
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você já sentiu que o cabelo quebra ao pentear ou que os fios estão muito fragilizados a ponto de se soltarem quando você passa as mãos? Esse é um problema muito comum entre mulheres de todas as idades, e normalmente está relacionado ao acúmulo de danos, que pode acontecer por excesso de química ou uso frequente de ferramentas de calor. Para te ajudar a lidar com o quadro e recuperar a força da fibra de uma vez por todas, reunimos dicas preciosas para conquistar um cabelo mais resistente e saudável sem perder a maciez. Confira!
Leia também: entenda as diferenças entre queda e quebra de cabelo
1) Cabelo quebra ao pentear? Aposte em produtos fortalecedores
Uma das melhores formas de tratar a quebra de cabelo é apostar em produtos que proporcionem força e vitalidade para que a fibra se mantenha intacta na hora de pentear. Fios quebradiços normalmente acontecem pela deficiência de proteínas, como a queratina, que são essenciais para construir a estrutura das madeixas e deixá-las resistentes. Esses nutrientes são perdidos diariamente por conta de agressores externos, como sol, ferramentas de calor e poluição, então é muito importante repô-los para reverter o aspecto fragilizado e danificado das e colocar um ponto final na quebra.
Nossa dica é optar pela coleção Inforcer , de L'Oréal Professionnel, para usar durante o banho. "Ela tem biotina e vitamina b6, que deixam a fibra capilar mais forte, estimulam o crescimento saudável, têm um altíssimo poder de nutrição e ainda trazem uma sedosidade incrível aos fios", conta o hairstylist Rafael Bertolucci , embaixador da marca. Invista no shampoo de uso diário com ação anti-quebra para reforçar a fibra capilar e no condicionador da linha para selar as cutículas e garantir a absorção das substâncias, deixando as madeixas ainda mais brilhosas e macias.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Evite a quebra de cabelo usando um leave-in próprio para escovação
Se o seu cabelo quebra ao pentear, pode ser uma boa ideia investir em um leave-in próprio para fios fragilizados. Esse tipo de produto conta com tecnologia anti-quebra para evitar que o atrito causado pela escovação faça a fibra se partir. Nossa dica é o creme de pentear da linha Inforcer , perfeito para usar no dia a dia porque ajuda a desembaraçar sem danificar e ainda realça o brilho. Além disso, ele também pode ser ótimo para quem quer fazer o cabelo crescer, já que conta com ativos que estimulam o metabolismo dos ácidos graxos e reforçam a fibra capilar, garantindo que os fios já nasçam mais fortes, resistentes e saudáveis. Para evitar a quebra de cabelo, aplique o produto no comprimento e nas pontas dos fios úmidos. Depois, basta pentear e escovar como de costume e logo você perceberá as madeixas mais saudáveis e sedosas.
3) O jeito certo de desembaraçar o cabelo para evitar a quebra
O cabelo que quebra na hora de pentear pode estar sensível por conta da forma como você desembaraça. Alguns truques podem te ajudar a contornar o problema, como sempre começar desembaraçando as pontas primeiro para só depois ir subindo pelo comprimento até chegar à raiz. Dessa forma, você evita que vários nós se acumulem e acabem arrebentando com o atrito do pente ou da escova. Além disso, evite aplicar muita força durante o processo, porque isso pode fazer com que o cabelo quebradiço se parta com ainda mais facilidade. Vale a pena entender também como cada tipo de fio deve ser penteado, porque isso vai te ajudar e evitar a quebra: enquanto os lisos e ondulados podem ser escovados secos, os cacheados e crespos devem sempre ser desembaraçados ainda molhados, com muito cuidado para não fragilizar ainda mais. Na dúvida, lembre-se de buscar a orientação do seu cabeleireiro para entender qual deve ser o procedimento de acordo com o seu caso.
4) Cabelo quebradiço: tome cuidado com o jeito de secar e pentear fios molhados
O cabelo quebra ao pentear quando está sensibilizado, mas isso é ainda mais comum quando ele está molhado. A verdade é que, quando está cheios de água, a fibra fica mais elástica e frágil, o que facilita a quebra. Mesmo os cabelos que devem ser desembaraçados ainda molhados exigem muito cuidado para o atrito não acabar arrebentando os fios. Nesse caso, a melhor opção é aplicar um creme de pentear para facilitar o processo, além de fazer movimentos suaves e ter paciência na hora de desatar os nós. A forma de secar também faz toda diferença para diminuir a quebra: ao invés de esfregar a toalha contra os fios, a melhor opção é sempre apertar de leve ao longo do comprimento para absorver o excesso de umidade. Assim, você não só evita que as madeixas fiquem quebradiças como também reduz a formação de frizz.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Quarta-feira 20 de maio de 2020 - 09h05
Mais Tratamento de cabelo

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir
Últimas matérias

20 penteados para um festival de rock: coques, tranças e rabos de cavalo para cabelos curtos, médios e longos

Esses 3 passos vão recuperar o brilho do seu cabelo loiro em casa!

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico