
Marcela Avi

Coordenadora de Educação Kérastase Brasil
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você sabia que os cabelos também precisam de proteção solar, assim como a nossa pele? Em um país ensolarado como o Brasil, é fundamental proteger o cabelo do sol, sobretudo durante o verão. Mesmo sem ir à praia, é quase impossível escapar da ação dos raios solares no dia a dia, e essa exposição a longo prazo pode causar diversos feitos colaterais nos fios, como o ressecamento e o desbotamento do cabelo, especialmente os coloridos. A maior parte das pessoas já têm o hábito de aplicar protetor solar no corpo, então por que não estender o cuidado aos fios? Para te ajudar a se preparar para a estação do calor e evitar o cabelo ressecado pelo sol, reunimos tudo que você precisa saber sobre os efeitos dos raios nos fios e como manter as madeixas protegidas nos próximos meses. Confira!
Leia também: 5 dilemas capilares típicos do verão e como tratar cada um deles!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Por que proteger o cabelo do sol: os efeitos dos raios nos fios
A exposição do cabelo ao sol faz parte da rotina do verão, mas sair com os fios desprotegidos não pode se tornar um hábito. Sem a aplicação de um filtro solar, os raios ultravioleta podem afetar os 3 níveis da fibra capilar: o filme hidro lipídico, camada responsável por lubrificar a fibra capilar e mantê-la hidratada, fica ressecado e fragilizado; a cutícula, que vem logo abaixo revestindo o córtex para protegê-lo e dar brilho ao cabelo, fica danificada e perde sua eficácia, quanto o córtex, que é a parte central que envolve a medula e dá forma aos cabelos, perde resistência e força.
Na prática, essas mudanças geram três efeitos principais no cabelo. O primeiro é o ressecamento, que confere um toque áspero e um aspecto opaco às madeixas. A água salgada do mar e o cloro da piscina tendem a agravar essa sensação, então é a reclamação mais recebida nos salões de beleza durante o verão. O segundo efeito é a quebra, muitas vezes proveniente dessa fragilização da fibra, da formação de pontas duplas e da carência de nutrientes para fortificar sua estrutura. O terceiro é o desbotamento dos cabelos coloridos, uma vez que a oxidação provocada pelo sol facilita a perda de pigmentos artificiais. Isso pode deixar a cor do cabelo apagada ou até manchada com o passar do tempo.
Adeus, cabelo ressecado pelo sol: como proteger os fios antes e depois da exposição
Assim como a pele, o cabelo também precisa de um protetor solar. O segredo é investir em uma fórmula que tenha filtro UV mas não deixe os fios pesados ou melados. Alguns produtos tipo leave-in saem rapidamente em contato com a água, então o ideal é apostar em uma linha de tratamento completa, que cuide e proteja o cabelo antes, durante e depois da exposição ao sol. A linha Soleil, de Kérastase, é uma boa aposta pois é composta com 3 ingredientes diferenciados. O óleo de semente de linhaça oferece proteção da cor, brilho intenso e nutrição caprichada graças à Vitamina E presente em sua composição. O óleo de cártamo, rico em ácidos graxos essenciais, confere mais maciez elasticidade ao fio, o que diminui a quebra. Já as ceramidas proporcionam força e brilho para a fibra, tratando a cutícula e restaurando as propriedades naturais do cabelo.
Nessa temporada, a coleção completa inclui 4 produtos que se completam para proporcionar máxima proteção e tratamento da raiz às pontas do cabelo. Para aplicação antes ou durante a exposição ao sol, uma opção é o CC Crème, um creme de tratamento com tripla ação que facilita o desembaraço. "Devido ao óleo de linhaça e filtros UV, ele cria uma espécie de filme ao redor da fibra, que impede a ação de agentes agressores", explica Marcela Avi, coordenadora de educação de Kérastase. Outra boa opção é o spray Micro-Voile, um fluído protetor que confere maciez, brilho e controle de frizz aos fios. "Os produtos podem ser aplicado em cabelos secos ou úmidos, antes e depois da exposição solar, e devem ser reaplicados após cada contato com a água para aumentar sua potência e manter os fios protegidos e bonitos durante todo o dia", afirma.
Na hora do banho pós praia ou piscina, outros dois produtos completam o tratamento. O Bain Aprés Soleil é um shampoo de reparação que higieniza delicadamente o cabelo, nutre a fibra e confere mais resistência aos fios. Após seu enxágue, aplique a Masque UV, uma máscara de reparação pós sol que trata a fibra para evitar novos danos, fortalece a estrutura, previne a fotodegradação e prolonga a proteção UV inclusive em cabelos coloridos. Deixe agir de 3 a 5 minutos e enxágue abundantemente até remover todos os resíduos. Com essa rotina simples, você conquista madeixas totalmente protegidas, condicionadas e preparadas para o restante do verão.
Visite um salão de beleza perto de você para manter os cabelos saudáveis no verão!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 19 de outubro de 2018 - 11h17
Mais Beleza de Verão

Confira 6 mitos e verdades sobre cabelos loiros no verão!

Cabelo loiro de praia: montamos um guia para você conquistar o visual, das mechas à finalização

4 segredos para manter a franja cacheada bonita no verão
Últimas matérias

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados