
Bruno Galhardo


Hairstylist e expert Kérastase no Brasil
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O envelhecimento da pele é uma preocupação comum, mas você sabia que o cabelo também envelhece? Com o passar do tempo, os fios vão crescendo mais lentamente e têm mais dificuldade em produzir colágeno e elastina, o que causa afinamento e perda de densidade capilar.
Para reverter o quadro e recuperar o brilho, a maciez e massa da fibra, o ideal é seguir uma rotina de tratamentos completa no dia a dia. O mais indicado pelos experts é apostar em produtos enriquecidos com ingredientes que retardam o desgaste dos fios e restauram sua vitalidade. Abaixo, reunimos as melhores dicas sobre como identificar, prevenir e tratar o envelhecimento capilar. Confira!
Veja também: descubra como funciona o envelhecimento capilar e o que muda nos fios ao longo da vida
Cabelo envelhece? Entenda como os fios perdem força e vitalidade
Para muitas pessoas, descobrir que cabelo envelhece pode ser uma surpresa. Assim como a pele, os fios também são formados por células que vão diminuindo seu ritmo natural de renovação conforme o tempo passa. Por conta da dificuldade de produzir proteínas, as mechas ficam cada vez mais frágeis e sensíveis à quebra.
Esse processo está ligado a fatores internos do corpo, como a idade e a genética, mas também pode ser influenciado por alterações hormonais e hábitos do dia a dia, como o tabagismo, o estresse, a exposição ao sol e a falta de cuidados com os fios. A boa notícia é que é possível montar uma rotina em casa com foco em prevenir o envelhecimento capilar.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quais são os sinais de cabelo envelhecido?
Identificar os sinais de cabelo envelhecido é o primeiro passo para montar a rotina de cuidados adequadas para reverter o problema. Com a desaceleração no metabolismo, a fibra capilar não consegue produzir proteínas responsáveis por encorpar e dar massa aos fios. Com isso, você pode perceber o cabelo ralo, afinado e frágil, além de demorar mais tempo para crescer e começar a ficar grisalho.
Outros sintomas do problema incluem fios ásperos, porosos e com a aparência opaca. Diferente do cabelo danificado, os sintomas do envelhecimento capilar podem ser observados da raiz às pontas. Esse tipo de fio apresenta alterações em toda a sua estrutura, que pode se tornar quebradiça e sensível ao toque.
Envelhecimento capilar: como cuidar dos fios para recuperar o brilho e o toque sedoso
O cabelo envelhece naturalmente, mas isso não significa que você deva parar de cuidar da saúde capilar. Muito pelo contrário: a melhor forma de retardar esse processo e recuperar brilho e maciez é incluir os produtos certos na sua rotina. A dica dos experts é apostar em fórmulas ricas em ingredientes revitalizadores, como é o caso do ácido hialurônico.
"O ativo é excelente para ação anti-aging, anti-envelhecimento. Ele consegue restaurar a estrutura capilar de dentro para fora e deixar o cabelo mais saudável, hidratado e encorpado", explica o hairstylist Bruno Galhardo, expert Kérastase.
Produtos ricos em vitamina E também são ótimas opções, já que protegem os fios dos agressores externos, evitam a degeneração da fibra e melhoram a elasticidade do couro cabeludo. Ao manter uma rotina de tratamentos regulares, você consegue combater todos os tipos de danos e preservar a estrutura capilar. O resultado são cabelos mais nutridos, hidratados e rejuvenescidos.
Evite expor o cabelo a danos para não acelerar o envelhecimento capilar
Além de apostar em produtos para dar brilho ao cabelo e recuperar a vitalidade da fibra em casa, também vale a pena reduzir a exposição dos fios aos agressores externos. Fatores como sol, ferramentas de calor e químicas em excesso podem acelerar o processo de envelhecimento porque deixam os fios mais ressecados e frágeis. Por isso, o melhor a se fazer é finalizar a rotina sempre com um bom leave-in que conte com proteção térmica e solar, além de evitar ao máximo usar ferramentas de calor na temperatura mais alta. Quanto aos procedimentos químicos, dê intervalos razoáveis entre os retoques e procure sempre um profissional para realizá-los com segurança para a fibra.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Terça-feira 15 de dezembro de 2020 - 19h07
Mais Tratamento de cabelo

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados
Últimas matérias

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

Castanho médio acinzentado, natural ou dourado? Veja a diferença entre as nuances e saiba em qual apostar

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados