
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Saber o que é bom para cabelo oleoso pode te ajudar a cuidar das madeixas no dia a dia. Se você tem esse tipo de fio, sabe que não é possível controlar totalmente a produção de oleosidade natural do couro cabeludo, mas com alguns cuidados fica mais fácil evitar a aparência pesada e engordurada. Se tem sido difícil lidar com o cabelo oleoso, pode ser que você esteja mantendo alguns hábitos no dia a dia que estimulam o acúmulo de resíduos e dificultam a limpeza. Para te ajudar a reverter a situação e conquistar um couro cabeludo equilibrado, reunimos 5 erros que você pode estar cometendo na rotina e como revertê-los. Confira todas as dicas abaixo!
Leia também: como lidar com a raiz oleosa e pontas secas
1) Lavar o cabelo oleoso todo dia pode desregular o couro cabeludo
Lavar o cabelo todo dia é uma prática comum para quem tenta controlar o sebo dos fios. Em alguns casos, o hábito acaba sendo necessário para manter a raiz limpa e livre de resíduos, mas outras vezes o excesso de lavagens pode desequilibrar o couro cabeludo. Grande parte dos shampoos para cabelo oleoso são muito adstringentes e agem removendo toda a oleosidade da raiz, o que pode gerar o temido efeito rebote, quando o couro entende que a fibra não está conseguindo absorver a oleosidade e é estimulado a produzir ainda mais gordura para compensar. O mesmo vale para o uso da água quente durante o banho: as altas temperaturas irritam a região e podem agravar a produção de sebo para compensar o ressecamento da pele. Por isso, vale a pena experimentar lavar dia sim dia não por algumas semanas para observar como os fios se adaptam à nova rotina, além de dar preferências às temperaturas mais amenas no chuveiro. Como cada organismo é diferente, não deixe de conversar com seu cabeleireiro para avaliar a frequência de lavagens ideal no seu caso.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Você está aplicando máscara e condicionador na raiz do cabelo oleoso
Um dos principais erros no cuidado com cabelo oleoso é usar condicionador e máscara na raiz. Esse tipo de produto costuma ter fórmulas muito emolientes e hidratantes, ricas em nutrientes que conferem maciez ao comprimento e pontas, que costumam ser a parte mais seca das mechas. Ao aplicar esses ingredientes na raiz, você não só colabora para estimular a oleosidade e agravar o aspecto pesado como também pode gerar outros problemas como obstrução de poros, irritação do couro cabeludo e até mesmo caspa. Por isso, concentre a aplicação da linha da orelha para baixo e enxágue com água abundante para retirar qualquer resíduo que possa ficar preso entre os fios. Lembre-se, também, de não exagerar na dose: uma pequena quantidade de produto normalmente já é suficiente para oferecer maleabilidade, brilho e toque sedoso.
3) Usar muitos produtos de finalização no cabelo oleoso acumula resíduos na raiz
Aplicar produtos de finalização faz parte de qualquer rotina de beleza, mas no caso do cabelo oleoso é importante ter cuidado para não usá-los em excesso. Por mais que eles sejam ótimas opções para revitalizar a aparência dos fios e dar mais textura e volume, você deve evitar ao máximo aplicá-los na raiz para não sobrecarregar o couro cabeludo e deixá-lo ainda mais oleoso. Além disso, tente reduzir a quantidade de produtos que você usa no dia a dia para não pesar e capriche nas lavagens depois de usar esse tipo de fórmula, retirando todos os resíduos durante o enxágue.
Para fazer uma limpeza completa, você pode apostar em um shampoo antirresíduos que respeite o pH do cabelo para garantir que ele realmente ficará limpo e livre de impurezas porém não ressecado. "Quando a cliente está com um problema de oleosidade excessivo ou com resíduos de produtos que ela possa ter no cabelo como óleos vegetais, sprays, finalizadores e pomadas, ela pode sim usar o shampoo de limpeza profunda", explica o hairstylist Rafael Bertolucci. A fórmula purificante de Pure Resource, de L'Oréal Professionnel, é perfeita para isso porque é rica em vitamina E e agentes anticalcário, então age profundamente para higienizar a fibra e garantir uma sensação refrescante.
4) Passar a mão no cabelo oleoso com frequência demais pode causar estresse ao couro cabeludo
Pentear demais o cabelo oleoso pode estar deixando seus fios ainda mais pesados. De forma geral, desembaraçar o cabelo é um hábito bom porque ajuda a distribuir a oleosidade pelo comprimento e pontas, o que confere mais brilho e maciez às madeixas. No entanto, exagerar na escovação pode estimular mais a produção de sebo e ainda transferir oleosidade novamente para a raiz, já que o pente e a escova acumulam resíduos de produtos e células mortas. O mesmo vale para o hábito de passar a mão no cabelo várias vezes ao longo do dia, já que a pele também vai transferir impurezas e gordura para o cabelo. Para evitar o problema, evite mexer demais nos fios e higiene seus pentes e escovas regularmente.
5) Dormir com o cabelo oleoso molhado pode agravar o problema
Dormir com o cabelo oleoso molhado também está na lista de erros comuns que agravam o problema. Além de estimular a produção de sebo, essa prática cria um ambiente favorável à proliferação de fungos que podem deixar o couro cabeludo sensível e irritado, já que eles se adaptam bem a espaços úmidos e abafados. A longo prazo, isso pode causar muito mais do que a aparência gordurosa, gerando situações desagradáveis como dermatite seborreica e caspa. Tente lavar o cabelo algumas horas antes de dormir para deixá-lo secar naturalmente ou aposte em um secador para retirar o excesso de umidade antes de se deitar. Seguindo todas essas dicas, você garante fios mais equilibrados e livres da oleosidade.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Sexta-feira 07 de agosto de 2020 - 09h00
Mais Dicas de experts

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

Como saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição e reconstrução?

Experts listam 7 tratamentos de cabelo famosos nos salões!
Últimas matérias

Cores de cabelo naturais: dicas para investir no castanho, preto e loiro sem reflexos

5 truques que cabeleireiros fazem no salão para criar penteados perfeitos

Cabelo com tons terrosos: 40 inspirações e dicas de nuances para o outono/inverno

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas

10 profissionais experts em morena iluminada