
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Se você tem percebido o cabelo danificado após fazer luzes, com aspecto sem vida, quebradiço e opaco, a causa pode estar ligada a maus hábitos como clarear os fios sozinha em casa, retocar as mechas com muita frequência ou não seguir uma rotina de cuidados adequada no dia a dia - mesmo já fazendo reflexos há muitos anos. Seja qual for o caso, a boa notícia é que é possível sim tratar o cabelo para restaurar a saúde, a força e a maciez da fibra, desde que você se comprometa com uma manutenção contínua. Para te ajudar, reunimos 5 dicas práticas para cuidar das madeixas que ficaram fragilizadas com o clareamento. Confira!
Saiba mais: entenda as diferenças entre o cabelo com danos leves, médios e avançados!
1) Evite retocar as luzes no cabelo danificado com muita frequência
Se o cabelo com luzes está danificado, o primeiro cuidado que você deve tomar é evitar ao máximo realizar qualquer tipo de química nos fios. Esqueça a ideia de que uma progressiva vai ajudar a tratar ou melhorar o aspecto das madeixas; seja clareamento, alisamento ou outro procedimento, ele só vai sensibilizar ainda mais a fibra que já está fragilizada, podendo até provocar uma quebra ou um corte químico. Por isso, o ideal é espaçar ao máximo os retoques das mechas para dar tempo de tratar bastante as madeixas no intervalo, então converse com seu cabeleireiro para encontrar o melhor período para agendar a manutenção da cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Lavar o cabelo danificado com bons produtos faz toda a diferença
A única forma de tratar o cabelo danificado por luzes é seguindo uma rotina de cuidados constantes. É investindo em produtos de qualidade e usando-os regularmente que você consegue resultados duradouros para as madeixas. "Quem tem mechas e químicas precisa de produtos que reponham as proteínas nos fios, e para isso eu adoro a linha Extreme , de Redken", afirma o hairstylist e artista da marca Guilherme Araújo. A fórmula tem ação fortificante e inclui RCT Protein Complex, que trata o fio desde a raiz até as pontas para proporcionar mais resistência, maciez e elasticidade. Ela também pode ser intercalada com outra de sua preferência, dependendo da frequência com que você lava a cabeça. De uma forma geral, a dica dos experts é evitar a lavagem diária para não ressecar ainda mais as madeixas, mas a recomendação pode variar de acordo com a avaliação feita pelo cabeleireiro.
3) Usar máscara de reconstrução no cabelo com luzes pelo menos uma vez na semana é indispensável
Ao descolorir o cabelo para fazer luzes, não são só os pigmentos naturais que são retirados do fio; nutrientes e proteínas também são perdidos, o que pode provocar danos e levar à quebra com o passar do tempo. Por isso, é muito importante usar uma máscara de reparação e reconstrução depois para reforçar a estrutura da fibra, reparar as áreas danificadas e ajudar na retenção de novos nutrientes e lipídios. Duas ótimas opções para esse tratamento são a máscara Extreme , que tem ativos concentrados de proteína de soja e aminoácidos para tornar o cabelo até 15x mais forte, e a Mega Mask Extreme , que conta com uma tecnologia própria para tratar o fio de forma mais profunda, intensa e duradoura. O ideal é utilizar uma dessas fórmulas pelo menos a cada 7-10 dias para garantir resultados cada vez melhores.
4) Evitar uso de secador, chapinha e babyliss no cabelo danificado ajuda na recuperação dos fios
Quando o cabelo com luzes está danificado, é importante evitar ao máximo provocar novos danos. O uso de secador, chapinha e babyliss, por exemplo, pode acabar enfraquecendo ainda mais os fios e piorando o quadro, então o ideal é reservar esses aparelhos apenas para ocasiões especiais ou para quando as madeixas estiverem mais saudáveis. Se essa não for uma possibilidade, lembre-se de sempre aplicar um leave-in com proteção térmica primeiro. Dê preferência a uma fórmula de ação fortificante, que colabore com o tratamento, como AntiSnap , da linha Extreme de Redken. Voltado especialmente para fios quimicamente processados e com pontas duplas, ele vai preservar a integridade da fibra para evitar a quebra e garantir um acabamento mais sedoso. Basta aplicar uma pequena quantidade nas palmas das mãos e massagear pelo comprimento e pelas pontas dos cabelos úmidos, depois prosseguir com o styling normalmente.
5) Visitar o cabeleireiro regularmente
Seu maior aliado no processo de recuperação do cabelo danificado após fazer luzes será o cabeleireiro. Ele será o responsável por fazer um diagnóstico atualizado da saúde dos fios cada vez que você for ao salão de beleza, cortar as pontas duplas e fragilizadas gradualmente e realizar tratamentos com técnicas e produtos profissionais para acelerar os resultados e garantir o máximo de saúde, brilho, força e maciez às madeixas. Por conta disso, lembre-se de visitá-lo sempre que possível, pelo menos uma vez a cada 40 dias, e siga rigorosamente suas recomendações em casa para conquistar os cabelos saudáveis e iluminados dos seus sonhos.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 06 de abril de 2020 - 10h00
Mais Dicas de experts

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico
Últimas matérias

Loiro platinado e perolado: saiba as diferenças entre os tons de loiro claro

20 penteados para um festival de rock: coques, tranças e rabos de cavalo para cabelos curtos, médios e longos

Esses 3 passos vão recuperar o brilho do seu cabelo loiro em casa!

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir