
Ramon Quinhones

Hairstylist especialista em penteados, noivas e orientais
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O corte de cabelo em camadas é um dos mais pedidos nos salões de beleza por causa de sua versatilidade. O modelo valoriza muito os cabelos longos de diferentes tipos de fios e combina com todos os formatos de rosto, então costuma ser considerado uma aposta certeira para qualquer pessoa. No entanto, dependendo das características dos fios, o mesmo corte por ter resultados diferentes, então é importante entender como adaptar o cabelo em camadas para valorizar as suas madeixas longas, sejam elas cacheadas, lisas, com fios finos ou grossos. Reunimos algumas dicas para te ajudar a adotar um visual diferente com a certeza de que vai se apaixonar pelo novo look. Confira!
Veja também: 8 cortes em camadas para todos os tipos de cabelo!
Como adotar corte em camadas no cabelo longo e grosso
O principal efeito do corte em camadas é diminuir a quantidade de cabelo nas pontas das madeixas, distribuindo o volume ao longo do comprimento. Por isso, os modelos desse tipo são muito usados para quem quer deixar os fios longos mas menos armados, uma reclamação muito comum entre quem tem cabelo grosso. Os modelos longos, com camadas no contorno do rosto e um leve repicado no último terço do comprimento, oferecem um efeito de graduação mais suave e discreto. Quem prefere um corte de cabelo com mais movimento, leveza e volume pode apostar em uma versão um pouco mais curta, indo no máximo até a altura do sutiã, e com mechas repicadas ao redor de toda a cabeça.
Para destacar os diferentes comprimentos do corte em camadas, prepare os fios úmidos com o L'incroyable Blowdry Creme, de Kérastase, um protetor térmico para cabelos grossos com ação termoremodelável que facilita a escovação e é reativado quando os fios são aquecidos novamente. Use um secador e uma escova redonda para modelar as pontas das mechas de cada tamanho, o que vai deixar as camadas em evidência.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Corte em camadas combina com cabelo fino e longo?
Segundo o hairstylist e Expert K, Ramon Quinhones, há dois tipos de cabelos finos, e cada um é valorizado por cortes diferentes. "Quem tem cabelo fino e em pouca quantidade combina mais com um corte chanel, com uma base mais reta, um longo na altura do sutiã", conta. A explicação para essa diferença é que, pela pequena quantidade dos fios, as camadas podem acabar provocando um efeito minguado nas madeixas. "Já quem tem cabelo fino porém em grande quantidade pode brincar com um repicado, um desfiado, para dar uma leveza e um movimento maior", explica.
Para acertar o corte em camadas no cabelo fino, alguns truques podem ajudar. O primeiro passo é pedir para o cabeleireiro manter a base reta, para aproveitar ao máximo o volume natural. O ideal é criar as camadas apenas no contorno do rosto para dar mais balanço aos fios. De uma forma geral, é bom evitar repicar demais a parte de trás para não deixar o cabelo sem volume. Para quem deseja fazer o cabelo crescer para conseguir ainda mais movimento, a dica é apostar na linha Extentioniste , de Kérastase. A fórmula combina Taurina, Creatina, ceramidas e ácido maleico para fortalecer todas as camadas da fibra capilar e diminuir a quebra. Assim, os fios conseguem obter um crescimento contínuo e saudável, aumentando até 4 cm em 3 meses.
Corte em camadas para cabelo cacheado é uma combinação certeira
O corte em camadas também é uma ótima opção para os cabelos longos e cacheados, valorizando tanto os finos quanto os grossos. No caso desses fios com textura natural, as camadas ajudam a distribuir o volume para evitar o formato triangular das pontas armadas com a raiz baixa. "Para cabelos cacheados finos, gosto de um corte mais bolinha, com um efeito mais repicado, mais volumoso, na altura do ombro com um pouco de volume", afirma Ramon. Já no caso dos cabelos mais grossos e pesados, o comprimento alongado ajuda a diminuir um pouco o volume do cabelo. Se esse for o efeito desejado, aposte em camadas longas, que suavizem as pontas e deem mais leveza às madeixas. Se gostar do máximo de volume possível, comprimentos mais curtos são os ideias para que os cachos "subam" e fiquem mais encorpados.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 06 de dezembro de 2018 - 12h56
Mais Cortes de cabelo

Estilo retrô nos cabelos longos: as principais tendências de cortes em 12 fotos

Corte degradê feminino: saiba como apostar na tendência e veja 15 fotos em diferentes tipos de cabelo

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer
Últimas matérias

Estilo retrô nos cabelos longos: as principais tendências de cortes em 12 fotos

Luzes no cabelo para outono e inverno: quais nuances combinam com a temporada e em qual técnica apostar?

Cabelo crespo masculino: como cuidar dos fios + dicas de cortes que fazem sucesso

Corte degradê feminino: saiba como apostar na tendência e veja 15 fotos em diferentes tipos de cabelo

Marrom dourado: com luzes ou coloração global? Veja inspirações e escolha o castanho perfeito

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural