duplas são um sintoma de que o cabelo está fraco e danificado, enquanto a presença de frizz nas pontas não necessariamente indica que os fios estão danificados, mas sim que sua textura está sendo alterada por conta da ação de agentes externos. Por isso, antes de iniciar um tratamento é importante consultar um hairstylit da sua confiança para que ele possa fazer o diagnóstico correto e te ajudar a tratar o problema de acordo com o seu caso.
Use produtos que mantenham os fios nutridos e protegidos da umidade para combater o cabelo com frizz nas pontas
A primeira dica para combater o frizz das pontas do cabelo é investir em produtos que mantenham os fios nutridos e que tenham ação antiumidade, pois essas propriedades ajudam a deixar as madeixas alinhadas durante o dia. No banho, você pode optar pelo shampoo Bain Óleo-Relax, de Kérastase, que contém os óleos de shorea e palma, que deixam o cabelo mais hidratado, além de contar com ação anti-frizz que impede que os fios percam a forma e fiquem indisciplinados. Para focar ainda mais nas pontas que estão sofrendo com o frizz, uma boa pedida é o Soin Óleo-Relax, de Kérastase, um óleo sem enxague que vai oferecer um controle duradouro do frizz e uma aparência brilhante e macia aos fios.
Evite lavar os fios todos os dias e usar água quente durante o banho para combater o frizz
Lavar o cabelo todos os dias pode estar agravando ainda mais o quadro de frizz no seu cabelo, já que o hábito colabora para aumentar o ressecamento do cabelo, que é uma das principais causas dos fios arrepiados. Isso porque o couro cabeludo produz uma oleosidade natural que mantém o cabelo saudável e hidratado. Quando lavamos o cabelo em excesso, essa camada lipídica é desregulada, deixando-a mais seca. Não existe uma frequência ideal que se aplique a todos os tipos de cabelo, mas se você está buscando acabar de uma vez por todas com o frizz nas pontas do cabelo, a dica é espaçar as lavagens, dando um intervalo de pelo menos um dia entre as higienizações. Nos dias em que lavar o cabelo, evite ao máximo a água quente durante o banho. A alta temperatura dilata as cutículas da fibra, facilitando a perda de água e nutrientes, o que pode agravar o quadro de ressecamento e os fios arrepiados. Por isso, opte pela água fria ou morna durante a higienização para manter a saúde do cabelo em dia e evitar o frizz.
Protetor térmico nos fios antes de usar ferramentas de calor evita o surgimento de frizz nas pontas
Assim como a água quente, o uso excessivo de ferramentas de calor sem proteção é um hábito que agrava o frizz nas pontas do cabelo. Por isso, aposte em um bom protetor térmico antes de secar e estilizar o cabelo para garantir que os fios se mantenham alinhados. Nossa dica é o L'Incroyable Blowdry, de Kérastase, que protege o cabelo de temperaturas até 230ºC e ainda ajuda a manter o styling intacto por mais tempo. Ele tem uma tecnologia que permite remodelar o penteado diversas vezes, já que sua ação é reativada pelo calor, além de ajudar a combater o frizz e deixar os cabelos muito mais alinhados. Uma dica extra na hora de secar o cabelo é lembrar-se de não deixar o jato quente no mesmo lugar por mais de 5 segundos para evitar que ele danifique o cabelo, além de sempre direcionar o jato da raíz às pontas e nunca o contrário, já que dessa forma você estará estimulando um acabamento mais polido e alinha as cutículas da forma certa, de modo que elas fiquem bem seladas e não absorvam a umidade.
Tratamento com máscara anti-frizz mantém o cabelo hidratado até as pontas
Um passo muito importante na rotina de cuidados do cabelo com frizz nas pontas é manter a hidratação em dia. Essa é uma ótima forma de repor a água perdida e deixar o cabelo mais macio e sedoso, combatendo a ação da umidade sobre os fios. Para fazer isso, experimente usar a máscara de tratamento Óleo-Relax, que tem tecnologia Nutri Huille e facilita o desembaraçar dos fios. Ela nutre a fibra capilar e deixa o cabelo mais maleável, proporcionando um controle antifrizz de longa duração. Para saber a frequência perfeita para usá-la como tratamento de combate ao cabelo com frizz nas pontas, não deixe de consultar o seu cabeleireiro.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Quinta-feira 26 de dezembro de 2019 - 14h26
Mais Cabelo com frizz

Cabelo com frizz: 5 dúvidas comuns sobre como tratar os fios arrepiados

Cabelo com frizz: 4 produtos indispensáveis para controlar os fios arrepiados

Como cuidar de cabelos cacheados com frizz: 6 dicas simples e eficazes para o dia a dia
Últimas matérias

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência