
Jô Nascimento

Especialista em coloração, já recebeu o prêmio da Revista Cabelos e Cia como melhor colorista e também como melhor salão.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitas vezes, os cabelos não têm apenas uma característica e se encaixam em mais de uma categoria. O cabelo oleoso na raiz pode ter pontas secas, o cabelo fino pode ser grisalho ou estar danificado por causa de procedimentos químicos. Diante de uma infinidade de possíveis combinações, é um desafio definir a melhor rotina de cuidados para os seus fios. Afinal, qual necessidade priorizar? E se o produto para uma finalidade acabar prejudicando outro aspecto dos fios? Para responder essas e outras dúvidas, reunimos dicas e truques para cuidar de 5 tipos de cabelo que combinam diferentes características. Confira nossas sugestões!
Leia também: o segredo para sempre usar os produtos certos para o seu tipo de cabelo!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Raiz oleosa com pontas secas: os melhores truques para cuidar do cabelo misto
Uma das combinações de cabelo mais comuns de todas é a raiz oleosa com pontas secas. A oleosidade é produzida no couro cabeludo, então é normal que ela se concentre um pouco mais na região, e como as pontas são a parte das antiga do cabelo, elas acumulam mais danos, especialmente nos fios longos, então tendem ao ressecamento naturalmente. No entanto, muitas pessoas sofrem com uma versão mais agravada desse quadro. Nesses casos, os shampoos de cabelo oleoso deixam a ponta mais seca ainda, enquanto os shampoos hidratantes pioram a situação da oleosidade na raiz. O que fazer?
A principal dica dos experts para lidar com esse problema é setorizar a aplicação dos produtos durante o banho. Use um shampoo para controle de oleosidade, como Pure Resource, de L'Oréal Professionnel, somente no couro cabeludo. Aplique uma pequena quantidade e massageie bem por toda a pele da região, enxaguando em seguida. No comprimento, use apenas o condicionador de sua preferência. Priorize fórmulas leves, que não pesem na fibra mas ajudem a devolver a hidratação perdida pelos fios com o passar dos meses.
Outros dois produtos que serão poderosos aliados são o shampoo seco e o leave-in. Esse tipo de shampoo sem enxágue é perfeito para diminuir a oleosidade nos dias em que não der tempo de lavar a cabeça ou para tirar o brilho da raiz ao longo do dia. Opte por um que não deixe resíduos esbranquiçados - nossa dica é o Morning After Dust, de L'Oréal Professionnel, que ainda tem perfume delicado e ótima durabilidade. Quanto ao leave-in, escolha um que seja voltado para cabelo fino. Eles costumam ter fórmulas mais leves, então vão facilitar o styling sem pesar nos fios nem deixá-los oleosos. Duas boas opções são o spray Volumetry, que é ideal para dar mais volume aos fios, e o spray Beach Waves, que cria ondas com efeito praia em poucos minutos.
O cabelo com raiz lisa com pontas onduladas precisa de cuidados especiais
A impressão de que o cabelo é liso na raiz e ondulado no comprimento pode ser causado por diferentes fatores, e cada um deles tem uma solução própria. A explicação mais comum é o corte de cabelo ser muito longo e inteiro. Isso faz com que os fios pesem, o que deixa a raiz mais esticada. Optando por um corte em camadas, você diminui o comprimento das mechas e dá mais leveza a elas, o que permite uma ondulação mais homogênea nas madeixas desde a raiz. Use o spray Beach Waves para ativar ainda mais as ondas e realçar o brilho dos fios.
Outra possível explicação para esse quadro é o cabelo ser liso naturalmente mas o acumulo de danos e a indisciplina causarem uma aparência mais desalinhada com o passar do tempo. Para reverter esse quadro, invista em uma linha de tratamento que ofereça nutrição e ação disciplinante sem pesar nas madeixas. A coleção Absolut Control, de L'Oréal Professionnel, é uma boa opção porque proporciona hidratação, redução de volume e eliminação do frizz. Com o uso contínuo, você vai perceber um aspecto muito mais alinhado, saudável e sedoso nos fios.
Transição capilar: como cuidar do cabelo com raiz natural e ponta alisada
O alisamento é um processo químico que altera completamente a estrutura do cabelo. Por isso, é comum observá-lo mais sensível e seco do que o normal após a mudança de visual. Quando a raiz natural começa a crescer, pode ser um desafio conciliar as diferentes necessidades dos fios, especialmente para quem está em transição capilar. Os cabelos desse tipo tendem a ter a raiz mais oleosa porque os cachos dificultam a distribuição da oleosidade pelo comprimento, então é importante usar um shampoo que não resseque ainda mais o restante dos fios. O Cleansing Conditioner Absolut Repair oferece uma limpeza suave e hidratante para as madeixas, além de ser formulado especialmente para cabelos danificados e fragilizados. Desde o primeiro uso é possível observar os fios mais macios e saudáveis após o banho.
A finalização após o banho vai depender do resultado que você deseja. Se o objetivo for fazer uma escova na parte natural para deixar o cabelo todo liso, aplique o leave-in Liss Control, de L'Oréal Professionnel, para proteger os fios do calor, dar mais disciplina e facilitar a escovação. Se preferir fazer cachos na parte alisada, o babyliss fino é uma boa opção. "Utilize o spray termo-modelador PLI, de L'Oréal Professionnel, que é um finalizador que cria memória capilar, promovendo cachos e ondas intactas por muito mais tempo", indica a hairstylist Jô Nascimento, embaixadora da marca. Existem várias outras técnicas de texturização para cabelo em transição capilar, então converse com seu cabeleireiro para encontrar uma que ofereça o acabamento que você gosta.
Dicas para tratar o cabelo fino e danificado sem pesar
Os cabelos finos podem ficar seriamente fragilizados com o uso frequente de chapinha, babyliss e secador ou com a realização de procedimentos químicos como coloração, alisamento e descoloração. No entanto, a maior parte dos produtos voltados para o tratamento do cabelo danificado tem fórmula densa e tende a sobrecarregar os fios. Uma dica simples que pode ajudar a tratar melhor a fibra sem deixar o cabelo pesado é aplicar o condicionador antes do shampoo durante o banho. Assim, ele penetra melhor na fibra e consegue agir com mais eficácia no fio.
Outra dica importante é encontrar a frequência ideal para usar máscaras de reconstrução e nutrição. Elas devem ser alternadas para atender as diferentes necessidades do cabelo danificado, mas se usadas em excesso podem pesar nas madeixas finas. Para acertar na medida, converse com um cabeleireiro que possa observar pessoalmente seus fios e indicar a melhor rotina para eles. Depois do banho, evite ao máximo o uso de ferramentas de calor. Prefira deixar o cabelo secar naturalmente e aposte em finalizadores leves, em spray, para realçar o brilho e a textura. O da linha Volumetry é perfeito para dar mais volume e movimento de longa durabilidade.
Cabelo grisalho: truques de expert para cuidar dos fios que ainda não são totalmente brancos
Os primeiros cabelos brancos podem aparecer em diferentes momentos da vida de cada pessoa, e essa mudança ocorre pela diminuição da melanina nos fios. Para quem decide não usar coloração, a principal reclamação recebida nos salões a respeito do cabelo branco é o aspecto amarelado que ele tende a ganhar com o tempo. Isso ocorre devido ao fato de que a absorção de impurezas e resíduos fica mais visível nesses fios claros, alterando sua cor. Para neutralizar os reflexos amarelados e conquistar madeixas mais brilhosas, o shampoo Silver, campeão de vendas de L'Oréal Professionnel, é o mais indicado. Não é necessário usá-lo todos os dias; geralmente, uma ou duas vezes por semana é suficiente para recuperar a vitalidade. Alterne com o seu shampoo de costume para manter tanto os fios brancos quando os pigmentos saudáveis e radiantes.
Outra necessidade comum entre os cabelos grisalhos é a hidratação. Como o couro cabeludo passa a produzir menos oleosidade com o avanço da idade, os fios começam a ficar um pouco mais secos. Esse quadro pode ser tratado com o uso semanal de uma máscara de hidratação como Mythic Oil , que combina óleo de argan e extrato de mirra para oferecer nutrição intensa, brilho radiante e toque sedoso às madeixas desde a primeira aplicação. Algumas gotinhas do óleo da coleção finalizam o tratamento e realçam o brilho do cabelo sem pesar.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 27 de novembro de 2018 - 10h05
Mais Tratamento de cabelo

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Cabelo em transição precisa de quê? 3 cuidados especiais para fios em crescimento
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada