
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Se você está com o cabelo danificado e não consegue reverter a situação, pode ser que esteja cometendo alguns erros na sua rotina de cuidados. Usar boas máscaras de tratamento é apenas um passo para a recuperação da saúde dos fios, mas as hidratações precisam ser complementadas com boas práticas de cuidados capilares, que vão desde a escolha do shampoo até a finalização. Pensando nisso, listamos algumas dicas da hairstylist e embaixadora de L'Oréal Professionnel Vivi Siqueira do que não fazer ao cuidar do seu cabelo. Confira!
1. Usar shampoo antirresíduos com frequência pode ressecar o cabelo
Muitas pessoas acreditam que usar shampoo antirresíduos frequentemente é uma boa prática para manter os fios e o couro cabeludo bem limpos, mas não é bem assim. Segundo a hairstylist Vivi Siqueira, isso é um erro que deve ser evitado. "O uso do antirresíduo pode causar ressecamento e desbotar sua cor. Evite o excesso", comenta. Produtos como esse, que fazem uma limpeza mais agressiva, devem ser usados esporadicamente, apenas quando houver a necessidade de uma limpeza profunda. No dia a dia, prefira shampoos hidratantes e nutritivos, como o shampoo com óleo de coco da linha Nutrifier, ou algum produto específico para o seu tipo de cabelo, indicado pelo seu cabeleireiro.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. Prender o cabelo molhado ou com excesso de força quebra os fios
Uma prática que pode estar deixando o seu cabelo danificado - ou atrapalhando o processo de recuperação da saúde dos fios - é prender os fios molhados ou com força excessiva. Prender o cabelo molhado facilita a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, o que pode deixar a região irritada, causar o enfraquecimento e a quebra dos fios. O mesmo acontece com o ato de prender os cabelos com muita força: de acordo com Vivi, o excesso de tração pode marcar os fios e também deixá-los quebradiços. A alopecia de tração é uma patologia que pode surgir do uso de penteados muito apertados com frequência, causando a perda de cabelo acentuada e falhas na cabeça.
3. Lavar o cabelo com água quente deixa o cabelo danificado e oleoso
Quando o assunto é cabelo danificado, a água quente é uma das principais vilãs. "É uma prática muito comum entre a mulherada. Mas a água muito quente estimula a oleosidade dos fios", afirma. Consequentemente, pode causar caspa, seborreia e outros distúrbios que prejudicam a saúde e a aparência dos fios. Além de estimular a oleosidade do couro cabeludo, a água quente intensifica os danos na fibra capilar, já que deixa as cutículas dos fios mais abertas.
4. Descolorir o cabelo com produtos sem sistema de proteção é erro comum
Outro erro bastante comum e que pode deixar os cabelos extremamente danificados é descolorir os fios com produtos sem sistema de proteção. Também conhecida como Plex, essa tecnologia ajuda a evitar danos profundos à fibra capilar durante a descoloração, que é um dos procedimentos químicos mais intensos para os fios de cabelo.
Para Vivi Siqueira, o Plex é indispensável em qualquer processo de descoloração. Por isso, é essencial descolorir os fios no salão de beleza, usando produtos profissionais que são os que contém essa tecnologia. A hairstylist dá o exemplo do Smart Bond, o Plex de L'Oréal Professionnel, usado com os descolorantes da linha Blond Studio. "Para qualquer ato de descoloração dos fios é necessário usar um Plex. O Smart Bond é o Plex L'Oréal Pro que protege os fios do seu cabelo durante o processo da descoloração", conta.
Além de um bom sistema de proteção durante a descoloração, os cabelos loiros precisam de uma rotina de cuidados diferenciada. Por isso, se você quer um cabelo loiro saudável e com brilho, não deixe de seguir um cronograma capilar com produtos específicos para fios descoloridos, como a máscara Blondifier Gloss, que nutre profundamente e previne o desbotamento da cor graças a sua fórmula com polifenóis de açaí, que é um ativo antioxidante. "É preciso seguir um cronograma sério onde Blondifier entra no quesito nutrição", recomenda a hairstylist.
5. Usar chapinha e babyliss com frequência piora o estado do cabelo danificado
Chapinha, babyliss e secador são muito úteis na estilização dos cabelos. Mas como destaca a hairstylist Vivi Siqueira, o uso frequente é um erro que pode danificar o cabelo. Ressecamento, excesso de frizz e pontas duplas são os danos mais comuns em fios muito processados com ferramentas de calor. Em cabelos extremamente danificados por esses aparelhos, também pode haver porosidade e quebra. Para evitar esses danos, prefira usar chapinha, babyliss e secador apenas quando for realmente necessário, como para fazer um penteado especial para uma festa ou ocasião importante.
A hairstylist também ressalta a importância de proteger os fios com um leave-in com proteção térmica, como o spray 10-in-1 Oil da linha para cabelos danificados Absolut Repair Gold Quinoa + Protein que, além de proteger, retém as propriedades restauradoras dentro da fibra capilar, nutre e confere maciez e brilho aos fios.
Publicado por: Amanda Cardoso, Segunda-feira 17 de janeiro de 2022 - 12h19
Mais Dicas de experts

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa
Últimas matérias

Penteados para festa junina: 6 opções moderninhas e fáceis de fazer

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

Cabelo curto iluminado: 5 combinações de cor e corte que vão te conquistar

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022