
Val Cordeiro

Hairstylist, educador e ID Artist L'Oréal Professionnel. Especialista em corte e coloração
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Os danos do sol no cabelo podem tornar o verão uma estação difícil para quem gosta de manter os fios sempre bonitos e sedosos. Não é apenas uma questão estética; a saúde da fibra capilar pode ser gravemente prejudicada pela exposição frequente aos raios UV, o que com o tempo pode levar até à quebra dos fios. Para evitar esse quadro, é preciso identificar os principais prejuízos do sol para o cabelo e conhecer maneiras de proteger e tratar as madeixas durante toda a temporada. Reunimos algumas dicas para te ajudar a lidar com principais dilemas capilares do verão, confira!
Veja também: por que é importante usar produtos com filtro UV no cabelo?
Efeito palha: evite e trate o cabelo ressecado por causa do sol
O cabelo ressecado é uma das principais preocupações durante o verão, e ele pode ser provocado por muitos fatores típicos da estação. A exposição prolongada dos fios ao sol é um dos mais populares, já que os raios solares fragilizam a fibra capilar de fora para dentro. "É bom se proteger com um boné e investir em um spray com proteção solar, como o da linha Solar Sublime, de L'Oréal Professionnel", indica o hairstylist Val Cordeiro, ID Artist da marca. A tecnologia Mexoryl forma uma barreira protetora ao redor dos fios para bloquear a ação dos raios UV e ainda ajuda na nutrição da fibra. Borrife em todo o comprimento antes de se expor ao sol e reaplique se mergulhar ou molhar as madeixas em algum momento.
Aliás, a própria água do mar também pode colaborar para o ressecamento do cabelo. A ação da água salgada desidrata o interior da fibra, então os fios ganham um aspecto seco, opaco e áspero como uma palha. Uma boa dica para evitar esse quadro é molhar o cabelo no chuveiro antes e depois do mergulho no mar, para diminuir a absorção do sal pela fibra. Também é preciso investir em bons produtos para tratar as madeixas em seguida. "Usar um shampoo hidratante como o de Solar Sublime ajuda a devolver a maciez e o brilho", conta Val. "Para quem sente os fios ressecados após a exposição ao sol, recomenda-se o uso semanal da máscara de hidratação da mesma linha, que pode ser usada no banho e tem ação de apenas três minutos", explica.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como lidar com o cabelo loiro esverdeado durante o verão
Os mergulhos na piscina fazem parte do roteiro do verão perfeito, mas podem ser muito sacrificantes para a saúde do cabelo. A ação do cloro nos fios é perceptível rapidamente pelo toque áspero que eles ficam depois de secarem. Quem tem cabelo loiro também pode observar que a cor fica esverdeada com o passar do tempo. Molhar os fios com água limpa do chuveiro antes e depois de nadar ajuda a diminuir a absorção da fibra, mas não resolve totalmente o quadro.
Nesses casos, o ideal é visitar um salão de beleza para ser atendida por um profissional. Muitas mulheres tentam usar o shampoo roxo para corrigir esses reflexos e acabam manchando os fios ainda mais, uma vez que o pigmento violeta só neutraliza o efeito amarelado. Receitas caseiras também podem acabar deixando o cabelo melado ou sem vida. Para não ter erro, visite um cabeleireiro para que ele realize o procedimento de matização do cabelo esverdeado e devolva o brilho e a cor certa para as suas madeixas.
Tudo sobre o cabelo desbotado pelo sol - seja a cor natural ou artificial
Outro efeito comum do sol no cabelo é o desbotamento, tanto dos pigmentos naturais quanto dos artificiais. Isso pode ser percebido nos cabelos que ficam mais claros após dias de exposição contínua ao sol, como mechas naturais, ou nos cabelos coloridos cuja cor fica mais fraca a cada dia de praia. Esse desgaste é causado justamente pela ação do sol na fibra, danificando a cutícula e facilitando a perda tanto de nutrientes quanto de pigmentos. Para evitar esse efeito, a proteção contra os raios UV oferecida por um leave-in como o spray Solar Sublime é fundamental.
Outro cuidado valioso, não só durante o verão como no restante do ano, é usar uma linha de produtos voltada especialmente para cabelos coloridos. O próprio ato de lavar a cabeça pode acelerar o desbotamento da cor, sobretudo quando esse é um hábito diário como costuma ocorrer nos meses de calor. Fórmulas desenvolvidas para proteger a coloração geralmente têm uma ação menos abrasiva, então prolongam a durabilidade da nuance. A linha Vitamino Color A.OX, de L'Oréal Professionnel, atende as diferentes necessidades do cabelo com coloração porque tem ação hidratante, contêm filtro UV e oferecem ação antioxidante. Cuidando bem dos fios antes, durante e depois da exposição ao sol, você pode aproveitar o verão com madeixas intactas, saudáveis e sedosas da raiz às pontas.
Encontre um salão de beleza perto de você e agende uma visita!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 09 de janeiro de 2019 - 10h44
Mais Beleza de Verão

Cabelo com luzes ombré: por que mechas californianas são perfeitas para o verão

Cuidados com o cabelo no verão: o que fazer e o que evitar durante a estação

Cabelo queimado de sol: 3 produtos certeiros para proteger e tratar os fios
Últimas matérias

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano