
Marceli Nakashima

Hairstylist especialista em corte, cor e alongamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A porosidade é encontrada em muitos cabelos e pode surgir por diferentes motivos, como excesso de processos químicos e a falta de alguns nutrientes essenciais para a saúde do cabelo. Além disso, você sabia que os fios podem estar porosos em variados níveis? E que madeixas pouco porosas também estão com a saúde danificada? Pensando nisso, o Segredos de Salão destacou 4 curiosidades sobre o assunto. Confira!
1) A porosidade é um desequilíbrio das cutículas capilares
Segundo Marceli, fios porosos apresentam uma desarmonia nas chamadas escamadas protetoras da fibra capilar. "Elas podem se tornar desalinhadas ou apresentam falhas devido a perda do cimento intercelular ou, em outros casos, podem se fechar completamente, o que dificulta a realização de alguns tratamentos", explicou.
2) Ter um pouco de porosidade é normal
Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, estar com os fios um pouco porosos é bom para sua saúde e beleza. "Quando o nível é muito baixo, a fibra capilar apresenta uma certa resistência para a realização de processos químicos e a entrada de nutrientes dos produtos de tratamento", contou, explicando que, por isso, o ideal é que as madeixas estejam sempre com a porosidade em nível médio.
3) Cabelos muito porosos são frágeis, ásperos e sem brilho
Como destacou a profissional, os fios muito porosos apresentam o pH em nível alcalino e as cutículas ficam permanentemente abertas. "Isso facilita a entrada de agentes que danificam e fragilizam a fibra capilar, e também contribui para a saída constante de nutrientes e pigmentos, o que causa o aspecto áspero e opaco no cabelo", pontuou
Para tratar o problema, a hairstylist indica uma reconstrução completa dos fios. "A linha Force Architecte, de Kérastase, é ideal para esses casos. A tecnologia presente em seus produtos age selando as cutículas, o que as torna mais resistentes e alinhadas", destacou.
4) Madeixas com baixa porosidade são mais oleosas
Uma fibra capilar pouco porosa está com as cutículas completamente fechadas e, graças a isso, alguns problemas podem surgir, como o aumento da oleosidade. "Esse tipo de fio tende a acumular o sebo do couro cabeludo mais rapidamente, o que pode deixar as madeixas com aspecto pesado na raiz", disse.
Em relação aos cuidados para minimizar e controlar o problema, Marceli sugere produtos mais leves, com texturas menos consistentes. "A linha Cristalliste é a mais indicada, uma vez que sua gama irá ajudar a equilibrar a oleosidade em excesso, e proporcionará uma nutrição profunda sem pesar o comprimento das madeixas", finalizou.
Publicado por: Juliana Hansen, Segunda-feira 15 de agosto de 2016 - 11h15
Mais Tratamento de cabelo

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados
Últimas matérias

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

Castanho médio acinzentado, natural ou dourado? Veja a diferença entre as nuances e saiba em qual apostar

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados