
Barbara Rabelo

Hairstylist e Artista L’Oreal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Ficar com o cabelo ralo é um verdadeiro incômodo para a maioria das mulheres. Além do impacto no visual, a perda de densidade nos fios pode atrapalhar o crescimento capilar e levar a outros problemas, como as pontas duplas. Para encontrar o tratamento adequado, o primeiro passo é identificar o que está causando o problema. Desequilíbrios hormonais e excesso de químicas estão entre os principais fatores que levam ao enfraquecimento e afinamento dos fios. Pensando nisso, preparamos esse guia com dicas sobre cabelo ralo e fino e como deixá-lo encorpado novamente. Confira!
Leia também: Cortes de cabelo para conseguir mais volume nos fios
Cabelo ralo: excesso de química e ferramentas de calor são as principais causas
Já se perguntou por que o cabelo fica fino e ralo? A causa mais comum é o enfraquecimento pelo excesso de químicas e exposição a altas temperaturas de aparelhos como chapinhas e secadores. Nos cabelos longos, a perda de densidade é mais perceptível nas pontas, já que elas são a parte mais antiga dos fios, portanto têm maior acúmulos de danos. Nesses casos, tratamentos com cosméticos que ajudam a dar densidade aos fios são a saída para reverter o problema.
As demais causas para o cabelo ralo estão relacionadas a desequilíbrios hormonais ou alimentação deficiente em proteínas. Em casos como esse, o afinamento pode ser notado desde a raiz e não apenas no comprimento e pontas. Por isso, o ideal é fazer um diagnóstico com um especialista e aliar os cuidados capilares ao tratamento indicado pelo seu médico.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como engrossar o cabelo ralo: aposte em produtos enriquecidos com aminoácidos
Para engrossar o cabelo ralo, o primeiro passo é incluir produtos para densidade capilar na sua rotina. As fórmulas enriquecidas com aminoácidos são as mais indicadas para essa função: essas substâncias formam a queratina, uma proteína que estrutura a fibra capilar. Os produtos à base de aminoácidos preenchem a fibra capilar, repondo as proteínas perdidas em processos químicos e outras agressões externas, o que ajuda os fios a ficarem mais encorpados e fortes.
Comece o seu ritual com um shampoo para cabelos finos e ralos e prossiga com a aplicação de uma máscara de tratamento que contenham o ativo na fórmula. A nossa sugestão é a linha Pro Longer, de L'Oréal Professionnel, que além dos aminoácidos conta com a molécula Filler-A100. "Essa combinação de ativos tem a capacidade de penetrar e preencher a fibra e devolver força ao cabelo", explica Barbara Rabelo, hairstylist e artista da marca. Dê sequência ao tratamento com o condicionador e o leave-in renovadores de comprimento.
Cabelo ralo nas pontas: as ampolas de preenchimento são ideais para tratar as pontas duplas
As pontas são a parte mais antiga do cabelo, portanto é normal que elas fiquem mais ralas devido ao maior acúmulo de danos. Para tratar cabelo ralo nas pontas, as ampolas de preenchimento são certeiras. Esses produtos são concentrados e fluídos, então são ideais para reparar danos mais profundos. Por isso, aposte nas ampolas preenchedoras de Pro Longer, cuja fórmula com aminoácidos e Filler-A100 reduz a quebra e combate as pontas duplas, além de promover mais densidade aos fios instantaneamente.
Devido a grande concentração de nutrientes, as ampolas devem ser usadas uma vez por semana, substituindo a máscara capilar para não sobrecarregar os fios. O segredo para colher os benefícios de ambos os produtos é fazer um cronograma capilar para cabelos finos e ralos, alternando os tratamentos à base de aminoácidos com hidratações e nutrições que vão auxiliar na reparação dos fios e na recuperação da densidade.
Como prevenir o cabelo ralo: o que fazer no dia a dia para manter os fios encorpados
Além dos produtos que ajudam a engrossar o cabelo fino e ralo, há outros cuidados que podem ser tomados para manter os fios encorpados. A dica é evitar ou reduzir o uso de químicas, chapinha e secador que enfraquecem e causam o afinamento do cabelo. Quando for expor os fios a altas temperaturas dessas ferramentas, use um protetor térmico.
"Nunca deixe de usar o creme de pentear com proteção térmica. Outra coisa é evitar usar muita temperatura no cabelo, porque a ação térmica e a ação mecânica de secar, de passar prancha, danificam muito o cabelo", explica Barbara Rabelo. "Evite misturar duas químicas, como progressiva e mechas, que agem diretamente na estrutura do cabelo. Não há cabelo que fique saudável fazendo duas químicas, então é preciso escolher uma ou outra", completa. Não usar água quente nas lavagens nem dormir com a cabeça molhada e manter uma alimentação rica em proteínas são outras precauções que ajudam a preservar a saúde capilar e evitar o cabelo ralo.
Publicado por: Amanda Cardoso, Segunda-feira 17 de maio de 2021 - 12h35
Mais Dicas de experts

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento