
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem tem cabelo oleoso sabe que lavar a cabeça regularmente é fundamental, mas nem sempre é suficiente. Muitas pessoas têm a sensação de que, mesmo após sair do banho e secar o cabelo, os fios continuam com aspecto oleoso perto da raiz. O quadro pode ser causado por alguns fatores diferentes, então varia de pessoa para pessoa. Conversar com um cabeleireiro sobre o assunto pode te ajudar a entender melhor as necessidades da fibra capilar, mas rever seus hábitos na hora de lavar o cabelo oleoso também é importante para encontrar possíveis erros. Reunimos os motivos mais comuns para o cabelo ficar oleoso mesmo após o banho e dicas certeiras para corrigir o problema. Confira!
Veja também: 5 penteados simples para disfarçar a raiz oleosa!
Por que o cabelo pode ficar oleoso depois do banho?
A causa para o cabelo continuar oleoso mesmo depois de ser lavado geralmente está ligada ao processo de limpeza. Um erro comum é usar um shampoo muito cremoso e hidratante em vez de um voltado para controle de oleosidade. Esse tipo de fórmula pode pesar em fios finos ou ralos e não retirar totalmente o sebo. Não usar uma quantidade suficiente de shampoo ou não espalhar direito o produto pelo couro cabeludo também podem prejudicar a limpeza dos fios. Além disso, a hora do enxágue também faz diferença, já que o acúmulo de resíduos de shampoo, condicionador e máscara deixa o cabelo oleoso e pesado. Por fim, use sempre água morna ou fria para não estimular ainda mais a produção de sebo pelo couro cabeludo.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Usar um shampoo para cabelo oleoso pode fazer a diferença
Investir em um shampoo para cabelo oleoso é a melhor forma de realizar uma limpeza mais completa nos fios. Esse tipo de fórmula contém tecnologia específica para remover a oleosidade dos fios e proporcionar uma sensação de limpeza e frescor com mais naturalidade. Só tome cuidado para escolher uma fórmula que não resseque o cabelo, porque isso pode acabar estimulando a produção de ainda mais oleosidade. "O ideal é optar por produtos que ajudam no equilíbrio e e na limpeza dos fios, como o Pure Resource, de L'Oréal Professionnel", conta o hairstylist Ivaldo Lima, embaixador da marca. Se quiser, você pode intercalar seu uso com o de outro shampoo, como um voltado para cabelos coloridos ou loiros, para atender diferentes necessidades. O importante é usar o shampoo para cabelo oleoso regularmente para realizar uma limpeza completa e eficaz.
Aplique o shampoo duas vezes durante o banho
Um hábito que muitas pessoas não têm mas que faz toda a diferença no cuidado com cabelo oleoso é lavar a cabeça duas vezes durante o banho. Segundo Ivaldo, o correto é molhar os fios, aplicar shampoo no couro cabeludo, massagear, enxaguar, aplicar novamente, massagear e enxaguar mais uma vez. Essa prática é recomendada especialmente para quem não lava a cabeça todo dia, mas se mesmo com limpezas regulares você ainda sente a raiz oleosa, tente aplicar o shampoo mais uma vez. Só tome cuidado para não sobrecarregar as pontas, que tendem a ser mais secas e não precisam e tanta higienização. Concentre a aplicação na raiz, que é a área que precisa de mais controle de oleosidade. Se quiser usar mais de um shampoo, comece com o que é mais voltado para a limpeza e em seguida use o outro tipo.
Evite passar condicionador e máscara de hidratação na raiz
Mesmo usando shampoo corretamente, talvez você esteja exagerando na hora de aplicar o condicionador ou a máscara. Como esses produtos têm ação hidratante e podem até conter óleos na fórmula, usar uma quantidade maior do que a necessária ou aplicar muito próximo da raiz pode e não enxaguar corretamente depois são detalhes que acabam deixando os fios oleosos. No entanto, a solução não é simplesmente não usar condicionador; o produto é importante pra repor nutrientes e conferir maciez e brilho aos fios. Além disso, ao não usá-lo, você pode fazer o corpo produzir mais oleosidade ainda para equilibrar a hidratação da fibra. Em vez disso, aplique-o somente no comprimento e nas pontas, sempre começando com pouca quantidade e adicionando mais conforme for necessário. Massageie bem e enxágue abundantemente até remover todos os resíduos, depois deixe secar naturalmente ou use um secador e confira se os fios parecem mais limpos e leves.
Visite um salão de beleza na sua região para cuidar dos cabelos com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 03 de julho de 2019 - 10h49
Mais Cabelos oleosos

Como cuidar do cabelo oleoso no verão: tudo que você precisa saber para manter os fios limpos e leves

Cabelo oleoso: como cuidar? 5 erros que você pode estar cometendo na rotina

Cabelo com raiz oleosa: o que fazer? Saiba como restaurar o equilíbrio do couro cabeludo
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada