
Para ter cabelos sempre saudáveis, é importante desembaraçá-los da maneira correta

Cristiano Lemos
Na profissão há mais de 18 anos, o hairstylist é especializado em beleza masculina.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Saber desembaraçar os fios é primordial para mantê-los sempre bonitos e saudáveis. Mas você sabe se a maneira que os está penteando é a mais adequada para o seu tipo de cabelo? Para responder à pergunta e aprender a melhor forma de cuidar das madeixas, basta seguir as dicas do hairstylist Cristiano Lemos, do Sevilha Salón, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Cabelos lisos
Geralmente, os fios lisos são mais fáceis de pentear, pois costumam embolar menos do que os cacheados e crespos. "Antes de desembaraçá-los, é bom usar um leave-in no comprimento. Sugiro o Mythic Oil Milk, de L'Oréal Professionnel, que garante um brilho intenso e disciplina profundamente as madeixas. Comece penteando de baixo para cima e dê preferência a escovas de cerdas naturais. Em hipótese alguma faça o procedimento no sentido oposto, partindo da raiz, pois o direcionamento errado pode quebrar o cabelo", ensinou o expert.
Cabelos cacheados ou crespos
Essa textura costuma dar um pouco mais de trabalho a seu dono, no entanto, com alguns cuidados especiais é possível tornar o processo mais rápido. "Nesses casos, é primordial dividir as madeixas em, pelo menos, quatro mechas para iniciar o desembaraço. Quanto maior o volume e a quantidade, maior deve ser o número de mechinhas. Após retirar o excesso de água com uma toalha, aplique o leave-in Spiral Splendour, de Tecni.Art, penteando os fios com um pente de dentes largos partindo das pontas em direção à raiz", auxiliou.
Desembaraçando o cabelo durante o banho
Algumas pessoas preferem pentear os fios durante o banho, pois acreditam que eles ficam mais maleáveis quando molhados. "O processo de desembaraço pode ser mais rápido, mas isso vai depender muito mais do tipo do cabelo do que de qualquer outra coisa. Particularmente, não acredito muito nesse procedimento de forma isolada, pois ao usar a toalha para a secagem, os cabelos acabarão novamente embaraçados. Esse truque tende a dar resultado quando se aplica uma máscara, como a da linha Mythic Oil, que nutre e repara os fios", pontuou.
Dica extra
"Caso o cabelo seja muito fino e, mesmo com todas as dicas acima, for complicado de desembaraçar, a orientação é secar um pouco com o auxílio do secador e depois continuar o processo. Lembrando sempre que é melhor optar por escovas com cerdas naturais, ideais para fios fininhos e quebradiços", finalizou.
Publicado por: Carolina Medeiros, Quarta-feira 10 de setembro de 2014 - 12h05
Mais Dicas de experts

Cabelo crespo masculino: como cuidar dos fios + dicas de cortes que fazem sucesso

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez
Últimas matérias

Estilo retrô nos cabelos longos: as principais tendências de cortes em 12 fotos

Luzes no cabelo para outono e inverno: quais nuances combinam com a temporada e em qual técnica apostar?

Cabelo crespo masculino: como cuidar dos fios + dicas de cortes que fazem sucesso

Corte degradê feminino: saiba como apostar na tendência e veja 15 fotos em diferentes tipos de cabelo

Marrom dourado: com luzes ou coloração global? Veja inspirações e escolha o castanho perfeito

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural