
Marceli Nakashima

Hairstylist especialista em corte, cor e alongamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo rebelde e com frizz faz parte da realidade de milhares de mulheres, mas não é um problema sem solução. Esses sinais indicam claramente que a fibra capilar está ressecada e, por isso, mais sensíveis à umidade, o que acaba deixando os fios arrepiados e desalinhados. Para tratar o quadro, é importante seguir uma rotina de cuidados contínuos, e não apenas aplicar um determinado produto uma única vez; é a reposição constante de nutrientes que mantém o cabelo sempre bonito, saudável e polido. Reunimos 7 dicas para te ajudar a incluir na rotina alguns hábitos certeiros que podem ajudar nessa missão, confira!
Leia também: os 10 mandamentos para tratar o cabelo com frizz!
Dica 1) Controlar a temperatura da água para evitar que fique quente
Um hábito comum que pode estar agravando o frizz no cabelo é tomar banho com água quente, especialmente na hora de lavar a cabeça. A alta temperatura sensibiliza as cutículas protetoras do fio, então facilita a perda de água e o ressecamento. Com isso, o cabelo tem uma chance maior de ficar opaco, áspero e arrepiado, levando ao ressecamento. A recomendação dos hairstylists é sempre optar pela água morna ou gelada, que são mais gentis no contato com o fio e não vão dilatar suas cutículas. Assim, você consegue proteger a hidratação dentro da fibra para mantê-la saudável e alinhada por mais tempo.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Dica 2) Lavar o cabelo com frizz com menos frequência e usar o shampoo certo
Muitas pessoas com cabelo rebelde têm o hábito de lavar a cabeça todo dia porque acreditam que essa higiene mais frequente ajuda a manter os fios saudáveis. A verdade é que, se o cabelo está com frizz, é provável que ele esteja ressecado, então lavar tantas vezes acaba piorando o problema em vez de melhorar. O que o shampoo faz é retirar o excesso de oleosidade dos fios, só que um pouco de oleosidade é importante para proteger a fibra da umidade e evitar o frizz. Para reverter esse quadro, adquira o hábito que lavar o cabelo com uma frequência menor e utilize um shampoo especial para tratamento de frizz, como o Bain Óleo-Relax, de Kérastase. O poder da fórmula está em ingredientes como óleo de shorea e de palma, que reduzem o volume dos fios e conferem mais maleabilidade para facilitar o desembaraço, e polímero catiônico, que recupera a maciez e o brilho das madeixas.
Dica 3) A máscara de nutrição capilar será sua maior aliada para tratar o frizz
Para tratar o cabelo rebelde, arrepiado e ressecado, nada substitui uma boa máscara de nutrição. Esse tipo de produto é desenvolvido para repor os nutrientes e lipídios perdidos pelo fio e, com isso, devolver o controle, o alinhamento, o brilho e a maciez. No entanto, não adianta usar uma única vez; é preciso estar sempre repondo esses ativos para garantir resultados duradouros. A Masque Óleo-Relax, de Kérastase, é uma das mais recomendadas pelos experts para restaurar o toque sedoso, o acabamento polido e a estrutura saudável da fibra capilar. A tecnologia Nutri-Huile da fórmula conta com os mesmos ativos do shampoo, combinando uma ação poderosa com consistência de fácil absorção para tratar as madeixas por completo sem deixá-las pesadas. A máscara pode ser aplicada no comprimento e nas pontas com a frequência indicada pelo seu cabeleireiro e deve agir nos fios de 10 a 15 minutos antes de ser abundantemente enxaguada.
Dica 4) Cuidado ao secar, escovar e prender o cabelo com frizz
O atrito é um fator muito presente no dia a dia que pode fazer o cabelo com frizz parecer anda mais rebelde. Por isso, é importante manusear os fios com cuidado para evitar que se esfreguem demais e acabem quebrando e ficando arrepiados, especialmente quando estão molhados e mais sensíveis. Na hora de lavar e enxaguar o cabelo, aperte delicadamente ao longo do comprimento em vez de torcer. Na hora de secar, envolva os fios com a toalha e apalpe até as pontas em vez de esfregar. Para desembaraçar, comece sempre pelas pontas, depois suba para os nós do comprimento e só então para a raiz; assim, você evita que o pente fique agarrado e acabe partindo os fios. Por fim, espere o cabelo secar totalmente antes de prender.
Dica 5) O cabelo com frizz precisa de um bom óleo nutritivo
O hábito de aplicar um óleo nutritivo nos cabelos como leave-in pode transformar completamente a saúde e a aparência dos fios rebeldes e desalinhados. O cuidado é especialmente importante para os cabelos com ressecamento ou os cacheados e crespos, que têm uma tendência natural a terem as pontas mais secas. "Como eles são mais sensíveis a umidade de ar, recomendo ter um óleo na bolsa para reaplicar assim que o clima começar a mudar, para evitar a chegada do frizz", conta a hairstylist Marceli Nakashima. Experimente usar o Soin Óleo-Relax, voltado especialmente para tratar e finalizar fios rebeldes. "Recomendo usar mais de uma vez ao dia, e sempre fazendo o movimento de torcer a mecha durante a aplicação, para definir e redefinir os cachos", ensina a expert. Nos cabelos lisos, basta espalhar uma pequena quantidade nas palmas das mãos e depois massagear pelo comprimento e pelas pontas, evitando a área da raiz.
Dica 6) Evitar o uso de secador, chapinha e babyliss
Usar secador, chapinha e babyliss ajuda a disfarçar a aparência do frizz e deixar o cabelo mais polido, mas a verdade é que o calor desses aparelhos tende a ressecar ainda mais os fios com o tempo. A alta temperatura dilata as cutículas e facilita a perda de água, então a tendência é que o cabelo fique ainda mais sensível e arrepiado. Os experts recomendam evitar ao máximo o uso dessas ferramentas no dia a dia para não fragilizar as madeixas. Quando for utilizá-las, aplique primeiro um protetor térmico como Keratine Thermique, de Kérastase, que tem ação disciplinante e nutritiva. Massageie pelo comprimento e pelas pontas do cabelo úmido antes de escovar para garantir um acabamento polido e sedoso de longa durabilidade.
Dica 7) Tratar o cabelo com frizz no salão de beleza sempre que possível
Além da rotina de cuidados em casa, outro segredo para tratar o cabelo com frizz é visitar o salão de beleza regularmente. O cabeleireiro será seu melhor amigo na jornada rumo a madeixas mais saudáveis e sedosas porque vai realizar um diagnóstico completo do estado de saúde do fio, indicar os tratamentos mais adequados, realizar rituais exclusivos de salão e acompanhar o progresso da fibra, ajustando a rotina de manutenção de acordo com as necessidades. Dessa forma, você mantém o cabelo sempre brilhoso, alinhado, macio e fácil de desembaraçar, em vez de esperar ele ficar danificado para buscar ajuda.
Visite um salão de beleza para cuidar dos cabelos com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 22 de novembro de 2019 - 13h11
Mais Cabelo com frizz

Cabelo com frizz: 5 dúvidas comuns sobre como tratar os fios arrepiados

Cabelo com frizz: 4 produtos indispensáveis para controlar os fios arrepiados

Como cuidar de cabelos cacheados com frizz: 6 dicas simples e eficazes para o dia a dia
Últimas matérias

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021