
Entenda a diferença entre nutrição e hidratação capilar

Ezequias Feitoza

Hairstylist e visagista especialista em correção de cor
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você sabe qual é a diferença entre nutrição e hidratação capilar? Ambos os termos são usados pelas mulheres na busca por solucionar o ressecamento dos fios, mas tratam-se de processos diferentes. O Cabeleireiro Conselheiro Kérastase Ezequias Feitosa, do salão Amanda Beauty, em Manaus, explica que a confusão entre os termos é comum. "Acho que a confusão é cultural, pois falava-se 'hidratar' na hora de tratar os cabelos, mas com o avanço tecnológico da indústria da beleza, os termos se ajustaram", observou.
Reposição de água ou nutrientes
Segundo o profissional, hidratar é fazer reposição de água, enquanto nutrição é um serviço que envolve reposição de massa e de nutrientes, como lipídios. Hidratação se faz em casa com uma simples lavagem, já a nutrição se faz no salão com profissionais ou em casa com produtos específicos para cabelos secos, ressecados e indisciplinados. "Nós, profissionais nem usamos mais a palavra hidratação. É sempre nutrição", afirmou.
Atendendo às necessidades capilares
Após explicar a diferença entre hidratação e nutrição, Ezequias afirma ser necessário um diagnóstico com um profissional para indicar o serviço ideal para o seu cabelo. "A primeira etapa que realizo é analisar o couro cabeludo. Vejo se tem oleosidade excessiva, se está descamando, se há caspa ou queda. Em seguida, observo a estrutura do fio. Olho se o cabelo está áspero, opaco, quebradiço, sem brilho ou vitalidade, se há pontas duplas ou triconodose, que são aqueles nozinhos que surgem nos fios", contou.
Transformando com Fusio Dose
O hairstylist indica para cabelos com essas características um ritual de transformação imediata com Fusio Dose, um tratamento que atende necessidades primárias e secundárias do cabelo. "Ele permite cuidar de vários aspectos dos fios. No caso de um cabelo seco e colorido, pode ser feita uma nutrição que é o que ele precisa em primeiro lugar e proteção da cor que seria a necessidade secundária. Os cabelos ficam brilhantes, macios e fáceis de pentear, além da cor radiante e prolongada", explicou.
Nutrição depende da textura do cabelo
De acordo Ezequias, os cabelos cacheados e crespos necessitam de mais nutrição do que os ondulados e lisos. "São fios mais propensos ao ressecamento, pois possuem a haste capilar em espiral. Assim, a oleosidade do couro cabeludo não chega ao comprimento e pontas, tornando essa região mais ressecada", explicou.
Quer aprender um truque de finalização que nutre o cabelo e devolve o brilho e a maciez aos fios? Confira o vídeo abaixo!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Publicado por: Carolina Medeiros, Terça-feira 25 de novembro de 2014 - 05h05
Mais Kérastase

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno
Últimas matérias

Penteados para festa junina: 6 opções moderninhas e fáceis de fazer

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

Cabelo curto iluminado: 5 combinações de cor e corte que vão te conquistar

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022