
Rodrigo Motta

Hair designer, Expert K e especialista em reflexos saudáveis
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitas mulheres lidam com frizz no cabelo ressecado e buscam formas de combater o problema. Se você se encaixa nesse caso e se pergunta se o ressecamento colabora ainda mais para o aparecimento de frizz, a resposta é sim. Os fios arrepiados no topo e comprimento estão relacionados ao ressecamento do cabelo, que muitas vezes ocorre de forma natural, a partir da ação de agentes externos, como vento e atrito. Esses agentes colaboram para a perda de água e nutrientes da fibra capilar e alguns hábitos da rotina de beleza podem estar agravando ainda mais esse quadro. Por isso, o Segredos de Salão reuniu 4 dicas para que você consiga lidar com o frizz e deixar cabelo mais macio e maleável. Confira!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Dica 1) Use um leave-in no cabelo ressecado para ajudar a domar os fios rebeldes
Tão importante quanto combater as causas do frizz para reduzir o aparecimento dos indesejados fios rebeldes é apostar em um produto que faça a manutenção do cabelo com frizz no dia a dia. O leave-in é o produto ideal nesse caso, pois têm uma aplicação muito prática e rápida. O próprio nome "leave-in", que pode ser traduzido como "deixar em", faz uma referência à essa praticidade: ele não precisa ser enxaguado do cabelo depois da aplicação.
Por isso, o produto perfeito para ter na bolsa é o leave-in Óleo Relax, de Kérastase. Ele é ideal para quem tem o cabelo com frizz, já que é próprio para cabelos ressecados e tem propriedades nutritivas que ajudam a recuperar a maciez, domando os fios rebeldes e garantindo um aspecto sedoso às madeixas.
Dica 2) Para diminuir o frizz do cabelo ressecado, aposte em óleos nutritivos para os fios
Se você já apresenta muito frizz nos cabelos e quer encontrar formas de lidar com eles e prevenir que voltem a aparecer no futuro, uma dica essencial é investir em produtos que disciplinem as madeixas e tenham propriedades hidratantes, como o óleo de palma. Para o hairstylist e Expert Kérastase, Rodrigo Motta, do Studio W Iguatemi, em São Paulo: "Máscaras de nutrição com moléculas anti ressecamento geralmente resolvem o frizz, porém um diagnóstico mais preciso feito por um profissional habilitado muitas vezes é a melhor opção, pois existem muitos protocolos que podem ser personalizados para cada caso."
Assim, além de procurar o seu hairstylist de confiança para uma avaliação precisa, a linha Óleo Relax, de Kérastase, pode ajudar a nutrir o cabelo ressecado e reverter o quadro de frizz excessivo. Os produtos dessa linha compõem um ritual de tratamento nutritivo extremamente eficaz, combatendo os sintomas do ressecamento e deixando os fios macios e maleáveis desde a lavagem. O shampoo Bain Óleo Relax tem em sua lista de ingredientes o óleo de palma e de shorea, que reduzem o volume e ajudam a desembaraçar o cabelo. Já a Masque Óleo Relax apresenta tecnologia Nutri Huille e antifrizz e deve ser aplicada sobre os cabelos lavados e secos com toalha.
Dica 3) Evite usar ferramentas de calor para não agravar o ressecamento dos fios
Outro cuidado que pode ser tomado por quem tem cabelo ressecado com frizz é evitar o uso frequente de ferramentas de calor, como secador, babyliss e chapinha. Esses acessórios de beleza, apesar de muito úteis, expõem a fibra capilar ao contato direto com temperaturas elevadas e, por isso, podem agravar o quadro de ressecamento dos fios. Mesmo assim, quando optar por utilizá-los, não esqueça de passar um bom protetor térmico, que irá preservar a fibra dos danos causados pelo calor excessivo.
Além disso, evitar lavar o cabelo com água quente também pode ajudar a combater o ressecamento. Além de dilatar a cutícula das fibras capilares e facilitar a perda de água e nutrientes, deixando o cabelo ressecado, a água quente também promovem outros malefícios, como maior embaraçamento e desregulação da produção de oleosidade. Todos esses fatores combinados estimulam o surgimento de frizz nas madeixas, por isso, o ideal é que a temperatura da água esteja de morna a fria na hora do banho.
Dica 4) Hidratação é essencial para cabelos ressecados e com frizz
Para quem tem o cabelo ressecado e deseja controlar a aparência arrepiada dos fios, é muito importante conservar o hábito de hidratar as madeixas. Enquanto o shampoo remove as impurezas e o excesso de oleosidade e o condicionador confere maciez e maleabilidade, é a máscara a grande responsável por oferecer uma hidratação adequada, necessária para que o cabelo não fique ressecado e quebradiço. Por isso, se você tem cabelo ressecado e com frizz, busque usar a máscara de hidratação com regularidade, de forma a domar os fios rebeldes. Caso o seu quadro de ressecamento seja grave, o mais indicado é intercalar a hidratação caseira com a profissional, feita por um expert da sua confiança.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Quinta-feira 14 de novembro de 2019 - 20h13
Mais Cabelo com frizz

Cabelo com frizz: 5 dúvidas comuns sobre como tratar os fios arrepiados

Cabelo com frizz: 4 produtos indispensáveis para controlar os fios arrepiados

Como cuidar de cabelos cacheados com frizz: 6 dicas simples e eficazes para o dia a dia
Últimas matérias

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência

Quer fazer o cabelo crescer? 5 mitos para deixar de acreditar e dicas de expert para ter fios longos

Cabelo cacheado loiro: 30 fotos para se inspirar + dicas para cuidar das luzes

Cabelo com caspa no verão: como tratar a descamação nos meses de calor