
Bruno Galhardo


Hairstylist e expert Kérastase no Brasil
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O corte químico é comum em processos de descoloração. O cabelo quebra durante o processo porque não está forte o suficiente para suportar a química. Descolorir o cabelo é um procedimento muito poderoso para transformar o visual, mas exige bastante cuidado para não danificar os fios. "A descoloração é o processo que mais enfraquece o cabelo, já que junto com os pigmentos a gente dilata a cutícula, desprotege muito o córtex e retira proteínas e a taxa lipídica, então deixamos a fibra muito exposta", explica o hairstylist e Expert K Bruno Galhardo. Por isso, em alguns casos, os fios acabam ficando muito elásticos e quebrando durante o clareamento. Apesar de ser relativamente comum, esse quadro é grave e indica que as madeixas precisam urgentemente recuperar a força e a saúde. Para te ajudar, reunimos as melhores dicas para restaurar a integridade da fibra e conquistar cabelos bonitos e saudáveis novamente. Confira!
Veja também: como tratar o cabelo elástico e quebradiço!
Corte químico na descoloração: entenda as possíveis causas
O nome "corte químico" é dado quando o cabelo quebra inteiro ou parcialmente durante um procedimento como a descoloração. A maior parte dos salões de beleza trabalha com produtos de qualidade para fazer o clareamento, então a princípio não era para isso acontecer, porém outros fatores podem pesar na hora que a fragilidade da fibra é testada. Descolorir o cabelo com muita frequência é uma das causas mais comuns para a quebra, já que é um hábito que força os limites do fio sem permitir que ele se recupere entre os retoques.Misturar mais de um tipo de química também pode levar a esse quadro, como descolorir u cabelo alisado ou colorido de preto sem o cuidado adequado.
Desrespeitar o tempo de pausa é outra causa comum para quebra - poucos minutos já podem fazer toda a diferença na integridade e na resistência do fio. Por fim, outro fator que pode contribuir é tentar descolorir um cabelo que está muito frágil e danificado antes mesmo de começar. Para evitar sobrecarregar a fibra capilar, é fundamental que o cabeleireiro realize um diagnóstico das madeixas antes de qualquer procedimento para avaliar as necessidades e os limites delas. Só depois é que ele deve começar a trabalhar na cor, sempre levando em consideração os resultados da análise feita.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O que fazer quando o cabelo quebra na descoloração? Posso colorir por cima?
Quando o cabelo fica elástico e quebra durante a descoloração, o melhor a fazer é interromper o processo imediatamente. Esse é um dos motivos pelos quais é fundamental só realizar esse tipo de mudança no salão; um cabeleireiro de confiança vai fazer um teste de mecha primeiro, analisar os limites do fio e te orientar de acordo com as particularidades do caso. Diante da quebra, ele provavelmente vai enxaguar o restante do produto para não sacrificar ainda mais a fibra. Pode ser que nesse momento o cabelo não esteja com a cor uniforme ou no tom que você gostaria, mas o ideal é não tentar aplicar uma coloração por cima para disfarçar.
Quando chegar a hora de colorir, o cabeleireiro provavelmente vai construir algumas camadas de cor para que ela fique homogênea e com boa durabilidade. Se você tentar simplesmente aplicar uma cor escura em casa mesmo, o resultado pode ficar esverdeado e desbotado, além de sensibilizar mais ainda a fibra. No entanto, nesse primeiro momento, os fios ainda estão muito sensíveis e porosos, então não vão reter corretamente os pigmentos. A orientação dos experts geralmente é deixar o cabelo crescer e ir tratando constantemente para fortalecer a estrutura até que ela esteja apta a receber uma coloração.
O melhor tratamento no salão para fortalecer o cabelo quebradiço
Para recuperar a saúde do cabelo o mais rápido possível, comece com um tratamento no salão de beleza. Os produtos e técnicas a que os cabeleireiros têm acesso conseguem adiantar muito o processo de reparação das madeixas, depois você só precisa dar continuidade em casa com os produtos recomendados pelo cabeleireiro - já que um único tratamento não será suficiente para reverter todos os danos provocados pela química. De todos os rituais disponíveis, a melhor opção para o cabelo com quebra é o que pode ser personalizado para as necessidades dos seus fios. "O que tem um resultado mais rápido e mais preciso, com mais durabilidade e poder de tratamento muito grande, é o Fusio Dose, da Kérastase", afirma Bruno.
O tratamento Fusio Dose é realizado com uma mistura feita pelo próprio cabeleireiro na hora do atendimento, de acordo com as carências de cada tipo de cabelo. O expert vai combinar um concetré, que pode ser voltado para brilho, força, densidade ou nutrição, com um booster, que pode ser de nutrição, força, brilho, densidade ou disciplina. A mistura será aplicada no comprimento do cabelo e vai agir pelo tempo indicado pelo expert antes de um enxágue completo. "Podemos tanto fazer no dia da descoloração, que já deixa um resultado no toque do cabelo muito gostoso, ou ele pode ser feito a cada duas ou três semanas para potencializar e dar continuidade no tratamento", explica Bruno. Aproveite para aparar as pontas sempre que possível e ir aos poucos renovando os fios.
Como cuidar do cabelo que quebrou na descoloração em casa
A melhor forma de cuidar do cabelo depois de ele demonstrar sua fragilidade é usando os produtos indicados pelo cabeleireiro para o seu caso especificamente. No caso do fio com quebra por causa da química, provavelmente a estrutura está carente de proteína, que é o que dá força à fibra. O melhor tratamento para isso é a reconstrução capilar, que vai devolver a resistência de que o cabelo precisa para que pare de quebrar. Uma boa opção é a linha Resistance Thérapiste, de Kérastase, voltada especialmente para madeixas com erosão grau 3 ou 4, os mais elevados - e geralmente os que acompanham cabelos descoloridos e muito processados. Campeã de vendas, a fórmula conta com Fibra-Kap™, uma tecnolofia que atua na reconstrução, e Sève de Résurrection , um ingrediente que promove regeneração intensiva da fibra. Com uso regular, a coleção vai proporcionar mais força, brilho e saúde mesmo para as madeixas mais sensibilizadas.
Marque um horário no salão de beleza para cuidar dos cabelos com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 25 de outubro de 2019 - 15h51
Mais Cabelos danificados

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Cabelo em transição precisa de quê? 3 cuidados especiais para fios em crescimento

Reconstrução para cabelo com luzes: os segredos para recuperar a forca das mechas loiras
Últimas matérias

Estilo retrô nos cabelos longos: as principais tendências de cortes em 12 fotos

Luzes no cabelo para outono e inverno: quais nuances combinam com a temporada e em qual técnica apostar?

Cabelo crespo masculino: como cuidar dos fios + dicas de cortes que fazem sucesso

Corte degradê feminino: saiba como apostar na tendência e veja 15 fotos em diferentes tipos de cabelo

Marrom dourado: com luzes ou coloração global? Veja inspirações e escolha o castanho perfeito

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural