
Monica Almeida

Cabeleireira, publicitária e educadora Redken
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Fazer escova no cabelo é uma forma de deixá-lo mais polido, brilhoso e com aparência saudável. Por isso, o styling faz parte da rotina de muitas mulheres com cabelos danificados ou fragilizados, que precisam de uma dose extra de brilho. No entanto, o uso frequente de secador e chapinha pode deixar a fibra capilar ainda mais desgastada, fazendo até o cabelo quebrar em alguns casos. Se você percebeu seus fios partindo no momento da escovação, é um sinal claro de que está na hora de cuidar da saúde da fibra e reforçar sua estrutura para torná-la mais resistente. Isso vai não apenas facilitar o styling como preservar a integridade do cabelo para que ele cresça com saúde. Reunimos as melhores dicas sobre o assunto para te ajudar a lidar da melhor forma com o cabelo quebrando na hora da escova, confira!
Leia mais: o que fazer quando o cabelo quebra na hora da descoloração!
Por que o cabelo quebra na hora da escova?
Para fazer escova no cabelo, é preciso usar uma escova redonda para esticar e puxar os fios. A tração criada por ela somada ao calor do secador pode sensibilizar a fibra, e se os fios já estiverem fracos, a tendência é que eles quebrem nos pontos mais danificados. A causa desse quadro pode ser o excesso de uso de ferramentas de calor, descolorações frequentes, combinação de vários tipos de química no cabelo, entre outros. Usar um protetor térmico de qualidade vai reduzir a quebra, porém a prioridade deve serem sempre tratar as necessidades da fibra, não apenas disfarçar seus sintomas. Se seu cabelo está partindo na hora da escovação, é importante focar em tratamentos de força para reparar os danos na estrutura da fibra, torná-la mais resistente e melhorar a retenção de nutrientes em seu interior, o que vai ajudar a manter o cabelo saudável por mais tempo.
Uma vez que o cabelo está danificado, não é possível transformá-lo com um único tratamento. É a rotina constante de cuidados e o uso de bons produtos no dia a dia que vão garantir resultados profundos e duradouros. Por isso, para fortalecer os fios quebradiços, nossa dica é usar a linha Extreme , de Redken, uma das favoritas dos experts para tratar cabelos danificados. "O principal diferencial da fórmula é que ela contém proteínas super pequenas, que penetram mais facilmente na fibra para oferecer um tratamento mais eficaz" explica Monica Almeida, educadora da marca. Com uso contínuo, a coleção oferece até 75% menos quebra nos fios, além de reduzir as pontas duplas e proteger os fios de novos danos. A linha Extreme pode ser intercalada com outras que atendam a necessidades diferentes dos seus fios, como proteção da cor ou hidratação, então conte com a orientação de um cabeleireiro para montar a rotina ideal.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
3 segredos fazer escova no cabelo danificado sem fragilizar os fios
1) O protetor térmico é fundamental para evitar que o calor do secador fragilize ainda mais o cabelo danificado, porém se os fios estão partindo não é qualquer fórmula que consegue oferecer a intensidade de proteção necessária. O leave-in Anti-snap , da linha Extreme de Redken, foi formulado especialmente para os fios com quebra na hora da escova. Premiado e indicado por experts de todo o mundo, o finalizador fortalece as cutículas da fibra para reduzir a quebra e as pontas duplas sem tirar a maciez e o brilho dos fios. Ele pode ser aplicado no cabelo todo ainda úmido ou somente nas mechas mais quebradiças e frágeis e não precisa de enxágue.
2) Antes de começar a efetivamente escovar o cabelo mecha a mecha, os experts recomendam retirar o excesso de água para agilizar o processo e reduzir a necessidade de alisar a mesma mecha várias vezes. Comece apertando os fios com uma toalha por alguns segundos, depois aplique o protetor térmico e movimente o secador ao redor da cabeça e ao longo do comprimento para ir secando aos poucos. Quando o cabelo estiver 60% seco, separe-o em mechas e comece a escovar cada uma individualmente com uma escova redonda.
3) Ajustar a temperatura do secador ao longo da escovação permite que você reduza a exposição dos cabelos a possíveis danos. Nas partes onde os fios são mais finos, como no contorno do rosto, a temperatura pode ser mais baixa. Já nas áreas mais densas, como na parte de trás da cabeça, você pode aumentá-la. Ao deslizar o secador pelo cabelo, faça movimentos lentos para que não seja necessário ficar repetindo cada mecha, o que aumentaria o desgaste. Descendo lentamente a escova e o secador pelo comprimento, duas ou três vezes por mecha serão suficientes.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 23 de dezembro de 2019 - 10h00
Mais Truques de Styling

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

5 truques que cabeleireiros fazem no salão para criar penteados perfeitos

Penteados com babyliss: 5 ideias para deixar as ondas em destaque
Últimas matérias

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

Castanho médio acinzentado, natural ou dourado? Veja a diferença entre as nuances e saiba em qual apostar

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados