
Rafael Wanick

Hairstylist, beauty artist e Expert K Plus
Squasso Centro de Beleza e Spa

(21) 2611-1050

Rua Cel.Moreira César, 251, lj 113 - Icaraí -Niterói (RJ)

https://www.instagram.com/rafaelwanick/
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A melhor forma de cuidar do cabelo danificado em casa é entender o que pode estar causando o problema. A fibra capilar pode sofrer com vários tipos de dano, que vão desde o ressecamento até a quebra provocada pela fragilidade e pela perda de massa capilar.
Cada um desses quadros precisa ser tratado com ativos específicos para garantir resultados eficazes e duradouros. Por isso, vale a pena conhecer quais são os danos capilares mais comuns, seja por conta do excesso de químicas ou por maus hábitos, para definir como contorna-los e evita-los.
Para te ajudar, reunimos 6 tipos de danos que os fios podem sofrer e dicas de expert para recuperar a integridade das madeixas de uma vez por todas. Confira!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
1) Cabelo ressecado sofre com perda de água e toque áspero
O ressecamento é um dos problemas mais comuns entre as mulheres que estão com o cabelo danificado. Ele acontece quando os fios não conseguem reter uma quantidade suficiente de água dentro das cutículas para hidratar a fibra por dentro e dar as condições necessárias para que ela se mantenha saudável e sedosa por fora. Por conta disso, as madeixas ganham um toque áspero, seco e até mesmo com o temido aspecto espigado.
Para evitar que o dano se agrave, o melhor a se fazer é incluir a hidratação capilar na sua rotina. Nesse caso, vale a pena investir em máscaras de tratamento que ofereçam ativos nutritivos. Além de hidratar os fios profundamente, ativos como o ácido hialurônico, por exemplo, ainda incluem a ação preenchedora que vai deixar os fios muito mais macios, densos e maleáveis.
2) Sensibilidade no couro cabeludo pode causar dor e irritação
Quando se trata de cabelo danificado, outro problema que pode acontecer é a sensibilidade no couro cabeludo. O quadro pode acontecer por diversos fatores ligados ao estresse, genética e estilo de vida, além de acúmulo de resíduos e procedimentos químicos, e em geral ele inclui alguns sinais como dor, coceira e vermelhidão.
Como o problema pode ser muito desconfortável no dia a dia, vale a pena investir nos produtos certos para revertê-lo. A melhor dica é usar um shampoo sem sulfato que ofereça uma limpeza profunda para retirar o acúmulo de resíduos e proporcionar uma sensação revitalizante e refrescante.
3) Cabelo rígido e sem maleabilidade indicam excesso de queratina
Você já percebeu o cabelo rígido, duro e sem emoliência? Esse aspecto pode significar que o cabelo danificado está com excesso de queratina, a proteína que compõe a estrutura capilar. O quadro normalmente acontece pelo uso excessivo de produtos de reconstrução capilar, mas é possível revertê-lo usando os ativos certos.
Para isso, invista em fórmulas ricas em nutrientes que recuperam a elasticidade das madeixas, colaborando para deixar o fio mais maleável e macio desde o couro cabeludo. "Se a gente usa uma coleção de reconstrução em excesso o cabelo pode ficar um pouco rígido, então é preciso devolver maleabilidade para o fio através da nutrição", explica Rafael Wanick, hairstylist e expert Kérastase.
4) Opacidade é um dos tipos de danos mais comuns entre cabelos danificados
O cabelo sem brilho, opaco e sem vida é um incômodo muito comum entre quem está com o cabelo danificado. Essa aparência pode surgir por vários fatores, que vão desde lavagens incorretas no dia a dia até o uso frequente de ferramentas de calor sem proteção térmica. Seja qual for o motivo, a boa notícia é que você consegue reverter o aspecto opaco com facilidade.
Nossa sugestão para recuperar o brilho da raiz às pontas é apostar em uma coleção de produtos que ofereça maciez, toque suave e brilho luminoso por meio de uma revitalização completa. Vale a pena buscar por fórmulas que também ofereçam proteção antioxidante para evitar que os agressores externos voltem a deixar o cabelo opaco.
5) Cabelos frágeis e quebradiços provavelmente estão danificados
Um dos principais sinais de um cabelo danificado é a fragilidade. Quando a fibra capilar perde muitos nutrientes e proteínas, seja por conta do excesso de químicas ou de ferramentas de calor, sua estrutura fica prejudicada e ela se torna mais fraca.
Como resultado, o cabelo fica mais propenso a alguns problemas como quebra e formação de pontas duplas, prejudicando tanto a saúde interna quanto a aparência externa dos fios. Por isso, o ideal é buscar tratamentos com ingredientes regeneradores, que ajudem a fortalecer a fibra, reforçar as madeixas sensibilizadas e melhorar sua elasticidade.
6) O afinamento capilar é um dos tipos de danos mais comuns
Conquistar um cabelo denso, volumoso e cheio de movimento é o sonho de muitas pessoas, mas nem sempre é fácil de obter. Se você está sofrendo com afinamento das pontas, pode ser um sinal de que está com o cabelo danificado. O principal sintoma do quadro é perceber que os fios estão mais ralos, finos e sensíveis do que de costume, especialmente da metade do comprimento para baixo. Nesse caso, é preciso apostar em produtos com foco em restaurar a densidade capilar, que proporcionem ação preenchedora para recuperar a massa da fibra e a aparência encorpada da raiz às pontas.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Terça-feira 01 de dezembro de 2020 - 15h43
Mais Cabelos danificados

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Cabelo em transição precisa de quê? 3 cuidados especiais para fios em crescimento

Reconstrução para cabelo com luzes: os segredos para recuperar a forca das mechas loiras
Últimas matérias

Como fazer o cabelo crescer e evitar pontas afinadas: 5 dicas para manter os fios sadios sem ter que cortar

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer

Cabelo cacheado masculino: 3 ideias atuais de cortes + dicas para cachear os fios

Corte chanel em cabelo claro: 15 fotos do visual em loiros e castanhos + dicas para estilizar os fios