
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo liso pode parecer mais simples de manter, mas também exige alguns cuidados especiais. É importante entender que há muitos tipos de fios diferentes dentro desse grupo: o cabelo liso pode ser oleoso, seco, rebelde, fino, grosso, ralo, e ter muitas outras características que devem ser levadas em consideração na hora de montar uma rotina para tratar e finalizar as madeixas. Por isso, vale a pena personalizar os cuidados de acordo com as suas necessidades. Para te guiar nesse processo, reunimos 9 dicas valiosas para cuidar de diferentes tipos de cabelo liso, do banho à finalização. Confira!
Veja também: 5 cortes para cabelo liso e grosso!
Dica 1) O cabelo liso tem mais chances de ser oleoso
O cabelo oleoso e liso é mais comum do que parece. A textura reta dos fios facilita a distribuição da oleosidade da raiz para o comprimento e as pontas, então é mais fácil ter a sensação de que é os fios precisam ser lavados com mais frequência. Algumas pessoas preferem lavar a cabeça todo dia, enquanto outras tentam intercalar os dias, e a verdade é que a recomendação dos experts varia de pessoa para pessoa, então não há uma frequência certa para todo mundo. No entanto, você pode prolongar a sensação de limpeza e frescor usando um shampoo especial para controle da oleosidade, como o Pure Resource, de L'Oréal Professionnel. A fórmula conta com a ação antioxidante da vitamina E e agente anticalcário para neutralizar a ação dos minerais presentes na água do chuveiro, então consegue eliminar resíduos, purificar a região e reduzir a irritação e a coceira.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Dica 2) O cabelo liso e grosso ganha disciplina com os produtos certos
Nem todo cabelo liso é super alinhado naturalmente. Na verdade, muitas pessoas têm dificuldade de lidar com os fios justamente porque, apesar de serem lisos, eles são rebeldes e grossos então não respondem tão bem a determinados produtos. A melhor maneira de dar mais controle e disciplina às madeixas desse tipo é cuidando da saúde da fibra. Primeiramente, como esses fios costumam ser um pouco mais secos, evite lavar a cabeça todo dia; intervalos de um ou dois dias entre as higienizações vão preservar mais a hidratação natural do cabelo, o que já ajuda a reduzir o frizz e o efeito armado. Na hora do banho, invista em uma linha de produtos voltada justamente para disciplinar cabelos lisos, como Liss Unlimited , de L'Oréal Professionnel. Além de alinhar a fibra sem pesar, a fórmula ainda protege os fios da umidade e confere um acabamento macio e brilhoso da raiz às pontas.
Dica 3) Dê vida e volume ao cabelo fino e liso durante o banho
Se seu incômodo com o cabelo liso é a falta de volume, o objetivo é conquistar um efeito encorpado que tenha aspecto natural e longa durabilidade. Para isso, comece a preparação durante o banho, usando um shampoo para cabelo fino que ofereça leveza aos fios. A linha Volumetry , de L'Oréal Professionnel, conta com tecnologia Intra-cylane, que preenche a fibra para conferir mais força e flexibilidade ao cabelo, e Hydralight, que atua na hidratação do fio. Com isso, os produtos já criam o efeito de madeixas mais densas sem pesar, proporcionando resultados mais naturais e duradouros, alem de ajudarem a reduzir a oleosidade, que é uma das vilãs do volume. Use o shampoo e o condicionador no banho, enxaguando abundantemente, e finalize borrifando o spray leave-in diretamente na raiz para deixá-la mais elevada.
Dica 4) Saiba como usar condicionador e máscara no cabelo liso sem pesar
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o condicionador para cabelo liso e a máscara de tratamento são itens indispensáveis na rotina de cuidados com os fios. Seja nos cabelos finos ou nos grossos, esses produtos são importantes para nutrir a fibra capilar, deixar os fios mais macios e sedosos e ainda conferir proteção contra agentes externos. O que incomoda muitas pessoas é o peso do produto no cabelo, e para driblar esse efeito há três truques principais: primeiramente, escolha uma fórmula voltada para o seu tipo de cabelo liso, seja ele qual for - fino, grosso, sem volume, indisciplinado, etc. Para fios finos, geralmente o condicionador é uma opção mais leve, mas converse com seu cabeleireiro para identificar as necessidades das suas madeixas. Depois, use apenas uma pequena quantidade, aumentando gradualmente se sentir necessidade, para não sobrecarregar os fios. Por fim, lembre-se de aplicar somente no comprimento e nas pontas, que são as áreas mais carentes de nutrientes, e evite contato entre o produto e a raiz; assim, o cabelo não vai ficar pesado nem oleoso.
Dica 5) A água quente pode deixar o cabelo liso sem vida
Um detalhe que faz toda a diferença no cuidado com os cabelos de todos os tipos, inclusive os lisos, é a água do chuveiro. Os minerais presentes nela podem se acumular nos fios e deixá-los pesados ou oleosos mais rapidamente, então em instalações mais antigas pode ser uma boa ideia investir em um filtro. Além disso, os experts recomendam evitar água quente ao lavar a cabeça. A temperatura alta pode ressecar tanto o cabelo quanto o couro cabeludo, o que em muitos casos estimula um aumento da oleosidade ou até caspa. Por isso, prefira sempre uma temperatura morna ou fria. Por fim, lembre-se de sempre enxaguar abundantemente todos os resquícios de shampoo, condicionador e máscara antes de sair do chuveiro para evitar o acúmulo de resíduos.
Dica 6) O cabelo liso também pode ser difícil de desembaraçar
Mesmo que os cabelos ondulados, cacheados e crespos tenham uma tendência maior a formar nós por causa da textura enrolada, o cabelo liso nem sempre é mais fácil de desembaraçar. Fios muito finos podem embolar com facilidade, e quem usa o cabelo longo também pode perceber que as pontas ficam embaraçadas rapidamente quando estão ressecadas. Diante disso, o mais importante é manter uma rotina de cuidados com os fios, já que quando estão saudáveis por dentro eles também ficam mais maleáveis por fora. Além disso, na hora de desembaraçar, pode ser uma boa ideia esperar o cabelo secar após o banho, já que ele fica mais suscetível à quebra quando está molhado. No entanto, molhado ou seco, comece sempre penteando as pontas do cabelo antes de subir para o comprimento e as pontas; assim, você evita que os nós se acumulem e o fio acabe partindo com o atrito necessário para desfazê-los.
Dica 7) Saiba como secar o cabelo liso com disciplina e bastante brilho
Muitas pessoas gostam de deixar o cabelo liso secar naturalmente, mas há quem prefira o visual dos fios alinhados e polidos com o secador. "O visual do cabelo liso com bastante brilho vai ganhar força nesse ano" conta a hairstylist Vivi Siqueira , embaixadora L'Oréal Professionnel. O processo de escovação pode ser mais simples do que nos cabelos de outras texturas, mas também exige alguns cuidados. Primeiramente, é bom esperar o cabelo secar pelo menos 70% sozinho, para não danificá-lo tanto e facilitar o processo. Depois, prepare os fios úmidos com um protetor térmico; a dica de Vivi é o óleo Liss Unlimited, ideal para oferecer não apenas proteção mas também ação antifrizz, efeito alinhado e durabilidade prolongada com acabamento sedoso. Aplique uma pequena quantidade no comprimento e nas pontas e use uma escova raquete para guiar os fios até o secador. Assim, o calor se distribui de maneira mais uniforme e o processo termina mais rápido.
Dica 8) Secar o cabelo liso com volume é mais fácil do que parece
Secar o cabelo com volume pode ser um desafio para quem tem cabelo liso ralo ou fino. Nesse caso, o segredo é usar poucos e bons produtos. Em vez de combinar vários tipos de finalizadores diferentes, invista em um que tenha efeito duradouro sem perder a leveza, como uma mousse - a Full Volume Extra, de L'Oréal Professionnel, é uma das favoritas dos cabeleireiros. Como tem consistência suave, a fórmula desaparece quando é espalhada pelos fios e não deixa resíduos. Distribua o produto pelo couro cabelo ainda úmido após o banho e use uma escova redonda para secar as mechas. A escova vai ajudar a modelar os fios e elevar a raiz, o que faz toda a diferença para dar volume às madeixas. Jogar o cabelo todo para a frente para secá-lo também ajuda nesse sentindo; experimente!
Dica 9) Como fazer ondas ou cachos no cabelo liso sem que a textura desmanche
Uma dúvida muito recebida pelos cabeleireiros é como fazer ondas de babyliss no cabelo liso sem que a textura desmanche em poucos minutos. Esse tipo de fio realmente pode ter uma certa resistência e não fixar tão bem os cachos, mas com alguns truques simples você pode dar muito mais durabilidade ao styling. Primeiramente, prepare o cabelo já totalmente seco com um protetor térmico de efeito memória, como o spray PLI, de L'Oréal Professionnel, que vai segurar as ondas com mais facilidade. "Ele é meu coringa porque é leve, não deixa o cabelo duro e estático, você consegue movimentar, e ainda é prático de aplicar" conta Vivi. Em seguida, trabalhe sempre com mechas finas, enrolando uma de cada vez no babyliss para conseguir mais volume e fixação. Espere o cabelo esfriar totalmente - ao natural ou com o jato frio do secador - antes de desfazer as ondas com as mãos para dar mais naturalidade; assim, elas não vão desmanchar. Por fim, borrife um spray fixador que não deixe o cabelo rígido para selar a textura com leveza e durabilidade - Air Fix, de L'Oréal Professionnel, é uma aposta certeira. Aplique sempre mantendo 15 cm de distância dos fios e pronto, o styling está finalizado!
Visite um salão de beleza para cuidar do visual com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 21 de junho de 2019 - 10h12
Mais Cabelo liso

Corte para cabelo longo e liso: 15 ideias para repaginar o visual sem radicalizar

Cabelo ressecado nas pontas: como tratar os fios secos com a hidratação capilar

5 dicas para fazer chapinha no cabelo como um profissional e conquistar um efeito sedoso
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada