
Alison Alvarez

Hairstylist e Artista L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cada vez mais mulheres têm optado por cabelos com aparência natural e técnicas de coloração e mechas que entreguem esse efeito. A raiz esfumada e color melting se tornaram as técnicas mais utilizadas entre os cabeleireiros para criar uma transição natural e sem marcações entre o tom original dos fios e a tonalidade artificial adotada. Apesar do efeito parecido, os métodos são feitos de formas diferentes mas podem ser combinados para conferir um resultado bastante sutil e natural nos fios. Reunimos as principais diferenças sobre as técnicas raiz esfumada e color melting para você escolher a que mais se adequa ao visual desejado. Confira!
Veja também: 5 mitos sobre cabelo loiro para deixar de acreditar
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Raiz esfumada cria uma transição de cor natural com apenas 2 tons
A raiz esfumada é uma técnica que cria o efeito degradê entre o tom natural dos cabelos e a cor adotada, criando uma transição gradual e livre de marcações nos fios. Elaborada com um pincel de esfumar, ela utiliza apenas duas cores para criar o efeito gradual nos nos cabelos. Após a criação das luzes, o expert aplica um tonalizante mais escuro do que coloração e levemente mais claro do que a raiz natural para criar passagem de cor. O segredo para que o esfumado fique perfeito é a técnica utilizada pelo cabeleireiro para pincelar os cabelos para que o acabamento fique totalmente natural e livre que qualquer marcação. A técnica, que é realizada apenas na raiz dos cabelos e não chega ao comprimento, possui uma transição mais curta do que a color melting e, geralmente não ultrapassa 3 centímetros. Essa técnica é mais indicada para quem vai fazer babylighs, balayage, coloração global e outras opções que possuam uma passagem de cor mais próxima à raiz.
A técnica color melting combina 3 ou mais tons para uma transição de cor imperceptível
A principal diferença entre a técnica raiz esfumada e a color melting é a quantidade de tons utilizado para criar a transição de cor. Enquanto na primeira apenas 2 tons criam a passagem de cor, na segunda pode-se usar mais tonalidades para criar uma transição super sutil e quase imperceptível. Como o próprio nome indica, a color melting é centrada na fusão de diferentes tons para criar o efeito degradê nos fios. "A técnica é realizada com aplicação de duas ou mais técnicas de coloração/descoloração. A priori criamos dois tons que se intercalam e na sequência entramos com um terceiro tom que será responsável pela impressão de fusão entre os dois primeiros tons", explica o haristylist e Artista LP, Alison Alvarez. Segundo o expert, a técnica pode ser realizada na raiz dos cabelos e também pode ser combinada à raiz esfumada para conferir mais naturalidade ao visual e prolongar a transição de cor até o comprimento. A color melting também pode ser elaborado no comprimento dos fios, como no visual ombré hair, e mesclar diferentes tons, até entre cores fantasia. "O color melting pode ser feito até entre tons contrastantes, trazendo harmonia ao resultado final", conta.
Como cuidar da cor após a transformação da cor
Apesar da transição de cor na raiz esfumada e color melting reduzir a necessidade de ir com tanta frequência ao cabeleireiro para retocar a raiz, os cabelos precisam de cuidados especiais para a manutenção da cor e da saúde dos fios. O cuidado diário é praticamente o mesmo em ambas as técnicas, com produtos voltados para o tratamento da fibra e da coloração. Para cuidar da cor e evitar o desbotamento dos tonalizantes utilizados na transição, o indicado é utilizar uma linha voltada para o cuidado da cor, como a Vitamino Color AOX, de L'Oréal Professionnel. Com uma fórmula com alto poder antioxidante e hidratante, a coleção ajuda a prolongar a duração da cor e evitar o desbotamento enquanto trata a fibra e evitar o ressecamento após a transformação. Com shampoo, condicionador, máscara e leave-in, a linha é perfeita para conferir uma manutenção completa da cor. Para o cabelos com mechas loiras e raiz esfumada ou color melting, o ideal é combinar o tratamento da cor com uma linha voltada para o cuidado com cabelos loiros, com a Blondifier, também de L'Oréal Professionnel.
Encontre uma salão de beleza perto de você para transformar os cabelos!
Publicado por: Fernanda Oliveira, Segunda-feira 16 de setembro de 2019 - 14h50
Mais O Poder da Cor

Tons de ruivo: 5 nuances que são tendência para o outono e inverno 2021

Morena iluminada com raiz esfumada: 10 fotos da coloração que cria luzes no cabelo com efeito natural

Cabelo castanho claro: 4 nuances e técnicas diferentes para clarear os fios escuros
Últimas matérias

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer

Cabelo cacheado masculino: 3 ideias atuais de cortes + dicas para cachear os fios

Corte chanel em cabelo claro: 15 fotos do visual em loiros e castanhos + dicas para estilizar os fios

Projeto rapunzel: saiba como montar um cronograma capilar para fazer o cabelo crescer