
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo masculino oleoso é marcado pela produção excessiva de sebo no couro cabeludo e pode homens de diferentes faixas etárias. Essa oleosidade exacerbada geralmente é resultado da genética de cada pessoa, mas é mais comum em cabelos finos e lisos, em que o sebo consegue se espalhar mais facilmente. Para lidar com o cabelo oleoso masculino, é importante entender quais hábitos podem estar agravando o quadro e quais são os cuidados básicos para recuperar o equilíbrio dos fios. Reunimos 5 dicas que podem te ajudar nessa missão, confira!
Leia mais: tudo sobre shampoo anticaspa para cabelo masculino!
Dica 1) O cabelo oleoso masculino pode ser resultado do acúmulo de resíduos
A causa mais comum para o cabelo oleoso é a genética, mas outros fatores podem colaborar para o quadro, e o acúmulo de resíduos é uma das mais comuns. As impurezas do ar, os restos de produtos de styling, o sal do mar e até um pouco do shampoo que não tenha sido completamente enxaguado podem ficar acumulados nos fios, e esse excesso deixa o cabelo mais pesado e oleoso. Além disso, a própria oleosidade natural da fibra tende a se acumular, especialmente no cabelo curto, então é fundamental lavar a cabeça regularmente para manter os fios limpos e leves. Isso pode significar todos os dias ou em dias alternados, a recomendação dos experts varia de caso para caso. O mais importante é seguir uma rotina regular de higienizações e enxaguar abundantemente o cabelo durante o banho para evitar novos acúmulos.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Dica 2) Escolha o melhor shampoo para cabelo masculino oleoso
Usar o shampoo certo na hora de lavar o cabelo oleoso faz toda a diferença na aparência dos fios. Para uma limpeza duradoura, invista em uma fórmula voltada especialmente para o controle de oleosidade e que ajude a deixar os fios mais encorpados e saudáveis. "Para o homem que tem o cabelo mais oleoso, gosto de indicar Extra Clean Shampoo, de Redken Brews, que remove resíduos e dá mais força e corpo ao fio", conta o hairstylist e Artista Redken, Daniel Saphiro. A fórmula contém malte, levedura de cerveja e raspa de laranja, então proporciona sensação refrescante e nutritiva para a fibra. Você pode usar o shampoo em todas as higienizações ou alternar com outro tipo de composição, como o Brews Mint Shampoo, que contém mentol para oferecer ainda mais frescor. O ideal é conversar com seu barbeiro ou cabeleireiro par encontrar as melhores opções para os seus fios.
Dica 3) Tocar e pentear demais o cabelo pode estimular a oleosidade
Um dos hábitos que mais colaboram para o aumento da oleosidade do cabelo é passar a mão com frequência. O suor e as impurezas da palma da mão se transferem rapidamente para os fios, aumentando a quantidade de resíduos na fibra. Além disso, a prática ajuda a espalhar a oleosidade da raiz para o comprimento, deixando o cabelo mais engordurado. Outro hábito que colabora para esse quadro é pentear os fios várias vezes por dia, já que o movimento do pente ou da escova também distribui a oleosidade. Desembaraçar o cabelo uma vez por dia é suficiente na maior parte dos casos, então evite mexer nos fios depois disso para preservar a limpeza por mais tempo.
Dica 4) A finalização para cabelo masculino pode ajudar ou agravar a oleosidade
Se você tem o hábito de usar produtos de styling, é importante entender como usar essa rotina finalização a seu favor para disfarçar e evitar o excesso de oleosidade. Algumas pastas modeladoras, como a Wax Pomade de Redken Brews, oferecem um acabamento molhado que é perfeito para camuflar o brilho provocado pelo sebo. Já os itens com acabamento matte podem acabar deixando a diferença entre a raiz oleosa e o restante do comprimento mais visível. Outra dica valiosa é tomar cuidado com a quantidade. "Lembre-se de que você sempre pode aplicar mais, mas para retirar na maioria das vezes é preciso lavar de novo o cabelo. Conforme você ai se acostumando, fica mais fácil acertar na aplicação", conta Daniel. Assim, você evita deixar os fios pesados e oleosos com a quantidade de produto. Só não esquece de lavar e enxaguar bem durante o banho para eliminar os resíduos.
Dica 5) Os melhores cortes masculinos para cabelo oleoso
Muitos homens não sabem, mas determinados cortes de cabelo ajudam a disfarçar a aparência da oleosidade. Nos cabelos curtos, o sebo se espalha mais rapidamente, mas também é mais fácil de lavar e disfarçar porque não deixa muita diferença entre os fios. Os cabelos longos, por outro lado, podem ficar com a oleosidade mais concentrada na raiz, mas a diferença do brilho dessa parte em relação ao comprimento fica mais evidente, e há uma chance maior de mechas mais oleosas se destacarem do restante. Para quem tem cabelo oleoso e quer facilitar a rotina de cuidados, o ideal é optar por um corte bem curto, como o buzzcut, que é raspado, e o crew cut, que tem o topo um pouco mais alongado. Esses estilos ajudam a preservar uma aparência mais uniforme mesmo nos dias em que não dá tempo de lavar a cabeça, então são mais fáceis de manter.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 27 de junho de 2019 - 14h46
Mais Cabelo masculino

Cabelo cacheado masculino: 3 ideias atuais de cortes + dicas para cachear os fios

Como cuidar do cabelo masculino: um guia para todos os tipos de fios

15 fotos de cabelo masculino com topete pompadour para inspirar quem tem vontade de adotar o corte
Últimas matérias

Corte degradê feminino: saiba como apostar na tendência e veja 15 fotos em diferentes tipos de cabelo

Marrom dourado: com luzes ou coloração global? Veja inspirações e escolha o castanho perfeito

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Trança em cabelo cacheado: 5 inspirações elegantes + dicas para dar brilho ao penteado

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez