
A água do chuveiro pode estar fazendo mal para o seu cabelo? Entenda os motivos de isso acontecer e os tratamentos para reverter o problema

Soll Souza

Hairstylist especialista em cortes e cabelos loiros
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você sabia que para ter cabelos lindos, até mesmo a água do chuveiro influencia? É por isso que sentimos tanta diferença no aspecto dos fios durante uma viagem - eles podem melhorar ou piorar muito de acordo com a região. Você consegue identificar a qualidade do banho na sua casa? Sabe como reduzir os efeitos de uma lavagem com uma água não tão boa? O Segredos de Salão conversou com a Expert K Soll Souza e tirou todas as dúvidas sobre o assunto. Confira!
Entenda por que o cabelo fica melhor (ou pior) durante uma viagem
Segundo a especialista, existem muitas diferenças entre a água do hemisfério sul e do hemistério norte. Por isso sentimos tanta diferença no toque e na aparência dos fios durante viagens para outro país. "Quanto mais em cima estamos no globo, mais calcário é encontrado na água. Esse mineral causa mudanças na pele, que se tornam mais seca, e nos fios, que ficam com as cutículas sempre abertas e, por isso, apresentam um aspecto mais rígido e poroso", conta.
Cabelos coloridos também sofrem no hemisfério norte, pois são diretamente atingidos pela água alcalina. Eles desbotam mais rápido, podem perder o brilho e até mudar o tom. "O que pode acontecer é uma oxidação natural, seja pela mudança da água ou do clima, que clareia o cabelo em alguns tons", alerta.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A água que sai do chuveiro de casa também pode fazer mal?
Como explica Soll, a água corrente que costuma sair dos chuveiros no Brasil possui uma grande quantidade de cloro e partículas mais pesadas, que podem agredir os fios e potencializar o aspecto ressecado e opaco. "Uma dica é instalar filtros específicos para os chuveiros, tornando a água do banho mais adequada para os cabelos, tornando-os mais brilhantes e macios", explica. No entanto, isso não é obrigatório para quem deseja evitar os danos causados pela água do chuveiro. Outra opção é utilizar uma garrafa de água mineral para finalizar a lavagem dos fios pelo menos uma vez por semana.
Descubra como recuperar cabelos danificados pela água do chuveiro
Se você acabou de voltar de viagem e percebeu os danos causados pela água com minerais, a melhor opção é investir em um ritual capilar para as próximas semanas. Com tratamentos de nutrição, hidratação e reconstrução feitos alternadamente, esse processo garante que os fios voltem a apresentar uma saúde equilibrada, muito brilho e toque macio. Já para quem sofre com os danos causados pela água do próprio chuveiro, o ideal é caprichar no tratamento dos fios, escolhendo produtos adequados para o seu tipo de cabelo e fazendo umavisita regular ao salão para receber cuidados profissionais.
Publicado por: Juliana Hansen, Sexta-feira 28 de julho de 2017 - 19h03
Mais Tratamento de cabelo

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Cabelo em transição precisa de quê? 3 cuidados especiais para fios em crescimento
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada