
Charlles Lima

Hairstylist, especialista em cortes e Expert K
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitas mulheres fazem mechas no cabelo como uma maneira de repaginar o visual sem passar por uma transformação radical. Além de serem mais duradouras do que uma coloração completa e de terem manutenção mais simples, as luzes podem ser feitas de dezenas de maneiras diferentes, então são super versáteis e combinam com todos os tipos de cabelo. No entanto, apesar de esse ser um processo muito popular, o assunto ainda gera muitas dúvidas.
Muitos mitos são difundidos pela falta de informação sobre certos assuntos, o que pode gerar medo e ansiedade sem necessidade. Para te motivar a perder o medo e adotar o visual iluminado dos seus sonhos, reunimos as respostas para as dúvidas sobre mechas mais ouvidas nos salões de beleza, além de fotos lindíssimas para te inspirar a se jogar nessa tendência. Confira!
Veja também: Fotos de antes e depois da tendência morena iluminada!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Fazer mechas deixa o cabelo ressecado?
Para fazer mechas no cabelo, é preciso descolorir os fios. Esse processo pode ser bastante agressivo à fibra capilar, o que em muitos casos resulta em ressecamento do cabelo. No entanto, com alguns cuidados, esse efeito colateral pode ser evitado. O primeiro e mais importante é seguir uma rigorosa rotina de cuidados pós-descoloração, o segundo é investir em produtos profissionais e específicos para cabelos descoloridos.
A dica do hairstylist Bruno Galhardo é a coleção Cicaextreme, de Kérastase, desenvolvida com ácido hialurônico duo e óleo da flor de Edelweiss para restaurar e nutrir intensamente os cabelos descoloridos e com mechas. Seu shampoo em creme tem textura suave que higieniza os fios sem ressecar ou causar rigidez. Já a máscara de tratamento restaura profundamente, devolvendo nutrientes perdidos pela fibra capilar durante a descoloração. "Suas moléculas muito menores conseguem preencher melhor as microerosões dos cabelos, com um poder mais elevado de tratamento e recuperação ainda mais rápida", comenta Bruno.
Quem tem cabelo com mechas não pode abrir mão de um bom leave-in para protegê-lo dos danos diários sem alterar a cor das luzes. Para manter a fibra saudável e os fios brilhosos no dia a dia, finalize o ritual de tratamento com o leave-in Cicaplasme e o Blond Huile. Juntos, eles fortalecem a fibra sensibilizada, oferecem proteção térmica e protegem os cabelos iluminados do ressecamento causado por fatores externos como o sol e a poluição.
Posso fazer mechas em casa?
Jamais! Essa nunca é uma boa ideia. Além de não garantir um resultado natural e elegante, pode ser extremamente perigoso para a fibra capilar. Sem o conhecimento técnico e a experiência de um profissional, você pode errar na quantidade de produto, ultrapassar o tempo de pausa e provocar danos graves aos fios, como manchas, ressecamento e até corte químico. Por isso, vale a pena agendar uma visita ao salão de beleza e realizar o procedimento com um cabeleireiro, que vai fazer um teste de mecha, usar os produtos adequadamente e entregar um resultado à altura das suas expectativas.
Qual é o melhor tipo de mechas para o meu cabelo?
Cada tipo de mecha proporciona um efeito diferente, então não existe estilo melhor ou pior. O que importa é o resultado que você deseja. No geral, a recomendação dos especialistas é apostar na naturalidade, no cabelo com luzes delicadas, na passagem de cor gradual. "Tem que haver uma transição esfumada, inclusive para não ter que retocar com tanta frequência" explica o hairstylist Rafael Bertolucci. Atualmente, as técnicas mais populares são ombré hair, o hair contour, a balayage e as babylights.
Se não souber qual estilo escolher, peça a opinião de um profissional. Saiba as diferenças entre elas:
- Ombré hair: nessa técnica, a cor natural da raiz é preservada e os cabelos são iluminados em um degradê que vai do comprimento às pontas. Como o nível de clareamento aumenta gradativamente, as pontas têm um clareamento mais intenso em relação ao comprimento.
- Hair contour: "contorno de cabelo" em tradução livre, essa técnica tem como objetivo realçar o contorno do rosto com mechas estrategicamente localizadas nas laterais da face.
- Balayage: bastante conhecida, a balayage é uma boa aposta para quem quer um cabelo com mechas bem naturais e sem marcações. Nela, são feitas mechas finas, da raiz às pontas, que se mesclam ao restante do cabelo.
- Babylights: outra opção para quem quer fazer mechas no cabelo com bastante naturalidade, as babylights são feitas da raiz às pontas e distribuídas estrategicamente pelos fios para simular um efeito de cabelo naturalmente iluminado.
Como cuidar do cabelo com luzes?
Para evitar efeitos indesejados como luzes amareladas, cabelo ressecado e pontas espigadas, vale a pena investir em uma linha de tratamento voltada para a manutenção do cabelo com luzes, como Cicaextreme, além de outros produtos voltados para o fortalecimento e proteção do cor do cabelo descolorido.
Uma dica é montar um cronograma capilar para cabelo com mechas com o auxílio do seu cabeleireiro, o que vai te possibilitar alternar o uso de Cicaextreme com outra linha indicada para o seu tipo de cabelo. É importante usar a máscara de tratamento de uma a duas vezes por semana, já que os cabelos descoloridos têm maior deficiência de nutrientes. "Quanto mais claro maior a necessidade de tratamentos de força e reconstruções. Produtos reconstrutores devem ter preferência na rotina de tratamentos", comenta Bruno Galhardo.
Também é importante seguir cuidados básicos como não usar água quente para lavar as madeixas e sempre usar um leave-in com proteção térmica antes de modelar os fios com chapinha, babyliss ou secador. O hairstylist ainda destaca a importância de fazer visitas periódicas ao salão de beleza para tratamentos intensivos feitos por um profissional, especialmente após expor os fios à água de mar ou piscina, que devem ser evitadas ao máximo para preservar a cor, a maciez e o brilho do cabelo com mechas.
Marque um horário no salão de beleza para fazer luzes no cabelo!
Atualizada em: 29/09/2021
Publicado por: Amanda Cardoso, Quarta-feira 29 de setembro de 2021 - 17h22
Mais Dicas de experts

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões