
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem tem cabelo oleoso na raiz sabe que pode ser um desafio manter os fios limpos e saudáveis, especialmente se tiver o couro cabeludo sensível por conta das lavagens frequentes. A melhor forma de lidar com o quadro é entender como acontece esse acúmulo de oleosidade e escolher os produtos certos para controlar a produção de sebo sem correr o risco de ressecar a fibra nem a pele da região. Além disso, também é importante repensar alguns hábitos do dia a dia se o seu objetivo é manter os fios leves, bonitos e higienizados por tempo prolongado. Para te ajudar nessa missão, reunimos algumas dicas valiosas do que fazer para lidar com o cabelo com raiz oleosa. Confira!
Leia também: o que provoca a sensação do couro cabeludo dolorido?
1) Cabelo com raiz oleosa? Escolha o um shampoo antioleosidade para o dia a dia
O primeiro passo para tratar o cabelo com raiz oleosa em casa é escolher um bom shampoo anti-oleosidade para usar durante o banho. Esse tipo de produto funciona limpando profundamente o couro cabeludo para restaurar seu equilíbrio, o que reduz a produção de sebo sem ressecar demais. Nossa dica é apostar no Pure Resource, de L'Oréal Professionnel, cuja fórmula balanceada permite o uso diário sem desgastar as madeixas. Com tecnologia exclusiva Balance System, ele cria um filme lipídico que nutre e protege o couro cabeludo das agressões do dia a dia, removendo suavemente a oleosidade e deixando os cabelos leves e com muito movimento. Por contar com citramina em sua composição, ele também consegue acalmar a pele e remover os resíduos de produtos que podem ter se acumulado na fibra, proporcionando a sensação de refrescância e limpeza.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) A frequência com que você lava o cabelo com raiz oleosa faz diferença
Uma dica importante para lidar com o cabelo com raiz oleosa é evitar lavar a cabeça com mais frequência do que o necessário. Por mais que muitas pessoas tenham o costume de lavar o cabelo diariamente para restaurar a aparência limpa, a verdade é que o excesso de higienizações pode enfraquecer a proteção natural da fibra. A longo prazo, esse hábito pode gerar o temido efeito rebote, que acontece quando o couro cabeludo entende que o cabelo não está retendo a oleosidade e produz ainda mais sebo para compensar.
Se você só lava a cabeça todo dia por hábito, vale a pena conversar com o seu cabeleireiro de confiança para fazer uma avaliação individualizada e encontrar a frequência de lavagens que funcione no seu caso. Experimente lavar dia sim, dia não para ver como os fios se acostumam com a nova rotina; se quiser, vá aumentando gradualmente os intervalos. Também é muito importante dar preferência à água morna ou fria durante o banho, já que as temperaturas mais altas podem ressecar a fibra e estimular o efeito rebote. Caso prefira, tome o banho morno e direcione um último jato frio no cabelo: além de selar as cutículas, esse truque ajuda a deixar os fios mais brilhosos e com a aparência hidratada.
3) Não aplique produtos na raiz do cabelo oleoso para não desequilibrar o couro cabeludo
Para manter o couro cabeludo limpo e controlar a oleosidade da raiz, evite aplicar produtos de styling ou hidratação na região. Usar fórmulas que não são próprias para contato com o couro cabeludo pode provocar acúmulo de resíduos, obstruir os folículos capilares e fazer com que os fios produzam ainda mais óleo, agravando o aspecto pesado e residual das madeixas. Condicionador e a máscara, por exemplo, devem ser usados apenas no comprimento e pontas, sempre com enxágue abundante em seguida para retirar qualquer excesso que possa ter ficado entre as mechas. O mesmo vale para os leave-ins, óleos e cremes de pentear, que são ótimos aliados para a saúde capilar mas devem ser aplicados longe da raiz para não desregular a produção de oleosidade das glândulas. Nessa área, use somente produtos desenvolvidos especialmente para o cuidado com o couro cabeludo, como é o caso de máscaras com efeito antiqueda e ampolas de tratamento, sempre prestando atenção às instruções da embalagem antes de aplicá-los para não exagerar na dose.
4) Disfarce a raiz oleosa do cabelo com shampoo seco e penteados
É possível deixar o couro cabeludo saudável e manter a raiz oleosa sob controle mesmo durante os intervalos entre as lavagens. Para fazer isso, o mais indicado é apostar nos produtos que prolongam a sensação de fios limpos e tragam um efeito refrescante às madeixas, como é o caso do shampoo seco. Esse tipo de fórmula age absorvendo a oleosidade para revitalizar a aparência da fibra e dar volume na medida certa até a próxima lavagem. Uma cera em pó como Super Dust , de L'Oréal Professionnel, também é uma boa opção para proporcionar um aspecto encorpado e revitalizado aos fios. "Gosto muito dele porque ele não deixa uma sensação de produto no cabelo, independente da quantidade usada, parece que é o movimento natural", afirma o hairstylist Washington Nunnes , embaixador da marca. Outra forma de lidar com o intervalo entre as higienizações é apostar nos penteados ou acessórios. Além de disfarçar o acúmulo de sebo na raiz, tranças, rabos de cavalo, tiaras e faixas também são perfeitos para variar o visual do dia a dia e complementar o look de acordo com a ocasião.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Terça-feira 07 de julho de 2020 - 09h00
Mais Tratamento de cabelo

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

É melhor pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?

Vai viajar? Veja 6 cuidados que você precisa ter com o cabelo na viagem
Últimas matérias

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos