
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A melhor forma de tratar o cabelo fraco é entender os motivos por trás do problema. Se você notou que os fios estão fragilizados, quebradiços e com tendência à queda, é importante investigar o que pode estar acontecendo para encontrar o melhor tratamento e fazer com que eles recuperem sua resistência e voltem a crescer com saúde. Na maior parte dos casos, você consegue revitalizar completamente a força das madeixas e conquistar uma aparência mais íntegra e uniforme com uma rotina simples em casa. Para te ajudar, reunimos possíveis causas para o quadro e algumas dicas valiosas de como reverte-lo. Confira!
Veja também: o que fazer depois que o cabelo sofre corte químico?
1) Cabelo fraco pode ser causado por excesso de química sem os cuidados adequados
Uma das principais causas do cabelo fraco é o excesso de procedimentos químicos. Sem o devido tempo de pausa entre os retoques, serviços como coloração e alisamento vão desgastar a proteção natural do fio e podem danificar sua estrutura. Além disso, se você não tem o costume de manter uma rotina de tratamentos em casa para recuperar a saúde da fibra depois da transformação, pode ser que eles fiquem ainda sensíveis e quebradiços com o passar do tempo conforme os danos se acumulam. A melhor forma de tratar o quadro é apostar em um cronograma capilar para cabelo danificado, que consiste em intercalar máscaras de reconstrução, hidratação e nutrição para suprir todas as necessidades do fio e repor os lipídios, proteínas e água que foram perdidos por conta da química. Mesmo fazendo a manutenção em casa, também é importante visitar o salão de beleza pelo menos uma vez ao mês para fazer tratamentos profissionais e ouvir as orientações do cabeleireiro.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Doenças e desequilíbrios hormonais podem estar por trás do cabelo fraco
O cabelo fraco muitas vezes é consequência de doenças ou desequilíbrios hormonais. Alguns tipos de dermatite, por exemplo, contribuem para desregular a produção de oleosidade no couro cabeludo, fazendo com que o acúmulo de lipídios obstar os folículos e altere o ciclo natural de renovação da fibra, o que deixa as mechas fragilizadas ao ponto de começarem a cair. Mudanças hormonais durante o pós-parto e a menstruação também podem influenciar a saúde capilar e fazer com que as madeixas fiquem mais propensas à queda. Todos esses fatores podem também deixar o cabelo mais sensível à quebra quando é exposto a agentes externos. Quem está sentindo os fios fragilizados, por exemplo, pode notar que durante a escovação eles costumam se partir com muita facilidade.
3) Cabelo fraco, quebradiço e propenso à queda pode ser motivado por carência de nutrientes
A carência de nutrientes está entre as razões que podem explicar o cabelo fraco e quebradiço. Alguns elementos, como a vitamina B12 e o ferro, são essenciais para a construção da estrutura do fio, fazendo com que ela fique forte e uniforme. Quando não estão sendo absorvidos em quantidades suficientes, o resultado pode ser a perda de resistência das madeixas, que passam a se partir com facilidade por conta do atrito. Se esse for o seu caso, é importante visitar um nutricionista para montar uma alimentação balanceada que reponha todos os nutrientes necessários para a saúde do corpo, mas você também pode contar com produtos cosméticos que contenham esses ativos em sua fórmula para cuidar do cabelo em casa. O shampoo e condicionador da linha Inforcer são uma ótima opção, de acordo com o hairstylist Rafael Bertolucci , embaixador L'Oréal Professionnel. "Eu amo Inforcer porque ela tem vitamina b6 e biotina, que ajudam a deixar o cabelo mais forte, estimulam o crescimento e trazem sedosidade e aporte de matéria, além de oferecerem um altíssimo poder de nutrição", explica o expert.
4) Ressecamento causado pelo uso de secado, chapinha e babyliss pode deixar o cabelo fraco
O cabelo ressecado tende a ser mais fraco porque tem menos camadas de proteção, principalmente em quem costuma usar secador, chapinha e babyliss com frequência. As altas temperaturas dessas ferramentas podem danificar as cutículas quando entram em contato com os fios, fazendo com que eles fiquem sensíveis à quebra. Por isso, é fundamental incluir um leave-in com proteção térmica na sua rotina de finalização para criar uma película que blinda a fibra dos danos mecânicos. O spray PLI , de L'Oréal Professionnel, é uma boa aposta para garantir proteção e durabilidade ao styling. Nos demais dias, o cabelo enfraquecido por ressecamento precisa de um tratamento com uma máscara de hidratação como a de Inforcer uma ou duas vezes por semana. Enriquecida com vitaminas e facilmente absorvida, ela ajuda a restaurar a força do fio de dentro para fora, recuperando a resistência e o aspecto sedoso de madeixas saudáveis da raiz às pontas.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Terça-feira 23 de junho de 2020 - 09h00
Mais Tratamento de cabelo

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente
Últimas matérias

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados