
Ramon Quinhones

Hairstylist especialista em penteados, noivas e orientais
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem tem cabelo fino sabe que pode ser um desafio pentear e modelar os fios todo dia de manhã na tentativa de deixar as madeixas mais encorpadas. A verdade é que, com a intenção de dar mais volume ao cabelo, você pode estar cometendo alguns erros simples, mas que comprometem o efeito desejado. Desde o tipo de produto que é aplicado até o corte de cabelo adotado, os detalhes fazem toda a diferença na busca pelas madeixas encorpadas e cheias de movimento dos seus sonhos. Reunimos os 5 erros mais comuns nos cuidados com cabelo fino para te ajudar a corrigir sua rotina de beleza, além de dicas para reverter a situação. Confira!
Leia também: 11 ideias de cortes curtos para cabelo fino que vão te conquistar!
1) Secar o cabelo fino do jeito errado
Se você tem o hábito de secar o cabelo depois do banho, saiba que a maneira como o secador é usado pode fazer muita diferença no resultado do styling. A maior parte das pessoas direciona o vento do secador de baixo para cima e balança a ferramenta ao redor da cabeça para tirar a água dos fios o mais rápido que puder. No entanto, essa não é a melhor forma de secar o cabelo fino. Para dar volume e efeito encorpado aos fios, use uma escova redonda para puxar as mexas para o alto enquanto direciona o vento do secador sempre de cima para baixo ou na horizontal; assim, você evita a formação de frizz. Continue elevando a raiz ao redor de toda a cabeça e finalize com um jato de vento frio para fixar melhor. Outra boa dica é secar os fios de cabeça para baixo quando estiver com pouco tempo; direcione o vento quente para a raiz e use as mãos para guiar os fios.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Usar produtos demais para dar volume ao cabelo
Os produtos de styling são ótimos aliados para dar mais volume ao cabelo fino. No entanto, eles podem acabar atrapalhando mais do que ajudando se forem usados incorretamente. "Muitas vezes, o que pesa no cabelo é o excesso de leave-in que você aplica" explica o hairstylist e Expert K, Ramon Quinhones. Comece sempre aplicando uma pequena quantidade e adicione mais somente se sentir necessidade. Usando um leave-in de qualidade, isso será suficiente para garantir um acabamento volumoso e duradouro.
3) Ignorar leave-ins com texturas diferentes
A maior parte dos leave-in tem formato de creme, sérum ou óleo. Todos podem ajudar a conferir brilho, disciplina e movimento aos fios, mas para dar mais volume ao cabelo fino pode ser uma boa ideia explorar outras texturas, como o mousse e o pó. "Uma dica que eu dou é passar um pouco de mousse na raiz antes de secar o cabelo" conta Ramon. Como a textura do produto é super leve, ele deixa o cabelo mas encorpado sem pesá-lo para baixo. O pó texturizante também pode ser um aliado poderoso do cabelo minguado; aplique diretamente na raiz e espalhe com os dedos para distribuir nos cabelos secos.
4) Usar um modelo inadequado de corte para cabelo fino
Cada tipo de cabelo tem características diferentes. Por isso, um mesmo corte pode ter resultados variados em diferentes pessoas. Na hora de escolher um modelo para adotar, é muito importante levar isso em consideração. "O melhor comprimento para dar volume ao cabelo fino sempre vai ser curto. Por isso, é legal respeitar essa base um pouco acima do ombro" explica Ramon. A lógica é simples; o fio maior tem mais peso, enquanto o fio curto, por ser mais leve, ganha volume mais facilmente. Alguns modelos que fazem sucesso são o pixie cut, estilo joãozinho, o bob hair, que pode ir até a altura do queixo, e o blunt cut, que é um cabelo médio ou curto com base reta.
Ramon lembra também que a quantidade de cabelo também deve ser levada em consideração nesse momento. "Existem dois tipos de cabelo fino. O que tem pouca quantidade, aí o ideal é um corte tipo chanel, uma base mais reta, nada muito comprido. E o cabelo fino porém em grande quantidade, aí você pode brincar com um repicado, um desfiado, para dar uma leveza e um movimento maior" explica.
5) Não usar um shampoo para cabelo fino que valorize as madeixas
Escolha um shampoo e um condicionador que ajudem a deixar o cabelo fino mais volumoso e encorpado, com fórmula leve e que não pese nos fios. Para combater o afinamento, nossa recomendação é a linha Densifique, de Kérastase. O Bain Densifique é um shampoo delicado e poderoso para corrigir a perda de densidade dos fios - que é a diminuição da quantidade de fios por centímetro quadrado. O Fondant Densité é o condicionador suave que devolve a maciez e o brilho do cabelo. Para dar uma dose extra de hidratação e tratamento, a Masque Densité é uma aposta certeira. "Depois de lavar o cabelo, lembre-se de enxaguar abundantemente" indica Ramon. Assim, você evita que os resíduos de produto deixem os fios pesados. O resultado é um cabelo revigorado, encorpado e cheio de vida.
Encontre um salão de beleza perto de você com o Salon Locator!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 20 de agosto de 2018 - 10h30
Mais Cabelo fino

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Queda de cabelo fino: como tratar os fios para recuperar a densidade e a força

Corte curto para cabelo fino: 10 fotos que provam que o short bob é a aposta perfeita para você
Últimas matérias

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer

Cabelo cacheado masculino: 3 ideias atuais de cortes + dicas para cachear os fios

Corte chanel em cabelo claro: 15 fotos do visual em loiros e castanhos + dicas para estilizar os fios

Projeto rapunzel: saiba como montar um cronograma capilar para fazer o cabelo crescer