
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo poroso é um quadro que incomoda muito as pessoas que gostam de manter os fios sempre macios e brilhantes. O problema acontece quando a fibra está danificada e suas cutículas ficam arrepiadas, o que dificulta a retenção de nutrientes e deixa o cabelo ressecado, áspero e com aspecto opaco. Para reverter a situação, é muito importante contar com o diagnóstico de um profissional para avaliar as particularidades do seu caso. Abaixo, reunimos as melhores dicas e produtos para recuperar o equilíbrio e a saúde dos fios em casa, deixando-os fortes e sedosos novamente. Confira!
Leia também: tudo que você precisa saber sobre porosidade do cabelo cacheado
O que é cabelo poroso? Saiba como identificar o problema
Entender quais são as principais características do cabelo poroso é o primeiro passo para identificar o quadro e iniciar um tratamento adequado. De forma geral, fios com alta porosidade capilar são aqueles que estão com as cutículas abertas, o que faz com que absorvam água e outras substâncias fundamentais para sua saúde com muita facilidade, mas também percam os nutrientes na mesma velocidade. Por isso, ele não retém os tratamentos feitos no dia a dia e apresenta deficiência de lipídios, que são os principais responsáveis pelo aspecto brilhoso e sedoso das madeixas. Como consequência, elas tendem a ficar com a aparência muito prejudicada. "Quando estão muito porosos, os cabelos apresentam ressecamento, volume excessivo e um aspecto bem espigado, que você pega e sente que está bem áspero mesmo. Ele não tem balanço, nem maciez, além de perder toda a sua maleabilidade", explica o hairstylist Daniel Saphiro , artista Redken. Por outro lado, uma porosidade muito baixa também não é boa, já que significa que a fibra está muito selada e não vai conseguir absorver os ativos dos tratamentos realizados. O ideal é buscar sempre um equilíbrio.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como identificar o cabelo poroso e entender se os fios estão com deficiência nutricional
Uma das primeiras formas de identificar o cabelo poroso é fazer um teste caseiro de porosidade. Para isso, basta colocar um fio solto em um copo com água filtrada e esperar por alguns minutos. Se ele flutuar, a porosidade é baixa. Se ele afundar, o mais provável é que esteja muito poroso e precisando de uma dose extra de tratamento para recuperar os nutrientes perdidos e restaurar seu toque macio e sedoso. Dependendo do nível de gravidade dos danos, pode ser que você precise passar por uma reconstrução capilar para reparar danos e garantir que o cabelo esteja forte o bastante para reter as substâncias dentro da fibra. No entanto, o teste caseiro não é absoluto. A melhor forma de entender o seu caso por completo é procurar um cabeleireiro de confiança para fazer um diagnóstico capilar no salão de beleza. Durante o processo, o profissional vai levar em consideração fatores como o histórico de químicas e sua rotina de cuidados para indicar os produtos mais adequados para um tratamento personalizado.
Cabelo poroso: como tratar o problema em casa apostando em nutrição profunda
O cabelo poroso é caracterizado pelo aspecto ressecado e áspero, por isso requer uma boa nutrição capilar para repor os lipídios que formam a camada de proteção natural da fibra. Assim, você previne danos futuros e ainda recupera a aparência sedosa dos fios, fazendo com que eles fiquem saudáveis e muito mais bonitos. Nossa dica é apostar no condicionador da coleção All Soft Mega, de Redken, no dia a dia. Eles contam com uma mistura de ingredientes nutritivos, como aloe vera, sacha-inchi e extrato de cacto, além de um poderoso complexo proteico que confere resistência à fibra, então conseguem tratar da raiz às pontas para um resultado profundo e de longa duração.
A fórmula dupla da máscara Mega Mask All Soft Mega , de Redken, combina o condicionamento profundo da máscara com os benefícios de um extensor de tratamento no salão. Ela pode ser usada a cada três lavagens ou sempre que as madeixas precisarem de nutrição intensa. Finalize aplicando o leave-in Argan 6 nas pontas, que normalmente é a área que acumula a maior parte dos danos por ser mais antiga. A textura em óleo multifuncional permite uma aplicação leve e fluida ao mesmo tempo em que promove um tratamento instantâneo que restaura a hidratação, potencializa o brilho e elimina frizz.
Previna o surgimento do cabelo poroso mudando alguns hábitos na sua rotina
Além de montar uma rotina de cuidados para cabelo poroso em casa para reverter o quadro, você também pode tomar algumas precauções para evitar que o problema volte a acontecer no futuro. Como as principais causas da alta porosidade são a exposição excessiva ao sol e às ferramentas de calor e químicas feitas sem o devido intervalo entre os retoques, o primeiro passo é mudar esses desses hábitos no seu dia a dia. Comece investindo no spray de tratamento One United, de Redken, que conta com 25 benefícios únicos, como proteção térmica e solar, ação anti-quebra e controle do frizz. Visitar o salão entre os retoques da química também faz toda diferença para a saúde do fio, já que os produtos profissionais usados pelo hairstylist nos tratamentos de salão ajudam a selar a cutícula, recuperar a nutrição e prevenir que o acúmulo de danos cause ressecamento e opacidade. Assim, você recupera completamente a aparência sedosa do cabelo e preserva o aspecto macio e saudável por tempo prolongado.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Terça-feira 07 de julho de 2020 - 09h05
Mais Tratamento de cabelo

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

É melhor pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?

Vai viajar? Veja 6 cuidados que você precisa ter com o cabelo na viagem
Últimas matérias

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos