
Para manter os fios sempre saudáveis e bonitos, é importante lavar os fios após as atividades físicas

Hugo Nakanishi
Especializado em corte e o preferido das loiras, Hugo Nakanishi integra a equipe de hairstylists do salão HELIO, em Brasília.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Com o sucesso da "geração fitness", muitas mulheres começaram a recorrer às academias para exibir corpos delineados e, claro, cuidar de sua saúde. No entanto, ao sair da malhação, é impossível não exibir cabelos oleosos, decorrentes do suor liberado durante a atividade física. Será que é preciso lavar os cabelos ou algum truque pode ser usado para disfarçar a aparência indesejada? Saiba as respostas com o hairstylist Hugo Nakanishi, do salão HÉLIO, em Brasília.
Entenda o suor e saiba como ele age nos fios
"O suor é constituído por cloreto de sódio (sal) e gordura, que são produzidos pelas glândulas da pele. Com a prática da atividade física, estes componentes têm sua produção aumentada, causando danos aos fios. O sal em excesso, por exemplo, pode resultar no ressecamento dos fios, enquanto a gordura, que tem função de proteção, pode obstruir o folículo quando em demasia", pontuou o especialista.
O suor e a aparência indesejada
Além dos danos à fibra capilar, o suor cria uma aparência que causa temor à qualquer mulher: "O cloreto de sódio e a gordura são líquidos que umedecem e grudam no fio desestruturando sua forma, criando embaraçamento e resultando em um aspecto desagradável".
Lavar ou não as madeixas?
Depois de saber de que maneira o suor age nas madeixas, a resposta parece um pouco óbvia: "Sim! Para retirar completamente o sal e a gordura produzidos em excesso durante a malhação, é fundamental lavar os cabelos. O procedimento reestabelece o equilíbrio do PH do couro cabeludo e, consequentemente, dos fios de cabelo".
Malhação constante exige lavagem diária?
Muitas mulheres não abrem mão de comparecer à academia todos os dias. No entanto, alguns cabeleireiros indicam a lavagem dos cabelos em dias alternados. Então, o que fazer? "Lavar o couro cabeludo diariamente não causa prejuízo aos fios, desde que o procedimento seja feito com os produtos adequados e de qualidade. O que não devemos fazer é esfregar as madeixas durante a lavagem e/ou permanecer com o cabelo úmido ou abafado por muito tempo. Também é importante tomar cuidado durante a secagem: o secador muito próximo aos fios, a utilização de uma escova inadequada e a ausência de proteção térmica podem danificar os fios".
E se não der para lavar os cabelos?
Com a correria do dia a dia, às vezes fica difícil conseguir lavar as madeixas imediatamente após o exercício físico. "Nesses casos, pode-se usar um shampoo a seco, como o Fresh Dust, como aliado. Ele ajuda a reduzir a umidade e a oleosidade do couro cabeludo, proporcionando às madeixas mais leveza, volume e prolongando a duração do hairstyle", finalizou o profissional.
Publicado por: Carolina Medeiros, Terça-feira 06 de janeiro de 2015 - 05h10
Mais Tratamento de cabelo

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas
Últimas matérias

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas